quarta-feira, julho 17, 2024

Curtas

Casa do Empreendedor
A Casa do Empreendedor Délio Avellar, mantida pela prefeitura de Volta Redonda, conquistou em 2023 o primeiro lugar do Médio Paraíba no ranking de atendimentos aos microempreendedores individuais (MEIs) e ficou na quinta posição no ranking estadual.
“Esse resultado mostra como a Casa do Empreendedor de Volta Redonda é uma das mais completas do sul do estado, porque aqui temos vários órgãos reunidos em um só lugar, como a parte da Vigilância Sanitária, secretarias de Meio Ambiente e de Fazenda, agilizando e facilitando o atendimento ao microempreendedor, tudo de forma gratuita”, explicou Cristina Moura, que é administradora do Regin (RegistroMercantilIntegrado) na Casa do Empreendedor.
De acordo com levantamento da Casa do Empreendedor , desde quando o prefeito Neto reassumiu a prefeitura, em 2021, houve um crescimento anual no número de MEIs atendidos pela unidade. Foram realizados 13.377 atendimentos durante o ano passado, número 30% maior que o registrado em 2022 (10.227). Se comparado a 2021, quando foram contabilizados 4.035 atendimentos, o aumento foi de 231%.
O balanço da unidade também mostra que em Volta Redonda, de acordo com dados da Receita Federal, existem 24.165 microempreendedores individuais, sendo mais mulheres (12.572) do que homens (11.593).
Serviços oferecidos
A Casa do Empreendedor, localizada à Rua 535, no 34, no Jardim Paraíba, atende desde o microempreendedor individual (MEI) até empresas de grande porte, sempre das 9 às 11h30min e das 13 às 16 horas. O coordenador da unidade, Haroldo Fernandes, explica que Volta Redonda atende, além do MEI, os microempreendedores e as empresas de pequeno e de grande porte. “Tudo o que o empresário ou o contador precisar saber sobre empresas está concentrado na Casa do Empreendedor, com atendimento gratuito. Fazemos a constituição do MEI e levamos ele até a emissão do alvará, muitos deles saindo em até 24h. Alteramos endereço, realizamos parcelamento para casos de dívida na Receita Federal, indicação para empréstimo na Agerio (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). Qualquer empresário ou contador que tiver alguma dúvida, a gente tem uma equipe especializada para atender”, explicou.
Haroldo lembra que a Casa do Empreendedor de Volta Redonda é referência para atendimento a empresas de porte maior. “Se cair em exigência, por exemplo, as outras delegacias não têm gente especializada. A gente consegue resolver daqui. Não precisa ir ao município do Rio ou mandar e-mail, demorando até quatro dias. Até as cidades da região nos procuram. Se alguma cidade da região quiser ter uma delegacia da Jucerja, pode ser treinada pela gente”.

Mutirão de cirurgias
No último final de semana, o Hospital São João Batista (HSJB) realizou o primeiro mutirão de cirurgias ortopédicas, fazendo seis procedimentos de mãos, sendo que quatro pacientes passaram pela descompressão do nervo mediano: José Geraldo Manhães, 73 anos;
Adriana Moreira de Oliveira, 48 anos; Maria das Graças Santos Silva, 60 anos; e Leci Gomes Miranda Gonçalves, 59 anos. Além deles, Camila Bispo da Silva, 33 anos, passou por uma cirurgia de ressecção de tumoração no dedo polegar esquerdo, e Maria Cremilda dos Santos Souza Valva, de 56 anos, fez tratamento cirúrgico do quarto dedo em gatilho.
De acordo com o médico-ortopedista Flávio Reis, que é diretor-médico do hospital e atua nas cirurgias ortopédicas, os mutirões continuarão ao longo de 2024 nos fins de semana e feriados.
“Adotamos essa logística para que as cirurgias não interfiram no dia a dia do hospital. A unidade já realizava diversos outros procedimentos, e a atuação aos fins de semana, além dos feriados, nos ajuda a realizar mais cirurgias e reduzir o tempo de espera”, afirmou.
Diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria destacou a importância dos mutirões. “Investimos muito desde que o prefeito Neto reassumiu, seja em estrutura, em pessoal, equipamentos modernos, e temos, a cada ano, quebrado mais recordes de cirurgias. Temos equipe especializada e experiente que garante atendimento de qualidade aos pacientes do SUS”, afirmou.

Passeio no Zoo-VR
Nesse período de férias, um dos pontos preferidos das famílias para levar seus filhos é o zoológico de Volta Redonda. E para promover a inclusão nesse espaço, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD) está disponibilizando durante o mês de janeiro o ônibus do “Transporte Cidadão” – veículo acessível – para levar gratuitamente as crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares e responsáveis para o Zoo-VR.
Titular da pasta, Washington Uchôa lembrou que o primeiro passeio ocorreu ontem, sexta, 13, e explicou que o objetivo é facilitar a ida das famílias ao zoológico. Além do transporte, haverá lanche para os participantes. “Com as férias, as crianças estão em casa e querem brincar, se divertir. Será nos mesmos moldes que fizemos para levar os cadeirantes para a Casa do Papai Noel, no Natal. É Volta Redonda pensando na acessibilidade e na inclusão”,
frisou.
Os passeios acontecerão na parte da manhã em seis datas, às sextas-feiras e sábados: dias 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria por meio do WhatsApp 3339-9031, ou ir direto à SMPD, que fica na Avenida 17 de Julho, no 20, bairro Aterrado.

Inscrições para os cursos da FOA
Os vestibulares do UniFOA já estão aceitando inscrições, e os interessados devem acessar o Portal do Candidato através do site unifoa.edu.br, onde poderão se inscrever gratuitamente, utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de uma das edições entre 2015 e 2022, ou podendo fazer uma redação on-line. Quem optar pela redação on- line como forma de ingresso, o período de inscrição vai até 20 de fevereiro. Já para aqueles que escolherem a nota do Enem, o prazo vai até 22 de fevereiro.
As vagas disponíveis são para os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia (Civil, Ambiental, Elétrica, Produção e Mecânica), Nutrição, Odontologia e Sistemas de Informação. Todas as informações referentes às etapas do vestibular estão disponíveis nos editais também no Portal do Candidato. Acesse o link: https://www.unifoa.edu.br/portal-do- candidato/?utm_source=site&utm_medium =banner&utm_campaign=homesiteunifoa
Medicina
Já as inscrições para o curso de Medicina, para ingresso no 1o e 2o semestres de 2024, se encerraram

ARTIGOS RELACIONADOS

Reduzindo juros

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp