Casa Coluna Social Coluna Social

Coluna Social

0
1387

O Natal é uma época de celebração, comunhão entre pessoas e de empatia. Por isso, mais uma vez, o Sider Shopping traz a Árvore Solidária, uma iniciativa do empreendimento para engajar os clientes na arrecadação de itens para pessoas e animais em situação de vulnerabilidade. A ação acontece até o próximo dia 17, e no total quatro 4 árvores foram disponibilizadas no 2o piso, cada uma destinada a uma instituição: Apae-Associação de Pais e Alunos Excepcionais, SOS Volta Redonda, Projeto Natal do Paraíso e SPA – Sociedade protetora dos Animais. “O apadrinhamento consiste em presentear uma pessoa ou um animalzinho com algo que ele necessita. Para ajudar, basta ir até uma das Árvores Solidárias e escolher uma pessoa ou pet para apadrinhar. Depois é só seguir as instruções na foto do apadrinhado” explicou Patrícia Macedo, coordenadora de marketing do Sider Shopping. Vale lembrar que todas as instituições realizam um trabalho muito sério e necessitam de ajuda durante todo o ano. No caso dos animais da SPA, além de escolher um afilhado, existe a possibilidade de adotar um cãozinho ou gatinho que está na árvore; para isso, basta entrar em contato com a ONG.


A banda Gilsons (ver foto), formada por filho e netos do cantor e compositor Gilberto Gil, se apresenta pela primeira vez em Volta Redonda amanhã, domingo, 3, às 20 horas, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila. O show ‘Pra Gente Acordar’ é gratuito e, dentro da programação, a banda Navegantes fará a abertura para o trio a partir das 17h30min. De acordo com o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, o show faz parte do projeto ‘Dezembro Cultural’ e, em breve, outras apresentações acontecerão na cidade do aço.

A prefeitura de Volta Redonda entregou, na segunda, 27, o Cartão Recomeçar, benefício do governo do Estado concedido à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e relacional atingida por desastres naturais decorrentes de enchentes e deslizamentos. O benefício foi entregue a 119 famílias, que receberão R$ 3 mil, em parcela única, através de um cartão magnético.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Faetec em 2024. São oferecidas 6.993 vagas, de educação básica, técnica e superior. O prazo vai até o dia 20 de dezembro, e as inscrições devem ser feitas pelo site www. faetec.rj.gov.br. Para quem
deseja uma formação técnica, 5.285 vagas estão sendo ofertadas. Dessas, 2.154 são destinadas aos candidatos que desejam cursar o ensino médio junto ao técnico e 3.131 vagas são para aqueles que já possuem o ensino médio ou estejam matriculados a partir do 2o ano. Entre as formações disponíveis, estão os cursos de Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Eletro-técnica, Análises Clínicas, Mecânica, Enfermagem, Logística e Produção de Moda.
O vestibular para ingresso em cursos de graduação contempla 552 vagas, distribuídas entre as Faculdades de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro nas cidades de Barra Mansa, Paracambi, Duque de Caxias, Três Rios, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Petrópolis, além dos Institutos de Educação Superior do Rio de Janeiro (Isepam e Iserj). Todas as provas serão realizadas em 14 de janeiro.

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Criaad (Centro de Recursos Integrados a Atendimento a Adolescentes), em Volta Redonda, participaram na terça, 28, de uma atividade lúdica promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Durante a interação, os adolescentes inauguraram o ‘Jogueca’, um jogo educativo confeccionado pelos adolescentes que participaram do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA) e que foi validado pelo Grupo de Trabalho do Estatuto da Criança e Adolescente, no qual a prefeitura de Volta Redonda foi nomeada para realizar atividades constantes no Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA).
A presidente do CMDCA, Paloma de Lavor Lopes, explicou que o foco da ação foi levar atividades mais lúdicas para esses adolescentes que, segundo ela, contribuem para propiciar apoio à socioeducação. “O jogo, que surgiu através dos conselheiros do CDMDCA, é uma forma lúdica de fazer a tradução do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Durante a dinâmica, eles aprendem as violações de direitos e os direitos efetivos. Os pinos são os próprios jogadores, e as cartas podem ser de ‘retorne’ ou ‘avance’. Elas são utilizadas de acordo com o número obtido no dado que foi arremessado”, esclareceu.
O jogo de tabuleiro será utilizado também em todas as escolas municipais e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp