sexta-feira, março 29, 2024

Curtas 1108

Atendimento odontológico de graça

T_004

Na próxima quinta, 2 de agosto, acontecerá uma nova triagem de pacientes para tratamento odontológico, gratuito, no campus Olezio Galotti do UniFOA. A atividade será realizada pelos alunos, com acompanhamento de professores do curso de Pós-Graduação da instituição, das 9 às 10h30min. Importante: a triagem será feita apenas em pessoas com idade acima de 16 anos. Entre as opções de tratamento estão os serviços de canal, gengiva e tratamento restaurador. Os selecionados receberão uma nova data para retorno e início do tratamento. Os valores dos tratamentos serão combinados após o primeiro atendimento. 

A atividade contará com a supervisão de três professores, de acordo com o professor Sérgio Lobo. “A triagem por si só é um instrumento importante para a formação do aparato clínico que o aluno desenvolverá aplicando na cavidade bucal do paciente tudo o que aprendeu teorica e laboratorialmente”, destacou.

Para ser atendido, o paciente deve ter em mãos o documento de identidade e, caso seja menor de idade, estar acompanhado de um responsável legal. 

 

 

Encontro de funcionários

IMG_5561 foa

A Fundação Oswaldo Aranha promoveu na quinta, 19, no auditório do campus William Monachesi, em Três Poços, o Encontro de Funcionários Técnico-Administrativos, que teve como objetivo apresentar o espaço aos profissionais que atuam na instituição. A conquista do auditório foi destacada pelo vice-presidente da FOA, Eduardo Prado. “Não promovíamos esse encontro por não termos um espaço adequado para isso. Não apenas atividades culturais, mas eventos acadêmicos, para que eles possam ser capacitados. A instituição só existe por conta do seu corpo social, que é formado pelos seus funcionários técnico-administrativos, pelos docentes e alunos. Isso é a FOA e isso é o UniFOA. Sem essas três figuras nada seria possível”, pontuou.

Funcionários de todos os campi estiveram presentes. “Sem dúvidas o evento trouxe uma interação entre todos nós, o que nos une e nos aproxima mais, porque acontece uma troca entre colaboradores de setores diferentes que não é possível ser feita no dia a dia. Somos uma instituição que procura o melhor em todos os sentidos e a atividade nos incentiva a melhorar como profissionais e seres humanos”, avaliou Fátima Rios, que trabalha na secretaria dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A Divisão de Recursos Humanos contribuiu na operacionalização do evento. “Felizmente foi um sucesso pela quantidade de funcionários que aceitaram o nosso convite e aderiram ao evento. Para nós isso é muito importante, porque eles se atualizaram acerca da política da fundação e a respeito das novas diretrizes estabelecidas pelo MEC que vão impactar na área administrativa”, concluiu o chefe do RH, Marcos Mendes.

 

Colabore com o Zoo VR

Imagina aproveitar um dia de lazer com sua família, contato com a natureza e ainda colaborar com a manutenção do espaço? Isso agora já é possível para quem visita o Zoológico Municipal de Volta Redonda. Dois parquímetros adaptados foram instalados na entrada do Zoo para quem quiser doar uma ou mais moedas, não importa o valor. Pode ser de 5, 10, 25, 50 centavos ou 1 real, até o limite máximo de R$ 10 por pessoa. Detalhe: a entrada continua gratuita. 

O prefeito Samuca Silva destaca a participação da população na manutenção do local. “O parquímetro adaptado emite um comprovante da doação. Nosso propósito é incentivar a população a colaborar com o espaço, que é o único no estado do Rio que proporciona esse tipo de lazer de forma gratuita. Pensamos não apenas nos visitantes, mas também na saúde dos animais. Os valores arrecadados serão para limpeza, alimentação e tratamento de saúde dos animais e outras pequenas manutenções do local”, contou.

 

Mais uma faculdade de Medicina

No mesmo dia em que os jornais da grande imprensa destacaram que mais de 80 mil universitários deixaram de ingressar nas universidades privadas no primeiro semestre deste ano – queda de 5% nas matrículas em relação ao mesmo período de 2017 –, o Ministério da Educação autorizou o grupo Suprema, de Juiz de Fora (MG), a fazer seu primeiro vestibular para a faculdade de Medicina de Três Rios. As inscrições dos interessados em disputar 50 vagas disponibilizadas terão início na quinta, 2. O valor da taxa é de R$ 490. Mais informações em http://vestibulartr.suprema.edu.br/?page=edital.

As gestões para a instalação do curso de Medicina foram iniciadas à época em que Vinícius Farah era o prefeito de Três Rios. Ele também presidiu o Detran, de onde saiu para disputar uma vaga de deputado federal em outubro.

 

Doadores de Medula Óssea

doacao1 demula

A professora Claudia Dias, 43, participou na manhã de sábado, 21, da campanha de captação de doadores de Medula Óssea, promovido pelo HemoRio em Volta Redonda. “É sempre bom ajudar o próximo. Uma pequena ação que pode salvar uma vida”, resume. Ela, que é de Barra do Piraí e veio a Volta Redonda só para se cadastrar, e outras mil pessoas participaram da campanha, que aconteceu no Centro de Prevenção a Saúde do Idoso da Associação dos Aposentados e Pensionista (APP), no bairro Nossa Senhora das Graças. Entre os doadores, estavam enfermeiras da rede de Saúde da prefeitura local.

Regina Lacerda, coordenadora da Campanha, destacou a importância da doação: “As amostras de sangue entram num banco de dados e caso sejam compatíveis com algum paciente, entramos em contato com o doador”, contou Regina, que trouxe 11 profissionais do órgão estadual para atenderem a demanda e deixar a captação mais ágil.

Além dos profissionais de saúde, uma-força tarefa foi montada. O grupo teatral ‘Os amigos do Palhaço fez apresentações durante a campanha e uma cabeleireira ficou à disposição para quem quisesse doar cabelo para a produção de perucas aos pacientes em quimioterapia. Ação que o teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde e também a participação do vereador Paulinho do Raio X, que colaborou na mobilização da campanha.   

 

Podologia para os idosos

Lar Podologia (2)_cor1

Recentemente, os idosos do Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade (LBV), de Volta Redonda, receberam atendimentos podológicos, durante uma parceria com os alunos do curso de Podologia do Instituto Tecnológico de Capacitação (ITEC). O grupo, atendido pelo regime de Centro Dia e de Longa Permanência, recebeu, gratuitamente, os cuidados com os pés, e também muita atenção, carinho e humanização por parte dos estagiários.

 A respeito da parceria do ITEC com o Lar de Vovôs e Vovós da LBV, a professora Josiane Lopes explica que “acontece desde agosto de 2015”, e diz que a proposta é proporcionar atendimento podológico aos idosos. “O cuidado especial com os pés é necessário porque sabemos que os idosos têm uma sensibilidade maior nos pés. Tem um percentual grande de idosos com diabetes”, justifica.

A coordenadora do curso de Podologia relata suas impressões. “Nós nos oferecemos para realizar algum atendimento na Instituição e fomos muito bem acolhidos, a receptividade foi maravilhosa. Ficamos encantados com a estrutura da LBV, com o carinho com que esses idosos são tratados, a higiene do local, o cuidado. Ficamos bem surpresos com o que vimos lá. Estaremos sempre lá, pelo menos uma vez por mês, fazendo o atendimento aos idosos”, prometeu.

 Em Volta Redonda, o Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079 — Santa Rita do Zarur. Mais informações em (24) 3344-2100.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Vagas na FOA

Curtas

Caiu na rede

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp