O prefeito Rodrigo Drable começou o ano com o pé direito. E com a proteção de Santa Rita Cássia, que deve ter aprovado a inauguração da reforma da Unidade de Saúde da Família, localizado no distrito que ostenta o nome da religiosa católica. Para alegria dos moradores, a unidade foi reaberta na terça, 7, depois de ficar cinco anos fechada, com a presença de Rodrigo, da vice-prefeita, Fátima Lima, do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, e do vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, e já está disponibilizando serviços de consultas, pré-natal, pediatria, atendimento odontológico, acompanhamento para gestantes e bebês, curativos, exames preventivos e testes de gravidez (TIG).
Entre os convidados, como já está virando praxe, estava o ex-prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, de quem Rodrigo é amigo pessoal. “Estarmos aqui é uma conquista. Há três anos, quando iniciamos o governo, nos deparamos com alguns problemas muito graves pela cidade. Foram sonhos vendidos e que não tinham condições de se realizarem. As dificuldades foram inúmeras, mas não foram motivos para não fazermos o nosso melhor todos os dias”, teorizou Rodrigo, arrancando aplausos de todos.
A USF de Santa Rita de Cássia está equipada com quatro consultórios, divididos em clínico geral, ginecologia, odontologia e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), salas de curativo, esterilização, vacina, farmácia, dispensário, recepção, banheiros feminino, masculino e para pessoa com deficiência, e cozinha. Já a equipe que atuará na unidade é formada por um médico clínico-geral, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde e os profissionais do Nasf: fisioterapeuta, nutricionista, ginecologista, pediatra e psicólogo.
“Nos dedicamos para que essa obra fosse feita da melhor maneira, oferecendo dignidade aos moradores. Que aquela condição do passado, onde o preventivo tinha que ser feito em uma sala e as mulheres não tinham a privacidade necessária, nunca mais volte a acontecer. Que nós tenhamos uma unidade à altura da comunidade”, pontuou Rodrigo. Ele está certo!
Atendimentos – A USF de Santa Rita de Cássia poderá realizar cerca de 550 atendimentos, sendo 316 para consultas com médico clínico-geral e 236 entre pré-natal, preventivo e consulta de enfermagem. Ao todo, a unidade conta com 526 famílias cadastradas e 1.532 pessoas registradas. O local também oferecerá preservativos e contraceptivos.
A partir de fevereiro, segundo Rodrigo, será instalado o prontuário eletrônico, que facilitará o acesso aos dados do paciente em qualquer unidade de saúde do município. Através dele será possível pesquisar o histórico de saúde, medicamentos e exames prescritos.