Curtas 1244

 

Na segunda, 20, dia do aniversário de 50 anos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM), o prefeito Rodrigo Drable participou da homenagem feita aos servidores que fazem parte desta história. Também estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima, o diretor do Saae, Adilson Rezende, o procurador-geral do município, César Catapreta, secretários municipais, o presidente da Câmara, Luiz Furlani, vereadores, membros do conselho deliberativo e representantes da autarquia.
Foram homenageados os profissionais Custódio Diogo e Fanuel Fernando de Paula Faria, servidores há 44 e 38 anos, respectivamente, e Luiz Carlos de Almeida, que atuou por aproximadamente 14 anos ininterruptos como diretor executivo. Eles receberam uma placa parabenizando-os pelos serviços prestados. “Gostaria de parabenizar o Saae, uma autarquia que nos orgulha ao longo de sua história, por tudo o que ela representa e pelas pessoas que por ela passam. Uma trajetória escrita com muito esforço, com todos os percalços e dificuldades. O Saae faz parte da história da cidade, da vida de todos nós”, pontuou o prefeito Rodrigo Drable. Custódio Diogo, um dos homenageados, falou sobre o carinho que tem pela autarquia. “A importância do Saae para mim é toda. São os amigos que foram, aqueles que estão ao meu lado. Foi a primeira porta a se abrir para mim, foi o meu primeiro emprego. Ali que eu convivi, que eu consegui ter o sustento para a minha família. Só tenho a agradecer”, disse.

A Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) reabrirá no mês abril mais cinco Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em Volta Redonda, localizados nos bairros Açude, Belo Horizonte, Santo Agostinho, Santa Cruz e Vila Americana. Titular da pasta, Munir Francisco informou que Volta Redonda terá no total 16 Cras em funcionamento a partir do próximo mês, incluindo os do Retiro, Siderlândia, Vila Brasília, Voldac, Dom Bosco, São Sebastião, Água Limpa, Três Poços, Monte Castelo, Roma II, Rústico e São Carlos. “Retomamos os atendimentos e, mais do que isso, com a equipe completa de profissionais: coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, auxiliares administrativos e entrevistadores para melhor atender aos moradores e esperamos reabrir os 35 Cras existentes no município até o fim do ano”, prometeu.
Outra novidade anunciada por Munir é que o Centro de Inclusão Produtiva situado na Vila Mury terá o atendimento retomado já em abril. O local passa por obras de manutenção e revitalização, e coordena as oficinas direcionadas para garçom, artes em EVA, design de sobrancelhas, artes em bolas, customização e artes em reciclados. A unidade funciona na Avenida Mariana do Carmo Nogueira Reis, 289.

Disque Maria da Penha

O governador em exercício, Cláudio Castro, vai criar, pelo menos é o que se espera, um número exclusivo de telefone, denominado “Disque Maria da Penha”, para o recebimento de denúncias sobre violência e descumprimento de medidas protetivas de urgência, relacionadas à Lei Federal nº 11.340/06 – Lei Maria da Penha. É o que determina a Lei 9220/21, de autoria dos deputados Fabio Silva, Sérgio Fernandes e Martha Rocha, já em vigor.
O “Disque Maria da Penha” deverá ficar disponível 24 horas, ininterruptamente, e as ligações deverão ser gratuitas. As autoridades terão ainda que dar prioridade às denúncias recebidas. Tem mais. A lei diz que é obrigatória a ampla divulgação do serviço telefônico, por meio de publicação no Diário Oficial, exibição nas telas dos cinemas antes do início do filme, afixação de cartaz em locais de grande circulação e fácil visualização pelo público, painéis eletrônicos, impressão no ingresso, inclusive quando comprado pela internet; além de outros meios de comunicação.
O “Disque Maria da Penha” deverá garantir, quando necessário ou solicitado, o anonimato do denunciante. “Diante do atual cenário endêmico no que tange ao feminicídio e aos crimes de violência doméstica, se faz necessário criar mecanismos mais eficientes para a diminuição e, por conseguinte, extirpação desse mal que assola o Brasil”, declarou Martha Rocha.

Deixe uma resposta