No próximo dia 16 de dezembro, a cidade do aço terá a segunda edição do ‘Conexão Megacidadania’. Será das 9 às 15 horas, na Praça Brasil, na Vila, e o evento será promovido pela prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e o governo do Estado. A ideia é oferecer acesso gratuito a serviços de saúde, cidadania, ação social e atividades recreativas e culturais. A primeira edição, em agosto, beneficiou milhares de pessoas.
Na segunda, 27, para definir os detalhes do ‘Megacidadania’, os organizadores do evento se reuniram no Palácio 17 de Julho, com a presença da secretária de Assistência Social, Carla Passos Duarte, do deputado estadual Munir Neto, e do presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado. Ficou decidido que serão oferecidos, gratuitamente, serviços de corte de cabelo; emissão de carteira de identidade; atualização do CadÚnico; aulão de ginástica; aferição de pressão e glicemia; vacinação; doação de mudas; escovação infantil; vacinação antirrábica e agendamento de castração (200 vagas); avaliação nutricional e orientação alimentar; contação de história; matrícula para o EJA (Educação de Jovens e Adultos); orientações jurídicas; descarte de eletrônicos; Espaço de Adoção Animal; e muito mais.
Carla Duarte lembra que o ‘Conexão Megacidadania’ é uma oportunidade para a população se beneficiar de vários ser viços e atividades. “A prefeitura, o UniFOA e o governo do Estado têm muitos objetivos em comum, principalmente quando falamos em levar oportunidades a todos aqueles que mais precisam. É um momento para reunir a família, usufruir dos serviços e também da parte cultural e de entretenimento da programação”, ressaltou.
Munir Neto foi além. Entende que o evento é uma união de gigantes. “É muito importante essa integração em benefício da população”, disse, informando que entre os serviços disponibilizados pelo governo do Estado estão o projeto social ‘RJ para todos’, promovendo acesso aos direitos como documentação básica, reinserção familiar, inclusão no mercado de trabalho e acolhimento social; Detran; Fundação Leão XIII; e a Carreta do Trabalhador.
PARCERIA TOTAL
A parceria entre a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e a CSN tem tudo para avançar em direção à inovação e ao desenvolvimento da siderurgia. Executivos das duas instituições, como o aQui anunciou na edição passada, se reuniram na
manhã de segunda, 27, dentro da Usina Presidente Vargas para debater casos complicados como o da destinação da escória, buscar soluções, apresentar progressos e resultados de projetos em andamento, bem como explorar oportunidades futuras.
Não é para menos. Nos últimos dois anos, a FOA apresentou à CSN um total de 23 projetos, dos quais cinco estão atualmente em andamento, com três deles em estágios avançados. Pró- reitor de planejamento e desenvolvimento do UniFOA e ex-diretor executivo de siderurgia da CSN, Márcio Lins destacou o funcionamento eficaz do cronograma e a sinergia entre as partes. “Todos esses projetos são uma situação de ganha- ganha. A partir do reconhecimento dos projetos em andamento, a companhia está propondo novos desafios à FOA e ao UniFOA. A CSN tem interesse no desenvolvimento tecnológico relacionado a esses projetos, enquanto a FOA busca fortalecer a colaboração universidade e empresa”, afirmou.
Lins enfatizou que a FOA futuramente, por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia, pretende estabelecer uma interação regular com outras empresas, transformando-se em uma prestadora de serviços de excelência. Ele ressaltou a importância dos processos adotados pela instituição de ensino para atender às demandas do setor produtivo, impulsionando o seu crescimento.
O presidente da FOA, Eduardo Prado, ressaltou o compromisso da instituição em levar tecnologia para agilidade e assertividade no processo de produção, além das melhores práticas acadêmicas para propor soluções por meio de pesquisa e inovação. Destacou ainda o impacto positivo na economia, empregabilidade e transformação da vida das pessoas e empresas. “Não só as pessoas físicas, mas também as pessoas jurídicas, porque as empresas precisam de um processo mais inteligente, com mais eficácia em prol do desenvolvimento do país”, comentou.
Antes da reunião, o prefeito Neto, que se recupera de uma cirurgia no Rio de Janeiro, ligou para o presidente Eduardo Prado e manifestou total apoio aos projetos resultantes dessa parceria, disponibilizando-se para colaborar em qualquer aspecto relacionado ao município. Ele expressou seu comprometimento no auxílio em iniciativas que impactem o meio ambiente, fluxos dos processos produtivos ligados ao município de Volta Redonda e qualquer área vinculada à CSN que requeira apoio municipal.
Alexandre Lyra, diretor executivo de produção da siderúrgica, destacou as necessidades da indústria, incluindo a modernização do parque tecnológico e a melhoria dos produtos. Ele ressaltou a importância de desenvolver profissionais da siderurgia em ambientes tecnológicos e modernos. A CSN vê na parceria com a FOA uma oportunidade significativa para avançar em direção à inovação e eficiência. Diversos diretores e assessores da siderúrgica participaram do encontro. “Ficou claro que a parceria entre universidade, setor produtivo e poder público pode transformar o presente e, principalmente, o futuro. Estamos muito felizes com essa tríplice parceria: educação, regulação e produção”, afirmou Eduardo Prado.