O jovem universitário Lucas Costa, formado pelo curso de Sistemas de Informação do UniFOA, conquistou um dos prêmios mais desejados da comunidade de desenvolvedores de software: o Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em inteligência artificial (IA), que é concedido a especialistas que colocam em prática o conhecimento técnico para liderar ações em prol da sociedade, com intuito de promover inovação atrelada à resultados. Lucas também recebeu uma carta da Microsoft reconhecendo o seu esforço e a contribuição de seu trabalho para a comunidade nos últimos anos, com os seguintes dizeres: “Os esforços dos MVPs melhoram a vida das pessoas e contribuem para o sucesso do nosso setor de várias maneiras. Ao compartilhar seus conhecimentos, eles ajudam as pessoas a resolver problemas e descobrir novos recursos todos os dias. Os MVPs sãooquehádemelhore mais brilhante na tecnologia, e temos a honra de dar as boas-vindas a Lucas neste grupo”. Desde 2021, Lucas vem realizando lives, workshops, podcasts e eventos gratuitamente para divulgar os conceitos e novidades sobre IA, o que chamou a atenção dos organizadores da premiação. Tem mais. Graças ao prêmio, Lucas se tornou um dos três MVPs de inteligência artificial em todo o país, e agora faz parte de um seleto grupo de especialistas do nicho em todo o mundo.
A secretaria de Cultura de Volta Redonda está aceitando inscrições para a oficina gratuita de “processos criativos na elaboração de projetos artísticos”. Podem se inscrever artistas, fazedores de cultura e estudantes de arte do município. O cadastro pode ser feito até o dia 14 de março – exclusivamente pelo site cultura.voltaredonda.rj.gov.br. As aulas serão presenciais no auditório da Biblioteca Municipal, na Vila, de 19 a22demarço,das9às12 horas. Titular da pasta, Anderson de Souza lembra que a oficina faz parte do Programa de Formação Cultural. “Temos como meta a especialização e formação de pelo menos 200 novos artistas e fazedores de cultura. Pretendemos abrir mais 11 oficinas ainda este ano, seguindo com o nosso foco, que é a educação e formação cultural”, disse.
Os quatro alunos da foto são da Escola Municipal Damião Medeiros, do Paraíso de Baixo, em Barra Mansa, e foram aprovados para cursos técnicos de nível médio no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os alunos selecionados são: Andrey Silva (Automação Industrial), Gabrielli Nascimento (Automação Industrial), Ingridy Emmanuely (Automação Industrial) e Laryssa Alves (Meio Ambiente).
De acordo com a diretora do colégio, Angélica Cristina, a aprovação dos alunos deixou todos muito felizes. “O sucesso deles nos tirou do anonimato na comunidade. Por mais que trabalhássemos bastante, muitas pessoas não nos conheciam e os profissionais que aqui chegavam nem sabiam que a escola existia. Com isso, pudemos mostrar o quanto nossa escola incentiva e ajuda os nossos alunos”, pontuou Angélica, destacando que trabalhará cada vez mais para multiplicar esse resultado no final de 2024.
A vice-prefeita e secretária de Educação de Barra Mansa, Fátima Lima, comentou o quanto é gratificante ver o sucesso dos alunos da rede municipal. “Olhar o esforço dos alunos e o empenho dos professores, que disponibilizaram tempo e empenho para que eles pudessem estudar e conquistar a aprovação no curso, é muito especial”, comentou
Fátima.
A jovem e bela dentista Luiza Furtado estava feliz da vida na noite do último dia 21 de fevereiro quando recebeu no Espaço Bosque da Lua, no Laranjal, vários familiares, amigos e pacientes, além de integrantes de sua equipe profissional, para comemorar a inauguração da sua clínica – a YUVENT, localizada na Rua 26, n° 36, loja 2, Edifício Heloísa Helena, na Vila.
No próximo dia 8 de março, quando se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’, o Gacemms vai promover a apresentação musical ‘Chiquinha Gonzaga, Uma Mulher Além do Tempo’, com a pianista volta-redondense Ritta Mendonça. Será às 20 horas no Teatro Gacemss 1, e o ingresso promocional será de 1 kg de alimento. Os alimentos arrecadados serão doados à Associação de Mulheres ‘Mariana Crioula’, uma ONG de Volta Redonda dedicada a acolher e empoderar mulheres negras. A classificação é livre.
A galeria do Sesc Barra Mansa está promovendo a exposição “ÀMÌ: Signos Ancestrais”, com 8 obras assinadas por Guilhermina Augusti, Raphael Cruz e Emanoel Araújo – artista plástico baiano falecido em 2022, um dos principais nomes da arte do país e fundador do Museu Afro Brasil, em São Paulo. A exposição poderá ser visitada, com entrada franca, até o 14 de julho, de terça a sexta, das 9h30min às 20h30min, e sábado, domingo e feriados, das 9h30min às 17h30min.
Amanhã, domingo, 25, às 17h30min, a Praça de Alimentação do Sider Shopping vai relembrar os grandes sucessos da icônica banda dos anos 90 ‘Mamonas Assassinas’. O show será com a banda ‘Cólica Renal’, conhecida por sua habilidade em reproduzir com maestria o repertório dos Mamonas. A entrada é gratuita
Na quarta, 21, quem comemorou seu aniversário foi o médico dermatologista André Piffer Bahia, natural de São Mateus (ES), que vive em Volta Redonda há pelo menos seis anos e é um dos mais conceituados tricologistas da região. André atende diariamente no Centro Médico do antigo Hospital Vita, hoje Santa Cecília, e ainda nas clínicas Iramaia Pifano e Renascer, na Vila. É casado com Maitê Bahia, também dermatologista, e o casal tem dois pequenos volta-redondenses: Breno e Tiago.