Bate bola – Sergio Luiz

Olha só que furo! Uma relíquia e mereceu ser a capa do nosso livro. É do time Rodoviário A.C.
A foto é do acervo “Fiinho” que até hoje bate uma bolinha no time de master do América do Rústico.

esporte

Em pé, da esquerda para a direita: Zezinho, Almir, Toninho Marreta, Tim, Veludo, Pedrão e Joaaquinzinho (árbitro). Agachados: Adão, Hércules, Garrincha, Fiinho, Vanderlei e Loló.

Placar mentiroso

Sempre digo que o placar de 2 a 0, construído no primeiro tempo, é mentiroso. A vantagem leva o time a dar uma relaxada, pensando que o terceiro sairá a qualquer hora. Isso quando os treinadores não optam por recuar os jogadores para ‘garantir’ o resultado, e jogar em contra-ataques. Esquecem que, ao recuar, o adversário avança, fica mais próximo do seu gol, e com maior posse de bola. Basta uma falha ou uma jogada individual para dar moral ao adversário.

 

Na segunda, 4, isso se confirmou. O Voltaço saiu na frente do Tupi, e no primeiro tempo fez dois gols – David Batista, de pênalti, e Marcelo de cabeça. Pintava uma goleada. Entretanto, no segundo tempo, bem ao estilo Surian, o Volta Redonda recuou. E, como castigo, tomou o primeiro gol. Pior: o volante Pablo foi expulso infantilmente depois de uma entrada maldosa em um adversário. Com um homem a mais, o Tupi partiu para cima e logo depois empatou o jogo em 2 a 2.

 

O empate manteve o Volta Redonda na terceira colocação do Grupo B, agora dois pontos à frente do Ypiranga (RS). O resultado foi decepcionante para a torcida – de mais de 2000 pessoas – que prestigiou a equipe, e o time de Surian perdeu a oportunidade de definir sua classificação para as oitavas de final.

Apesar de tudo, o tricolor de aço depende apenas dos seus esforços. Terá que vencer o líder São Bento, já classificado, hoje, sábado, 9, às 17 horas, em Sorocaba, para não depender de uma combinação de resultados, caso empate. Quem viver verá!         

 

Troféu

O troféu Miguel Cautieiro, disputado por Volta Redonda e Tupi, e que tem o nome do avô do presidente Flávio Horta – que foi presidente do Tupi em 1920 -, ficou com o Voltaço. Presente de avô, né?

 

Rodada final

Além de Volta Redonda e São Bento, teremos os seguintes jogos: Botafogo-SP x Ypiranga, em Ribeirão Preto; Macaé x Tombense, em Macaé; Tupi x Bragantino, em Juiz de Fora; e Joinville x Mogi Mirim, em Santa Catarina. Jogos às 17 horas. A partida entre São Bento e Volta Redonda será transmitida pelo Canal Interativo.

 

História

Quem mandou essa foi o meu amigo Nei Geraldo Azevedo. Na década de 60, o Avenida era um timaço do bairro Niterói em Volta Redonda. Certa vez foi jogar no campo do Porto de Areia, no antigo Acampamento Central, no Jardim Paraíba. Num lance, o juiz marcou um pênalti contra a equipe da casa, que tinha como goleiro o lendário e fenomenal Jaime Gambá. Décio Amorim, cobrador oficial do Avenida, cracaço que tinha chumbo nos pés, se preparou para pegar. Sabendo que Décio era muito nervoso, Gambá chegou próximo dele e desafiou: “Se for o Décio Amorim que vai bater, eu pego”. Aquilo doeu como se fosse uma marretada na cabeça do pé de chumbo. Irritado, nervoso e mordendo a língua, Décio não conversou, soltou um torpedo tão forte, que estourou no peito do desafiante, que chegou a cair dentro do gol. Porém, a força do chute fez com que a bola voltasse ao meio de campo. No intervalo, o goleirão exibiu a marca da bola nos braços, como se fosse um troféu. Gambá pode ter ido parar no gol, mas cumpriu a promessa de defender o pênalti cobrado por Décio Amorim.

 

Vitoriosos

Após dois anos sem competir, a equipe de Ginástica Olímpica de Volta Redonda retornou com vitórias. Doze atletas da cidade, entre 8 e 12 anos, participaram do Campeonato e Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim, realizado no Rio de Janeiro. Ao todo foram 10 alunos que subiram ao pódio e conquistaram 19 medalhas: sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

 

Desfalques

O Voltaço terá quatro desfalques para o jogo contra o São Bento. O lateral Michel Benhami, o zagueiro Luan e o atacante Gustavo estão suspensos pelo terceiro cartão. Já o volante Pablo terá que cumprir suspensão automática. Por outro lado, o volante Bruno Barra, que cumpriu suspensão, volta ao time.

 

Barra Mansa

Recebo a informação de que a diretoria do Barra Mansa conseguiu juntar dinheiro para pagar o recurso pleiteando a punição ao Carapebus, por ter escalado um jogador sem condições legais. Se ganhar a questão, o Leão poderá salvar sua pele. Até então, o Barra Mansa está rebaixado para a terceira divisão. A esperança é a última que morre.

 

Bola fora

Para os sinalizadores acesos por parte da torcida do Voltaço no jogo contra o Tupi. Será que a rapaziada não sabe que isso é proibido? Como o árbitro citou que o jogo foi paralisado por causa da fumaça, o Volta Redonda pode ser punido. Lamentável!

 

Bola dentro

Para a torcida da Volta Redonda, que compareceu com mais de 2000 torcedores no jogo contra o Tupi. Gritaram, xingaram, vibraram e, infelizmente, o time decepcionou. Valeu pela festa, que foi bonita.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp