quinta-feira, janeiro 23, 2025

Curtas 1107

Já estão abertas as inscrições para os cursos técnicos gratuitos de Agroindústria, Agropecuária, Informática e Meio Ambiente do Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro. São 174 vagas para estudantes do 9º ano do ensino fundamental no ano letivo de 2018 ou quaisquer interessados que tenham como escolaridade mínima o ensino fundamental. As inscrições vão até o dia 7 de novembro pelo endereço selecon.org.br.

Para a realização da prova, há uma taxa de inscrição, mas estudantes do 9º ano de escolas públicas, pessoas inscritas no CadÚnico ou que comprovem pertencer a famílias de baixa renda não precisam pagar a inscrição. O prazo para pedido de isenção segue até 5 de outubro também pelo site selecon.org.br. Mais informações em (24) 3356-8204.

 

Atrelar conhecimento, cultura e diversão, de forma acessível, já é marca registrada do Instituto Dagaz. E para fazer a alegria da garotada, a ONG lança o “Mês das Crianças no Condomínio Cultural”. As atividades vão acontecer a partir de quarta, 3, sempre às quartas e quintas, com duas atrações por dia: Cinestesia Kids e Meio Ambiente em um e no outro Cinestesia Kids e Circo. O Dagaz fica na Rua Bartolomeu Bueno da Ribeira, s/nº, no bairro Santo Agostinho (CIEP 299 – Jiulio Caruso). 

 

Para quem gosta de flores, a prefeitura de Barra Mansa promove hoje, sábado, 29, e amanhã, domingo, 30, entre 9 e 18 horas, na Praça da Matriz, no Centro, uma exposição com venda de orquídeas do Campo das Orquídeas de Guararema, região metropolitana de São Paulo. No local, serão vendidas mudas e orquídeas a partir de R$ 10, além de adubos e substratos. Tem mais. A coordenadora de Educação Especial e diretora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sônia Coutinho, lembra que o evento será em prol do Natal Especial dos alunos com Deficiência atendidos pelo órgão da secretaria de Educação. “Parte da renda arrecadada será revertida para a Festa de Natal, no dia 13 de dezembro no Ilha Clube. Nesse dia, 700 alunos com algum tipo de deficiência irão comemorar o Natal assim como foi no ano passado”, frisou.

 

Setembro acaba oficialmente amanhã, sábado, 30, mas o mês mundial de prevenção do suicídio, também chamado de ‘Setembro Amarelo’, não foi em vão. É que os alunos do Diretório Acadêmico de Medicina do UniFOA promoveram no último dia 20 um encontro com a psicóloga da instituição, Soraya Ferreira, e o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Sérgio Justo, para que os dois falassem sobre como identificar os sintomas e como ajudar pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais.

“Doenças contra a saúde mental têm crescido cada vez mais no Brasil e ainda são um tabu diante da sociedade”, frisa Soraya, que completa: “Temos vivido em um período que tudo é imposto a nós. Todo mundo tem que estar bem, todo mundo tem que mostrar nas redes sociais que está bem. Muitas das vezes elas acham que apenas elas têm o problema e se envergonham de conversar com um amigo próximo. O mais importante é poder notar os problemas e procurar ajuda”, avalia.

No evento, o voluntário CVV Sérgio Justo revelou que a maior parte das ligações para o centro de apoio ocorre durante a madrugada. “O voluntário é preparado para atender todo tipo de ligação, são mais de 30 tipos de temas que recebemos diariamente, como tentativa de suicídio, estupro e assassinato. Somos treinados para dar apoio emocional em cada caso que nos é trazido”, explicou.

A terceira edição do ‘Prefeitura Mais Presente’, realizada no sábado, 22, no Ciep 53, do Volta Grande, atraiu grande público (ver foto). Não era para menos, afinal, mais de 20 secretarias e autarquias estiveram no local para atender diversas demandas da população, tudo gratuitamente, com foco maior nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Transporte e Mobilidade Urbana e Infraestrutura.

 

O prefeito Samuca Silva destacou que o ‘Mais Presente’ tem como objetivo facilitar a vida da população, que pode contar com os serviços oferecidos pelo poder público mais perto da sua casa. “Hoje nós temos na ‘Prefeitura Mais Presente’ todos os serviços estruturais da prefeitura. Todas as secretarias indo ao encontro da população e trazendo essa gama de serviços, resolvendo muitas demandas. Toda uma estrutura à disposição da comunidade”, afirmou.

 

Criada em 22 de setembro de 1955, a Biblioteca Municipal Raul de Leoni comemorou o seu 63º aniversário no sábado passado promovendo exposições, ações educativas, música, feira de artesanato e outras atividades para todas as idades.  A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, contou que foi a primeira vez que o aniversário da biblioteca foi comemorado com as escolas da rede municipal, incluindo uma programação dedicada aos alunos. “O aniversário foi preparado com muito carinho pela equipe pedagógica da biblioteca. Conseguimos integrar várias linguagens artísticas para celebrar esse momento, esse espaço de leitura e de incentivo à literatura”, comentou.

 

Artes Marciais
O prefeito Samuca Silva lançou ontem, sexta, 28, o projeto de criação de um Centro Municipal de Artes Marciais, o Cemam. O espaço ficará no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro, e pretende democratizar a prática corporal das artes marciais e lutas, numa perspectiva de transformação social, contribuindo com a formação da cidadania, inclusão social, melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de detectar talentos, olímpicos ou não, transformando Volta Redonda em referência em Artes Marciais e Lutas.

De acordo com a secretaria de Esporte e Lazer, o projeto atenderá crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos que desejam aprender artes marciais nas modalidades de defesa pessoal e combate. A ideia é iniciar as atividades ainda em outubro. “O Centro Municipal de Artes Marciais contará com um espaço formado por duas áreas de lutas, onde será desenvolvido todo o trabalho de treinamento para grappling (luta corpo a corpo), como Jiu-Jítsu, Judô, Sambô, Greco-Romana e Estilo Livre. A outra parte será voltada para o trabalho de treinamento para Full Contact, como Capoeira, Taekwondo, Kickboxing, Boxe, entre outros”, explicou Rafael Castilho, que é professor da Smel e um dos responsáveis pelo projeto.

Fórmula SAE Brasil
Volta Redonda sediou no domingo, 23, os primeiros testes de um protótipo de automóvel do tipo fórmula, tipo os da Fórmula 1, desenvolvido pela equipe Falcons UFFORMULA, que é formada por 54 alunos de engenharias Mecânica, Metalúrgica, Agronegócios e Produção da UFF. De acordo com o projetista e piloto, Matheus Syx Vasconcelos, a ideia foi preparar o veículo para competir na Fórmula SAE Brasil, marcada para 28 de novembro, em Piracicaba. “O tipo ‘fórmula’ é um veículos monoposto, ou seja, com uma pessoa só, não tem cobertura da roda, entre outras características que lembram os utilizados em Fórmula 1. É muito importante esse apoio da prefeitura para prepararmos nosso carro para a competição”, explicou Matheus.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp