domingo, junho 16, 2024

Curtas 1044

caso foa

No final de abril, os alunos do 5º período do curso de Direito do UniFOA participaram de uma aula prática de Direito Penal III com o professor Ricardo Maia. Detalhe: foi feita a simulação do julgamento do caso Nardoni. “É um caso muito técnico e bastante amplo, então eles trouxeram argumentos novos, a partir das provas coletadas na época, para propor um novo desfecho. A turma do quinto período matutino representou a defesa, enquanto o quinto período noturno fez o papel do Ministério Público”, contou Ricardo.

Pela primeira vez assistindo a um júri simulado, Mariana Conceição Rosa pretende atuar nessa área. “O ponto mais positivo de aprender na prática são as explicações do professor durante os acontecimentos, porque vemos o que precisamos fazer para acertar”, revelou a aluna do quinto período.

Júris simulados são propostos todos os semestre para fornecer ao aluno toda a vivência de um tribunal. “É um momento no qual despertamos no aluno o interesse pela prática do Direito, para que ele descubra qual área pretende seguir, além de servir para quebrar sua timidez e inibição”, acrescentou o professor Ricardo.

Relembre o caso

Isabella Nardoni tinha cinco anos, em 2008, quando foi encontrada morta no jardim do prédio em que seu pai, Alexandre Nardoni, morava na Zona Norte de São Paulo. A acusação alegou que ela foi asfixiada pela madrasta, Ana Carolina Jatobá, após uma discussão, e o pai a teria jogado da janela do 6º andar. Já a defesa nunca confessou o crime, alegando que um invasor havia cometido o homicídio.

oab

Na terça, 2, os integrantes da Ordem dos Advogados de Barra Mansa e de Volta Redonda estiveram visitando a Casa de Custódia de Volta Redonda para cobrar melhorias no atendimento e na recepção aos advogados das duas cidades. O presidente da OAB-BM, Noé Garcêz, por exemplo, disse que recebeu uma reclamação de um advogado que teria permanecido nas dependências externas da unidade por mais de duas horas aguardando atendimento.

Representando a OAB de Volta Redonda, o presidente da Comissão de Prerrogativas, Bruno de Oliveira, reforçou o pedido de melhorias aos advogados. “Estamos reivindicando o retorno do antigo modelo de atendimento, já que atualmente os advogados ficam expostos junto às famílias dos detentos, podendo passar por situações de risco”, enfatizou.

Na visita, os advogados fiscalizaram a cozinha, o parlatório da defensoria pública, o parlatório dos advogados e a biblioteca da Casa de Custódia, e no encontro com representantes da Cadeia Pública, receberam a promessa de que medidas serão tomadas para melhorar o atendimento aos advogados.

 

A partir de agora, trâmites processuais para abertura e fechamento de empresas podem ser concluídos em até 48 horas em Volta Redonda, Barra do Piraí, e outras cidades fluminenses. É que a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) está trabalhando para ampliar a adesão ao Regin – Sistema de Registro Integrado em todo o estado, oferecendo um serviço mais ágil e de qualidade para o cidadão.  A iniciativa visa desburocratizar o processo de abertura e alteração de empresas, integrando os órgãos públicos envolvidos, dentre eles, a Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda, Corpo de Bombeiros e Prefeituras. Empreendedores interessados em obter alvará para atividades nessas cidades poderão solicitar o documento online sem precisar se deslocar até a sede da Junta Comercial, na cidade do Rio, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos estabelecidos Para solicitar, o procedimento é realizado por meio do Sistema de Registro Integrado (Regin). Para utilizar o serviço o contribuinte deverá realizar cadastro no site da Jucerja (www.jucerja.rj.gov.br).

 

No próximo dia 27 de maio, no Teatro Gacemss, às 19 horas, será apresentada a peça teatral ‘O Céu e o Inferno’, que é baseada na obra de Alan Kardec, com a Cia Teatral Mensageiros. Parte da renda será revertida para a Apae-VR.

 

Termina hoje, sábado, 6, a Fenegom (Feira de Negócios Mulheres) que está sendo realizada, em parceria com a AAPL (Associação de Apoio aos Portadores de Leucemia), no Ilha Clube, em Barra Mansa, das 9 às 20 horas. Cerca de 30 expositores, de diversos segmentos, estão participando do evento. Às 17 horas haverá uma palestra com o tema “Empreendedorismo e Como Usar as Redes Sociais para Alavancar seus Negócios”.

 

Marcada para quarta, 10, às 20 horas, no Espaço Cultural Gacemss, na Vila, a abertura da exposição ‘O Canto dos Parakanã’, de Sérgio Vieira, compositor, pesquisador e ambientalista que viveu mais de cinco anos com os índios da tribo Parakanãs (Tupi) na Amazônia. As fotos podem ser vistas até o dia 2 de junho, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

 

Já estão abertas as inscrições para o vestibular do Cederj (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro), sendo que em Volta Redonda, o polo do Cederj – que funciona no Estádio Raulino de Oliveira – oferece 265 vagas para as seguintes graduações: Administração Pública (50 vagas na UFF), Ciências Biológicas (54 vagas na UFRJ), Computação (31 vagas na UFF), Matemática (40 vagas na UFF), Pedagogia (40 vagas na Unirio) e Física (50 vagas na UFRJ). As inscrições devem ser feitas até 11 de maio pelo site www.cederj.
edu.br/vestibular, mediante o pagamento de R$ 85. As provas serão aplicadas no dia 10 de junho.

 

A prefeitura de Barra Mansa, em ação conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Cultura, vai promover a Feira da Liberdade. Será nos próximos dias 12 e 13 e acontecerá na Praça da Liberdade, no Centro. O horário ainda está sendo avaliado.

25-04-2017 - rafael sampaio maratonista - gabriel borges (1)

O prefeito Samuca Silva fez questão de entregar uma bandeira de Volta Redonda ao ultramara-tonista Rafael Sampaio, 27, que disputou no domingo, 30, a prova de 250 quilômetros no deserto do Saara, no Marrocos. Ele, que mora em Volta Redonda, foi o único brasileiro a disputar a competição.SEBASTIAN 13

Sebastian Cuattrin, ex-atleta da Canoagem brasileira, estará em Piraí na próxima quinta, 11, a partir das 13h30min, para participar do projeto ‘Superando Limites: somos todos iguais’, desenvolvido pela Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira. Ele é o maior recordista de medalhas da história da Canoagem Brasileira, tendo disputado os jogos olímpicos de Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sidney 2000 e Athenas 2004. Atualmente, Cuattrin é dirigente da Confederação Brasileira de Canoagem.

 

Futsal-Dagaz (2)

Na segunda, 8, a equipe infantil de futsal do Instituto Dagaz disputará dois jogos amistosos contra o time da Escolinha de Futsal Força Jovem. As partidas serão na quadra do Guarda-Mor, na Água Limpa, e vão começar às 18h30min. O primeiro jogo será com a turma de craques de cinco e seis anos e o segundo com o grupo de sete a nove anos. “Esses jogos são para colocar a turminha para correr, para brincar. Porque como eles só treinam, sem ter uma atividade diferente, acabam desanimando. É importante colocá-los para ter essa vivência, conhecer outro time, outra quadra, outra realidade”, observou a professora de futsal Angélica Carvalho, que ressaltou sobre o fortalecer laços de amizade no esporte.

 

A prefeitura de Volta Redonda vai realizar hoje, sábado, 6, um leilão de veículos retidos, removidos ou recolhidos por infrações ao código de trânsito. Ao todo, serão leiloados 109 veículos e o arremate pode ser feito presencialmente ou online. O leilão vai acontecer às 10 horas, no auditório do Hotel Dexter, que fica na Rua Luiz Alves Pereira, nº 377, Aterrado. Serão leiloados 11 automóveis e 51 motos para regularização; 30 automóveis para sucatas e 17 motos a serem prensados.

 

O Ministério Público Federal promoverá uma audiência pública no próximo dia 17, às 19 horas, na Universidade Federal Fluminense, para debater o tema “Combate à discriminação ao público LGBT em Volta Redonda e região: conquistas e desafios um ano depois”. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail prrj-mpfemmovimento@mpf.mp.br ou pelo telefone (24) 33448817.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Cartão de crédito…

Entre os homens

Tolerância acabando

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp