quarta-feira, maio 25, 2022
CasaGERALCAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS   

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS   

Na quarta, 9, o Hospital São João Batista (HSJB) realizou a sua segunda captação de órgãos e tecidos para transplantes deste ano. O doador foi um homem, de 39 anos, que teve morte encefálica confirmada após um período internado na unidade. A autorização para a doação, como de praxe, foi dada pela família. Segundo a enfermeira exclusiva da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HSJB, Daniela da Silva, foi possível fazer a captação dos dois rins e fígado em cirurgia feita por cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes (PET).
A cirurgia de captação durou cerca de quatro horas e vai beneficiar três pessoas que estão na fila única de espera em todo o estado do Rio de Janeiro. “Três pessoas diferentes receberão os órgãos, fígados e os dois rins. Sabemos que é muito difícil perder um ente querido, mas a generosidade de muitas famílias logo após a perda faz total diferença na vida de muitas pessoas que aguardam pelo transplante”, comentou Daniela.
O incentivo à doação de órgãos e tecidos é de responsabilidade da CIHDOTT, que atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, psicólogos e assistentes social. São eles que fazem a abordagem à família para obter autorização para a doação. A captação só é possível com o aval dos familiares – com parentesco até segundo grau (mãe, pai, cônjuge, filhos).
Daniela mencionou que a morte encefálica tem que ser documentada por dois médicos distintos após exa-mes por imagem – eletro ou doppler. E que quando o consentimento familiar é obtido, os coordenadores comunicam a Central Estadual de Transplantes. “A pandemia da Covid-19 causou um impacto gerando uma redução no número de doadores e consequentemente de transplantes, mas gradualmente estamos retomando as captações”, comentou.

Artigo anteriorColuna Reta
Artigo seguinteColuna Social
ARTIGOS RELACIONADOS

Mudo e com a mão no bolso

Estado

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp