Curtas 1264

No período de 18 a 29 de agosto, Volta Redonda vai sediar a 3ª Edição da Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, organizada pela Cia Infantocata. O evento será realizado no formato híbrido, com ações presenciais e on-line, e o que é melhor, com uma programação rica em atividades de formação e espetáculos.
Jorge Gonzaga, o Gim, um dos fundadores, hoje, além de coordenador-geral da mostra, é também presidente da Associação Rio de Teatro de Bonecos. “O Teatro de Bonecos é hoje um dos segmentos das artes cênicas que mais cresceu em termos de produção e inovação, tanto no Brasil quanto no mundo. Ancorados nessa força crescente, e com o surgimento de editais culturais com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc, foi possível retomar o caminho interrompido há 11 anos e, com isso, voltar a sonhar com uma mostra forte e vigorosa para que no futuro caminhe sozinha”, disse Gim.
Para registrar todo o trabalho do grupo, será lançada na abertura da mostra a revista “Cia Infantocata – 40 Anos de Amor ao Teatro de Bonecos”, uma publicação de 76 páginas recheada de histórias da Cia desde sua fundação até os dias de hoje, através de fotos, textos e artigos sobre teatro de bonecos entre outros assuntos.
A programação contará com atividades de formação, entre elas seminário, oficinas, workshop e simpósio, e apresentações artísticas com técnicas variadas de grupos de diversas partes do país e até de fora, como o Grupo ‘Io Io Puppet Theatre da República Tcheca’.
Celso Ohi, curador da Mostra, destaca três pontos na programação:
“Primeiro ponto – a diversidade de técnicas e linguagens com representatividade com o teatro popular de bonecos, teatro de sombras, marionete de fios, animação mecânica e teatro de lambe-lambe; segundo ponto – a expansão das fronteiras regionais com grupos de diversas partes do país e até do exterior; terceiro Ponto – o resgate da discussão sobre o teatro de bonecos e formas animadas no país através das atividades de formação e o lançamento da revista.”
Serviço
3ª Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas de Volta Redonda
Coordenação Geral – Jorge Gonzaga
Curadoria – Celso Ohi
Produção Executiva – Xan Braz
Designer & Mídia Digital – Stéfano Azevedo
Informações Gerais: Instagram @ciainfantocata
Informações sobre a Oficina Presencial: [email protected]
Datas: de 18 a 29 de agosto.
Programação Online
Seminário, Oficina de Teatro de Animação para Professores, Workshop e Apresentações Artísticas – através do Canal do Youtube – TV ARTB da Associação Rio de Teatro de Bonecos https://www.youtube.com/c/TVARTB
Programação Presencial
Abertura e Cortejo – Biblioteca Municipal Raul de Leoni e Memorial Getúlio Vargas (Vila Santa Cecília)
Oficinas de Teatro de Bonecos – Estação Cidadania – Bairro Vila Rica/Tiradentes
Encontro de Teatro de Lambe-Lambe – Memorial Getúlio Vargas (Vila Santa Cecília)
Simpósio – Biblioteca Municipal Raul de Leoni

 

Na manhã de quarta, 11, a Câmara de Barra Mansa e a vice-prefeita, Fátima Lima, ofereceram um café da manhã para receber o goleiro da seleção de futebol olímpica, Lucas Alexandre Galdino de Azevedo, o Lucão, de 20 anos. “O Lucão é um exemplo de superação para os jovens da cidade, um rapaz negro e da periferia, cujo grande apoio dos pais junto aos projetos sociais da cidade fez com que superasse as adversidades e prosperasse. Ele é um jovem que merece ser exemplo para todos. Parabéns ao atleta pelo desempenho e que ele possa trazer mais alegria para nossa cidade. É para jovens como ele que trabalhamos arduamente”, justificou a vice-prefeita.

Se os associados da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda comemoraram o Dia dos Avós em 26 de julho, em Volta Redonda, os de Barra do Piraí e adjacências comemoraram, também em grande estilo, o Dia dos Pais, no posto avançado daquele município. A programação ocorreu na manhã da última segunda, 9, e contou com diversas atrações, com direito a prestação de serviços, como mostra a foto.
Como sempre acontece nos eventos da AAP-VR, funcionários e parceiros da instituição receberam com muito carinho os associados e visitantes que estiveram no posto avançado de Barra do Piraí. Eles foram recepcionados com música, executada pelo tecladista do Coral Alvorada, da Associação, Márcio Silva Rodrigues. Também lhes foi oferecido lanche, teste de colesterol, aferição de pressão arterial, oficinas de jogos e fotos divertidas.
As comemorações de datas especiais por parte da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda já se tornaram tradição e, segundo o presidente da instituição, Ubirajara Vaz, servem para uma maior integração entre os funcionários e os associados. “Esses momentos também são muito importantes para que mais pessoas conheçam a nossa associação e atraiam mais associados. Por isso, são dias, para nós, muito especiais, principalmente porque podemos, mesmo numa época como essa, de pandemia, levar um pouco de alegria e oferecer serviços aos que nos visitam”, afirmou Ubirajara.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda ganhou um prêmio na categoria ‘ação inovadora em prol do meio ambiente’ com o projeto Águas de Reuso para a ETE Ronaldo Gonçalves, a ETE Santa Cruz. A entrega do Prêmio Crea-RJ Meio Ambiente 2021 está marcado para o dia 21 de setembro, a partir das 18 horas, e será realizado de forma virtual. O presidente do Saae-VR, engenheiro Paulo César, o PC, fez questão de parabenizar todos os envolvidos na elaboração do projeto, em especial as engenheiras Kátia Mara Ribeiro Purcina e Nayra Cardoso Gomes. “Esta iniciativa reforça o esforço do governo em atuar sempre em defesa do Meio Ambiente”, pontuou.

Deixe um comentário