sábado, setembro 7, 2024
CasaGERALOs animais agradecem

Os animais agradecem

Renan anuncia que governo do Estado deverá construir hospital veterinário em Volta Redonda

Os leitores do aQui devem se lembrar que na edição de no 1300, de 30 de abril, o secretário de Proteção e Defesa dos Animais da cidade do Rio de Janeiro, Vinícius Cordeiro, anunciou durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Alerj, presidida pelo deputado Gustavo Schmidt, que os fluminenses teriam, ainda em 2023, o maior hospital veterinário da América Latina. Pois bem. Coincidência ou não, os moradores de Volta Redonda vão poder se gabar, dentro em breve, de ter o melhor hospital veterinário do estado do Rio. Ou, pelo menos, da região.
A boa notícia foi dada pelo vereador Renan Cury, defensor da causa animal, ao sair de um encontro que teve, na tarde de segunda, 23, com o governador Cláudio Castro, a quem apresentou a proposta da construção de um hospital veterinário com atendimento gratuito em Volta Redonda. A sugestão, segundo Renan, teria sido bem recebida pelo governador e foi testemunhada pelo deputado federal Doutor Luizinho (PP).
De acordo com Renan, a reivindicação da construção de um hospital veterinário público e gratuito é um sonho antigo dele. “Infelizmente, a situação financeira de Volta Redonda, onde sou vereador, não é boa, o que dificulta tirar a ideia do papel. Por isso, busquei ajuda do governador”, justificou, defendendo ainda a tese de que a unidade seja construída em Volta Redonda, mas que atenda animais de toda a região. “Isso vai ajudar muito a população e os protetores, que, muitas vezes, se endividam para poder salvar animais feridos nas ruas”, completou.
Cláudio Castro, destaca Renan, ficou entusiasmado com a proposta apresentada pelo vereador, que foi além. Disse que o governador passou a cogitar a construção de outras unidades em diferentes regiões do estado. “A solicitação do Renan é importantíssima não só para o Médio Paraíba, mas para todo o estado”, teria dito Castro, que teria ficado preocupado apenas em definir o local que poderá abrigar o hospital no Sul Fluminense. “Vamos fazer o mais rápido possível, se Deus quiser. Basta encontrar o lugar apropriado”, garantiu Castro, como bom político que é, pensando na sua pré-candidatura à reeleição.
Se depender de Renan, o futuro hospital veterinário de Volta Redonda poderá ser criado na região do Roma. “Já estamos buscando um lugar adequado. Queremos definir o mais rápido possível”, acrescentou.
América Latina
Conforme o aQui mostrou, em 2023, o estado do Rio deverá ter o maior hospital público veterinário da América Latina, com especialidades em oftalmologia, oncologia, ortopedia e internação. Os dados são do secretário de Proteção e Defesa dos Animais do Rio, Vinícius Cordeiro, que disse também que atualmente a maioria da demanda é por procedimentos de ortopedia devido a casos de atropelamento de animais, além de ser um serviço mais caro e a que a população carente não tem acesso. “Nós precisamos urgentemente da construção de rede de saúde de bem-estar animal no Rio e no interior do estado. Estamos no processo de construção do maior hospital universitário da América Latina, que provavelmente será na zona norte da cidade do Rio. O projeto inicial já está pronto e estamos indo para a segunda fase, que é o processo de licitação do edifício, que terá três andares”, detalhou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp