quarta-feira, julho 17, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Até o próximo dia 19 Maio  de junho, em comenoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a
CSN, em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, desenvolverá uma série de atividades
educativas e de conscientização voltadas para a comunidade. Entre elas, destaque para a
realização de uma oficina e a pintura coletiva de um mural com alunos da rede pública de ensino, guiados pelo artista naturalista Jhon Bermond, que acontecerá na quarta, 12 de junho, na Escola Municipal Prof. Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida.
O Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente de Volta Redonda, tem se dedicado a uma variedade de atividades com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Isso inclui visitas educativas com alunos da rede pública de ensino na Floresta da Cicuta, no Centro de Pesquisa da CSN, e diversas ações de conscientização.
A produção de uma horta na Escola Municipal Prof.a Emiliana Marcondes da Siqueira Casagrande por alunos e a transformação de uma sala da Escola Municipal Pará em uma sala sustentável, com brinquedos e materiais para as atividades diárias, também são destaques da programação.

Termina amanhã, domingo, 10, a 10a edição da Feira do Livro de Resende (FLIR), evento a cargo da Look Mídia, que acontece na Área de Exposições do município vizinho. Este ano
a feira tem como tema principal “Vozes Afro-Brasileiras: Passado, Presente
e Futuro”, uma celebração da rica contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade nacional e a diversidade cultural do Brasil. Além disso, a edição presta homenagem ao ilustre resendense Mano Elói, reconhecido por sua influência no cenário cultural brasileiro como intelectual e sambista que deixou um legado marcante na história do samba e na promoção da cultura afro-brasileira.

Natasha Nader, filha do casal Paula e Guto Nader, de Barra Mansa e que vivem em Pinheiral, vem se destacando como coordenadora de efeitos visuais nos EUA, onde mora. Seu último trabalho foi em ‘The Wonderful Story of Henry Sugar’. “Tem sido muito
estimulante para mim. Estou na indústria de efeitos visuais há pouco
tempo e já estou conseguindo colher os frutos do meu trabalho. Está sendo magnífico poder atuar em produções que têm se destacado mundialmente. The Wonderful Story of Henry Sugar, que tem um elenco recheado de nomes estelares como Benedect Cumberbach (Doutor Estranho), Ralph Fiennes (A Lista de Schindler) e Dev Patel (Quem quer ser um milionário?), foi meu primeiro filme e acabou sendo o vencedor do Oscar de melhor curta este ano. Tem gente que está há anos no meio e isso não é fácil de acontecer”, destaca Natasha.

A temporada 2024 do projeto Palco Sobre Rodas, retomado na quarta, 5, e que é desenvolvido pelo governo Neto, prevê, vejam só, a realização de 80 edições em bairros diferentes do município entre os meses de junho e dezembro, sempre às terças, quartas e quintas, das 19 às 22 horas. O espetáculo oferece teatro infantil e juvenil, malabares, palhaços, ventríloquos, mágicos, pintura de rosto e shows musicais.
A iniciativa surgiu em 1999 e já realizou mais de 1300 apresentações no passado. “A resposta da população ao retorno do Palco Sobre Rodas no ano passado foi muito positiva e, neste ano, o número de edições quase dobrou. A proximidade do evento com o público e a programação gratuita pensada para atender pessoas de todas as idades, são a chave do sucesso do projeto. Vale mencionar que ainda há o fomento da economia e do comércio local, incentivo aos artistas, o resgate da autoestima da comunidade, interatividade e sociabilidade entre os vizinhos, moradores e familiares”, afirmou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.
Confira a programação completa de junho:
– 11/06 – Terça-feira: Brasilândia, Praça da Rua 6, próximo à residência inclusiva
– 12/06 – Quarta-feira: Ilha Parque, na praça
– 13/06 – Quinta-feira: Volta Grande II, Rua Alfredo Moreira- lateral do viaduto
– 18/06 – Terça-feira: 249, ao lado do ginásio
– 19/06 – Quarta-feira: Bela Vista, pracinha do bairro
– 20/06 – Quinta-feira: Siderlândia, campo do Siderlândia – Quadra na Av. Sta. Rosa
– 25/06 – Terça-feira: Volta Grande I, na rua da feira, 1050
– 26/06 – Quarta-feira: Parque do Contorno, Rua I
– 27/06 – Quinta-feira: Retiro, em frente ao ginásio Amaro Inácio

Com apenas 28 dias, a pequena Letícia passou por uma cirurgia cardíaca para correção de uma coarctação da aorta e persistência do canal arterial no Hospital Unimed Volta Redonda. Letícia nasceu em Resende, e os médicos identificaram que ela apresentava um estreita- mento na aorta, ou seja, uma malformação car- diovascular, necessitando de uma cirurgia para correção. Felizmente, o Hospital Unimed Volta Redonda já havia firmado uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde para realização de cirurgia cardíaca pediátrica na unidade, possibilitando que famílias do interior tenham acesso ao procedimento de alta complexidade sem precisar se locomover para outras regiões.
Para o presidente da Unimed Volta Redonda,
Dr. Vitório Moscon Puntel, a realização da cirurgia no hospital da cooperativa reforça o trabalho feito para estabe- lecer parcerias e oferecer serviços que o SUS ainda não disponibiliza à população do município. “Estamos trazendo novas tecnologias no mercado de saúde, preenchendo uma necessidade da nossa região, com serviços de
alta complexidade. Investimos constantemente pa- ra manter nosso propósito de cuidar da saúde, bem-estar das pessoas e exercitar o nosso papel enquanto cooperativa, que tem como um dos seus princípios o interesse pela comunidade”, explicou.
O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr, no Laranjal, vai promover na quinta, 13, o show que reúne a cantora e harpista Cristina Braga e Dado Villa-Lobos, ex- guitarrista do Legião Urbana. A apresentação gratuita será às 20 horas. Para assistir ao show, os interessados devem trocar o ingresso doando um litro de leite – que posteriormente será entregue às institui- ções beneficentes da região. A troca dos ingressos está sendo feita, das 9 às 17 horas, na Biblioteca Municipal, na Vila, sendo que cada pessoa só pode retirar dois ingressos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp