terça-feira, maio 17, 2022
CasaEditoriasBarra Mansa‘Creche não é depósito de crianças’

‘Creche não é depósito de crianças’

O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Educação, Vantoil de Souza, inaugurou na manhã de sábado, 16, a tão esperada Creche José Luiz Vaneli, no Getúlio Vargas. Nem mesmo a chuva atrapalhou a festa da comunidade, afinal a unidade era aguardada há décadas e vai atender cerca de 60 crianças, de até três anos. de idade. As aulas começam na segunda, 25.

 

O evento foi prestigiado pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, pelos vereadores Gilson Poxa Vida e Luiz Antônio Cardoso, além de secretários do governo, representantes das associações de moradores de diversos bairros e da comunidade local. Rodrigo, em seu discurso, destacou a qualidade da obra. “Hoje é dia de festa e acredito que precisamos valorizar esse presente, mas é importante lembrar que há cerca de dois anos esta obra estava completamente abandonada e teve sua fiação e outros materiais roubados. O vereador Gilson Poxa Vida fez um esforço tremendo para que os serviços fossem retomados, porém com a qualidade e o carinho necessários, semelhante às obras que realizamos em nossas casas”, avaliou.

 

Rodrigo foi além.  “Uma creche não pode ser um depósito de crianças. É um ambiente que precisa ser adequado e saudável para que as crianças recebam carinho, atenção, cuidados e as primeiras informações da sua vida estudantil. Assim, agradeço ainda a diretora da creche, Priscila Araújo, que tem toda essa dedicação e carinho. Hoje, estamos entregando uma creche que atende esses padrões de qualidade”, destacou o prefeito, ressaltando que a meta até o fim de 2020 é elevar para 12 o número de creches.

 

Barra Mansa tem atualmente, segundo informações do secretário Vantoil de Souza, oito creches e três núcleos de educação infantil (com atividades de creche e pré-escola). A estrutura atende a 700 crianças com até 5 anos. Na escola regular existem outras 120 turmas de Educação Infantil. “A secretaria de Educação firmou parceria com a Unicef para implementar o ‘Projeto Busca Ativa’ e verificar o quantitativo de crianças e jovens fora da escola, apontando inclusive a demanda real por vagas de Educação Infantil no município. A iniciativa envolve, além da Educação, as secretarias de Saúde e Assistência Social”, enumerou Vantoil, destacando que o Ministério da Educação entende que as creches não são de responsabilidade do município, mas que fazem parte dos direitos das crianças.

 

A creche Getúlio Vargas dispõe de três salas para atender ao Maternal I, II e III, três banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além do banheiro feminino e masculino, cada um com três sanitários e três chuveiros. Há ainda as salas da administração, apoio e secretaria, refeitório, cozinha, lactário, área de serviço e dispensa.

Presidente Kennedy

Durante a inauguração da creche, Rodrigo Drable anunciou as obras de asfaltamento da Presidente Kennedy, no Ano Bom, uma das principais vias de acesso entre o município e Volta Redonda. “90% das ruas de Barra Mansa precisam de melhorias. O asfalto utilizado na pavimentação das vias públicas foi de baixa qualidade e as obras, realizadas sem a infraestrutura necessária, o que tornou o piso irregular. A situação vai se tornando mais crítica com o fluxo de veículos pesados. Penso que esse desafio precisa ser enfrentado. Por isso vamos asfaltar toda a Presidente Kennedy, construindo nova base, com drenagem de águas pluviais, calçadas e a expansão do piso. Ao todo, serão 13 corredores de acesso à cidade beneficiados com esse tipo de obra, um deles a Avenida Ministro Amaral Peixoto, na Bocaininha”, anunciou, avisando que as obras devem começar em julho.  

Artigo anteriorGrampos
Artigo seguinte‘Foliões da Solidariedade’
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

“Insustentável”

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp