Roberto Marinho
Não se sabe de quem foi a ideia genial. Nem mesmo a prefeitura de Volta Redonda quis batizar a “obra” (ver nota no final da matéria). Afinal, filho feio não tem pai. O fato é que moradores da cidade do aço foram surpreendidos com vários canteiros de árvores, principalmente na Vila, completamente cimentados. Até pequenas mudas, com pouco mais de um metro de altura e tronco da espessura de dois dedos, ganharam um vistoso colar de concreto.
A coisa foi tão absurda que logo um internauta postou fotos de árvores na Avenida Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, a rua da rodoviária, com os canteiros cimentados. No dia seguinte, mostrou a mesma coisa acontecendo com as árvores próximas da Cúria Diocesana, na Vila. As postagens tiveram muitas curtidas e comentários, a maioria absoluta lamentando a “obra” e “elogiando” os autores.
Não demorou muito para que a mobilização virtual surtisse efeito. E funcionários da secretaria de Infraestrutura passaram a destruir, a marretadas, o cimento colocado em torno de todas as árvores. E em nota enviada ao aQui a SMI justificou o injustificável. “A equipe de campo da SMI realizou a cimentação por um erro, mas que já foi sanado”. Que tenham aprendido.