Este é o time do América, do Rústico, campeão da Taça Francisco Torres, em 1975. O técnico era o Totonho e o presidente era o Zé 51. Pertence ao acervo do Luiz Gonzaga. Em pé da esquerda para a direita: Gonzaga, Marinho, Neném, Jorge Vampiro, Guilherme e Macaé. Agachados: Binha, Dida, Esticadinho, Zé Maria e Sabará.
A conta chegou: Voltaço rebaixado
A campanha do Voltaço no estadual de 2022 é, certamente, uma das piores da história do clube e o rebaixamento para a segunda divisão reflete o momento infeliz de um clube que vinha, ao longo dos anos, sempre se posicionando entre os quatro melhores do futebol carioca. Mas tudo mudou. É inexplicável, intolerável e inaceitável o momento que o Volta Redonda vive atualmente, ou seja, chegou ao fundo do poço. E vai pagar caro por isso.
A atual administração do clube, que começou bem no seu primeiro mandato, se perdeu ao longo do tempo. A diretoria, composta por familiares e amigos do rei, mostra não ter identificação com Volta Redonda. A não ser o presidente Flávio Horta, que nos anos 80, chegou a ser responsável pelo departamento jurídico, os demais são forasteiros que caíram de paraquedas na cidade do aço. Sem falar que formou uma base de apoio dentro do Conselho Deliberativo, inoperante, que assistiu à derrocada, sem cumprir sua missão de fiscalizar. Nem cobrar, cobrou. Pelo contrário. Mostrou lealdade aos dirigentes e assistiram a vaca ir para o brejo, com sininho e tudo.
A formação do time é um verdadeiro mistério. Jogadores desconhecidos, sem a menor expressão, mas bem pagos, ocupam espaços reservados aos garotos da base. Se não bastasse a falta de qualidade, alguns não mostraram comprometimento com o clube. Basta assistir ao vídeo da vergonhosa goleada para o Botafogo, quando o time nem esboçou uma reação. Pior: na leitura do jogo se apresentava, como se dessem um f…-se.
O pior é que o Voltaço virou motivo de chacota na imprensa não só carioca, mas também pelo Brasil. Isso mancha o nome do clube e da cidade que lhe empresta o nome. O Boavista recuperou no tapetão os três pontos do jogo do Flamengo, que foram fundamentais para a queda do Volta Redonda. E agora, quem será responsabilizado? Pode até aparecer algum gaiato dizendo: “Eu assumo a responsabilidade”. Mas, e daí? Será punido? É claro que não. Quem viver verá.
Recurso
O Tribunal Pleno do TJD-Tribunal de Justiça Desportiva, julgou na quinta, 10, o Recurso Voluntário com Pedido de Efeito Suspensivo Recorrente do Boa Vista contra a decisão da 5ª CDR (que aplicou ao clube a multa de R$ 500,00 e a perda de sete pontos). O Tribunal decidiu, por unanimidade, devolver ao Boavista, os três pontos do jogo contra o Flamengo. Sendo assim, o Volta Redonda está rebaixado para série A2, ou segunda divisão do estado. Cabe recurso e a diretoria do Voltaço, promete recorrer, apesar de não ter pedido os pontos do Boavista, tal como fizeram Nova Iguaçu, Bangu e Madureira, o que torna difícil reverter o resultado.
Esperança…
… a que havia, morreu no tapetão quando o TJD devolveu três pontos ao Boavista do jogo contra o Flamengo. Agora não há mais chances de se classificar. O Voltaço ocupa a lanterna da Taça Guanabara, com cinco pontos, o mesmo que o Boavista. Porém perde no número de vitórias, primeiro critério de desempate, por 3 a 1 e como só falta uma partida, não conseguirá se igualar ao time de Bacaxá. Mesmo que tivesse o mesmo número de vitória, perderia no segundo item, que é o saldo de gols. O Voltaço tem 10 negativos contra 3 negativos do Boavista. Hoje, sábado, 12, às 16 horas, já rebaixado, o tricolor de aço enfrenta a Portuguesa, na Ilha do Governador. Só para cumprir tabela…
Série B
Sendo rebaixado, o Voltaço ainda poderá voltar à primeira divisão em 2023. Basta ser campeão da segunda divisão ainda este ano. E sua estreia será no dia 30 de abril contra o Friburguense, às 15 horas, no Estádio Eduardo Guinle, em Friburgo. O Volta Redonda terá que disputar duas competições ao mesmo tempo. A série C do brasileiro e a segundona do estadual. Veja o buraco fundo que jogaram o tricolor de aço.
Semifinal
Fluminense, Flamengo, Botafogo e Vasco já estão classificados, sendo que alvinegros e cruzmaltinos brigam pelo terceiro lugar. Ambos somam 19 pontos, sendo que o fogão tem saldo de gols de 8 contra 5 do vascão. O Botafogo pega o Audax em Angra dos Reis e o Vasco encara o Resende em São Januário. Ambos às 16 horas. Já o Fluminense, como campeão, e o Flamengo, como vice da Taça Guanabara, jogam por dois empates. O tricolor joga contra o quarto colocado e o Flamengo enfrenta o terceiro.
Final
Os vencedores na semifinal, decidirão o título de campeão carioca de 2022, em duas partidas, sem vantagem de pontos para qualquer um deles. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, será declarado campeão, o clube que tiver melhor saldo de gols nas partidas. Persistindo o empate a decisão será nos pênaltis.
História
Juarez, um ponteiro esquerdo do time de aspirantes do Granjense, clube da segunda divisão do futebol da minha Além Paraíba, levou uma canelada durante uma partida. Aos ser atendido pelo massagista Ninho Paca, nosso herói gemia de dor e apelou: “Anda aí cara, passa aquele cheirinho de jogador!”, pedia, referindo-se ao ‘tal Balsamo Bengué’, quem se lembra? Como não sabia do que se tratava, Ninho Paca puxou daquela maleta branca com uma cruz vermelha no meio, uma garrafinha de pinga e mandou que o “craque” tomasse uma dose. Foi tiro e queda. Juarez levantou-se, bateu o pé no chão e daí pra frente chegou a voar em campo. Perguntaria: “Isso pode Arnaldo”.
Apelo
Já que o prefeito Neto não quer intervir na vida do Voltaço, devido a sua amizade com alguns dirigentes do clube (o vice Flávio Horta Júnior não sai do Palácio 17 de Julho), os torcedores andam sugerindo os nomes do ex-presidente Rogério Loureiro, do ex-jogador Waltinho e do ex-deputado e craque Deley Oliveira. O rebaixamento do Volta Redonda irritou os torcedores que não escondem mais: querem mudanças imediatas.
Bola Fora (I)
Para o time do Vasco, que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Juazeirense, um time humilde e que um dos seus jogadores, o meia Clebson, conserta máquinas de lavar, tem 36 anos, mede 1,5 m, pesa 80 kg e nas horas vagas faz bico jogando futebol. É mole? A propósito: o jogo terminou empatou em 1 a 1 no tempo normal e o Vasco perdeu nos pênaltis por 4 a 2. Até Nenê, o craque, perdeu o seu…
Bola fora (II)
Para mais uma humilhante goleada sofrida pelo Voltaço, desta vez para o Botafogo. O tricolor de aço continua rumo ao rebaixamento. Está passando da hora de mudar para tentar recuperar o Volta Redonda.
Bola dentro
Para o time do Fluminense, que está numa fase espetacular sob o comando de Abel Braga. Até agora foram 12 vitórias consecutivas, na Taça Guanabara e Libertadores. Joga hoje, sábado, contra o Boavista, em Bacaxá, e pode alcançar a marca de 13 vitórias seguidas. Detalhe: A última vez que conseguiu essa façanha foi em 1959, quando obteve 10 vitórias.