quinta-feira, março 28, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Para incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil através de arte e literatura, o projeto ‘Planeta Água em Cena 4’ estará em Barra Mansa entre os dias 31 de maio e 2 de junho. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.
As apresentações do ‘Planeta Água em Cena 4’, gratuitas, serão realizadas nas seguintes escolas públicas de Barra Mansa: dia 31, às 15h30min, no Ciep 054, Professora Maria José Maria de Carvalho, na Vila Maria; dia 1 de junho, às 09h30min e 15 horas, no Prof. Henrique Zamith, na Vila Nova; e dia 2, às 9h30min e 15 horas, na ‘Independência e Luz’, no Vale do Paraíba.

A secretaria de Cultura de Volta Redonda está apoiando a realização do primeiro encontro de trancistas da cidade do aço. O evento acontece no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila, e tem o objetivo de aumentar a autoestima da população negra através, entre outras, das tranças que se tornaram símbolo de resistência de mulheres e homens como uma forma de combate ao racismo. Para participar do encontro, é necessário fazer a inscrição, através do link: https://bityli.com/qgaZyP.
A programação prevê contação de histórias, apresentação de dança afro, oficina de trança, roda de conversa, workshop de cuidado com as tranças e desfile de tranças e penteados. Hoje, sábado, 28, as atividades serão desenvolvidas das 10 às 14 horas, e amanhã, domingo, 29, as ações começarão às 18 horas.

O grupo da foto já foi considerado nada mais nada menos que a Banda oficial do Memorial Renato Russo e conquistou alguns títulos de campeão de bons festivais. Estamos falando da banda ‘Sistema Nacional’, que após seis anos sem produzir nada inédito voltou com tudo e acaba de lançar seu mais novo EP, o ‘Mentiras e Verdades’, que será lançado em junho com sete canções inéditas. Liderada pelo cantor Wanderson Ribeiro, as novas músicas prometem um autêntico som de Rock Pop, e melodias mais animadas, que as pessoas poderão dançar, gritar e se divertir. Aos que ficaram curiosos em conhecer o novo trabalho da banda, basta acessar as redes sociais: https://instagram.com/sistemanacional?igshid=YmMyMTA2M2Y=
https://www.facebook.com/SistemaNacional/
https://youtube.com/c/SistemaNacional

 

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) acaba de inaugurar o Espaço INB Resende, localizado ao lado da portaria principal da Fábrica de Combustível Nuclear no distrito de Engenheiro Passos, em Resende. O espaço, que fica em uma área cercada pela natureza, será aberto ao público e tem o objetivo de divulgar as atividades da empresa através de uma exposição permanente, bem como a promoção de aprendizado sobre sustentabilidade, cultura, ciência nuclear e inovação. As visitas devem ser agendadas através do e-mail [email protected]

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 9.684/22, que declara passistas de samba como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Além de exaltar a ala que traz o samba no pé e alegria a todos que assistem ao maior espetáculo da Terra, a iniciativa é mais um reconhecimento de Cláudio Castro à importância do Carnaval para a cultura e a sociedade fluminense. “O Carnaval não é somente uma festa. É uma celebração repleta de significados para a cultura e a sociedade, além de movimentar a economia e ser responsável pela renda de muitas famílias. Os e as passistas fazem parte desse contexto e também representam o verdadeiro samba no pé. Por isso, merecem esse reconhecimento”, declarou. Nada como uma eleição chegando, né?
Vale lembrar que em janeiro, o governador declarou, pela Lei 9.588/22, o mestre-sala e a porta-bandeira Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Rio de Janeiro. Em abril, reconheceu o Sambódromo da Marquês de Sapucaí Patrimônio Material do Estado, com a finalidade de preservar a cultura do samba, da música e da história do Carnaval.

 

A multinacional francesa Saint-Gobain, em parceria com a Bigland.co, lembra que está terminando o prazo das inscrições para deficientes físicos em sua fábrica de Barra Mansa. São quatro vagas: analista de Business Partner (2 vagas); analista de Recursos Humanos Jr (1 vaga) e analista de Cultura Organizacional (1 vaga). Os interessados devem se inscrever através do site vagas.bigland.co/rhsgpam até o dia 31 de maio.
O Senac EAD está oferecendo 300 vagas gratuitas no Rio de Janeiro, incluindo Volta Redonda, com 50 vagas, para os cursos de técnico em Administração e técnico em Logística. As aulas serão na modalidade de educação à distância e as inscrições devem ser feitas, até o dia 6 de junho, pelo site https://www.ead.senac.br/gratuito. Para se candidatar às vagas, é preciso comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados; ter a partir de 16 anos de idade e estar cursando no mínimo o 2º ano do Ensino Médio.

 

As aulas do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) de Volta Redonda já começaram na terça, 24, no Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado. Só que a iniciativa, voltada para jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, e que querem concluir o Ensino Fundamental (até o 9º Ano), ainda está aceitando inscrições para o seu curso que tem duração de 18 meses e oferece qualificação profissional (Administração), aulas de informática e bolsa auxílio de R$ 100, além de transporte. Os interessados devem procurar o escritório do ProJovem Urbano, na secretaria de Educação (SME), de segunda à sexta, das 8 às 16h, munidos de cópias de documentos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3356-7000 ou (24) 99873-4492.

 

A secretaria de Ação Comunitária da prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o UniFOA, promove hoje, sábado, 28, das 9 às 16 horas, na Praça Brasil, o ‘Megacidadania Aqui’, envolvendo diversas ações sociais, de saúde e atividades recreativas e esportivas, e de serviços, como a emissão de documentos. Durante o evento haverá aplicação de doses de vacinas contra Influenza e Covid-19; aferição de pressão; cortes de cabelos; orientações sobre a criação de horta e plantio de mudas com profissionais da secretaria de Meio Ambiente e alunos do curso de Engenharia Ambiental da FOA, entre outras.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp