Curtas 1044

caso foa

No final de abril, os alunos do 5º período do curso de Direito do UniFOA participaram de uma aula prática de Direito Penal III com o professor Ricardo Maia. Detalhe: foi feita a simulação do julgamento do caso Nardoni. “É um caso muito técnico e bastante amplo, então eles trouxeram argumentos novos, a partir das provas coletadas na época, para propor um novo desfecho. A turma do quinto período matutino representou a defesa, enquanto o quinto período noturno fez o papel do Ministério Público”, contou Ricardo.

Pela primeira vez assistindo a um júri simulado, Mariana Conceição Rosa pretende atuar nessa área. “O ponto mais positivo de aprender na prática são as explicações do professor durante os acontecimentos, porque vemos o que precisamos fazer para acertar”, revelou a aluna do quinto período.

Júris simulados são propostos todos os semestre para fornecer ao aluno toda a vivência de um tribunal. “É um momento no qual despertamos no aluno o interesse pela prática do Direito, para que ele descubra qual área pretende seguir, além de servir para quebrar sua timidez e inibição”, acrescentou o professor Ricardo.

Relembre o caso

Isabella Nardoni tinha cinco anos, em 2008, quando foi encontrada morta no jardim do prédio em que seu pai, Alexandre Nardoni, morava na Zona Norte de São Paulo. A acusação alegou que ela foi asfixiada pela madrasta, Ana Carolina Jatobá, após uma discussão, e o pai a teria jogado da janela do 6º andar. Já a defesa nunca confessou o crime, alegando que um invasor havia cometido o homicídio.

oab

Na terça, 2, os integrantes da Ordem dos Advogados de Barra Mansa e de Volta Redonda estiveram visitando a Casa de Custódia de Volta Redonda para cobrar melhorias no atendimento e na recepção aos advogados das duas cidades. O presidente da OAB-BM, Noé Garcêz, por exemplo, disse que recebeu uma reclamação de um advogado que teria permanecido nas dependências externas da unidade por mais de duas horas aguardando atendimento.

Representando a OAB de Volta Redonda, o presidente da Comissão de Prerrogativas, Bruno de Oliveira, reforçou o pedido de melhorias aos advogados. “Estamos reivindicando o retorno do antigo modelo de atendimento, já que atualmente os advogados ficam expostos junto às famílias dos detentos, podendo passar por situações de risco”, enfatizou.

Na visita, os advogados fiscalizaram a cozinha, o parlatório da defensoria pública, o parlatório dos advogados e a biblioteca da Casa de Custódia, e no encontro com representantes da Cadeia Pública, receberam a promessa de que medidas serão tomadas para melhorar o atendimento aos advogados.

 

A partir de agora, trâmites processuais para abertura e fechamento de empresas podem ser concluídos em até 48 horas em Volta Redonda, Barra do Piraí, e outras cidades fluminenses. É que a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) está trabalhando para ampliar a adesão ao Regin – Sistema de Registro Integrado em todo o estado, oferecendo um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão.  A iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos, dentre eles, a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda, Corpo de Bombeiros e Prefeituras. Empreendedores interessados em obter alvará para atividades nessas cidades poderão solicitar o documento online sem precisar se deslocar até a sede da Junta Comercial, na cidade do Rio, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos estabelecidos Para solicitar, o procedimento é realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin). Para utilizar o serviço o contribuinte deverá realizar cadastro no site da Jucerja (www.jucerja.rj.gov.br).

 

No próximo dia 27 de maio, no Teatro Gacemss, às 19 horas, será apresentada a peça teatral ‘O Céu e o Inferno’, que é baseada na obra de Alan Kardec, com a Cia Teatral Mensageiros. Parte da renda será revertida para a Apae-VR.

 

Termina hoje, sábado, 6, a Fenegom (Feira de Negócios Mulheres) que está sendo realizada, em parceria com a AAPL (Associação de Apoio aos Portadores de Leucemia), no Ilha Clube, em Barra Mansa, das 9 às 20 horas. Cerca de 30 expositores, de diversos segmentos, estão participando do evento. Às 17 horas haverá uma palestra com o tema “Empreendedorismo e Como Usar as Redes Sociais para Alavancar seus Negócios”.

 

Marcada para quarta, 10, às 20 horas, no Espaço Cultural Gacemss, na Vila, a abertura da exposição ‘O Canto dos Parakanã’, de Sérgio Vieira, compositor, pesquisador e ambientalista que viveu mais de cinco anos com os índios da tribo Parakanãs (Tupi) na Amazônia. As fotos podem ser vistas até o dia 2 de junho, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

 

Já estão abertas as inscrições para o vestibular do Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), sendo que em Volta Redonda, o polo do Cederj – que funciona no Estádio Raulino de Oliveira – oferece 265 vagas para as seguintes graduações: Administração Pública (50 vagas na UFF), Ciências Biológicas (54 vagas na UFRJ), Computação (31 vagas na UFF), Matemática (40 vagas na UFF), Pedagogia (40 vagas na Unirio) e Física (50 vagas na UFRJ). As inscrições devem ser feitas até 11 de maio pelo site www.cederj.
edu.br/vestibular, mediante o pagamento de R$ 85. As provas serão aplicadas no dia 10 de junho.

 

A prefeitura de Barra Mansa, em ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Cultura, vai promover a Feira da Liberdade. Será nos próximos dias 12 e 13 e acontecerá na Praça da Liberdade, no Centro. O horário ainda está sendo avaliado.

25-04-2017 - rafael sampaio maratonista - gabriel borges (1)

O prefeito Samuca Silva fez questão de entregar uma bandeira de Volta Redonda ao ultramara-tonista Rafael Sampaio, 27, que disputou no domingo, 30, a prova de 250 quilômetros no deserto do Saara, no Marrocos. Ele, que mora em Volta Redonda, foi o único brasileiro a disputar a competição.SEBASTIAN 13

Sebastian Cuattrin, ex-atleta da Canoagem brasileira, estará em Piraí na próxima quinta, 11, a partir das 13h30min, para participar do projeto ‘Superando Limites: somos todos iguais’, desenvolvido pela Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira. Ele é o maior recordista de medalhas da história da Canoagem Brasileira, tendo disputado os jogos olímpicos de Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000 e Athenas 2004. Atualmente, Cuattrin é dirigente da Confederação Brasileira de Canoagem.

 

Futsal-Dagaz (2)

Na segunda, 8, a equipe infantil de futsal do Instituto Dagaz disputará dois jogos amistosos contra o time da Escolinha de Futsal Força Jovem. As partidas serão na quadra do Guarda-Mor, na Água Limpa, e vão começar às 18h30min. O primeiro jogo será com a turma de craques de cinco e seis anos e o segundo com o grupo de sete a nove anos. “Esses jogos são para colocar a turminha para correr, para brincar. Porque como eles só treinam, sem ter uma atividade diferente, acabam desanimando. É importante colocá-los para ter essa vivência, conhecer outro time, outra quadra, outra realidade”, observou a professora de futsal Angélica Carvalho, que ressaltou sobre o fortalecer laços de amizade no esporte.

 

A prefeitura de Volta Redonda vai realizar hoje, sábado, 6, um leilão de veículos retidos, removidos ou recolhidos por infrações ao código de trânsito. Ao todo, serão leiloados 109 veículos e o arremate pode ser feito presencialmente ou online. O leilão vai acontecer às 10 horas, no auditório do Hotel Dexter, que fica na Rua Luiz Alves Pereira, nº 377, Aterrado. Serão leiloados 11 automóveis e 51 motos para regularização; 30 automóveis para sucatas e 17 motos a serem prensados.

 

O Ministério Público Federal promoverá uma audiência pública no próximo dia 17, às 19 horas, na Universidade Federal Fluminense, para debater o tema “Combate à discriminação ao público LGBT em Volta Redonda e região: conquistas e desafios um ano depois”. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (24) 33448817.

Deixe uma resposta