sexta-feira, junho 2, 2023
CasaEditoriasEsporteBate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

Este era o Voltaço no ano de 1978. Um dos melhores times do tricolor de aço. Foto pertence ao acervo do Flávio Fubá.

Em pé da esquerda para direita: Mauro Cruz, Waldirzinho, Miguel Banana, Nardo, Ari Clemente e Edinho. Agachados: Botelho, Rubenval, Té, Paulo Reina e Paulo César Espenata Neném.

Voltaço está na semifinal
Depois de mais uma goleada histórica, desta vez sobre o Madureira, por 6 a 0, no caldeirão que é Conselheiro Galvão, o Volta Redonda foi a Bacaxá e conseguiu empatar (3 a 3) com o Boavista. Foi o suficiente para se classificar para a semifinal do Carioca de 2023. Deixou para trás o Botafogo, que foi eliminado ao ser vergonhosamente derrotado pela Portuguesa por 1 a 0.
Independentemente do que ocorrer nas semifinais, essa já é uma das mais belas campanhas da história do tricolor de aço. Em 11 jogos, obteve seis vitórias, tendo derrotado dois grandes, Vasco e Fluminense, além de ter aplicado goleadas marcantes sobre Resende, Bangu e Madureira e uma vitória apertada sobre o Audax. Perdeu apenas três partidas: para Botafogo, Flamengo e Portuguesa; e arrancou dois empates, diante do Nova Iguaçu e Boavista.
O Volta Redonda, acreditem, tem chances de chegar ao título. Entra como azarão, termo usado nas corridas de cavalo, quando um cavalo menos cotado ganha o páreo, azarando a vida de muitos apostadores. E por que não? Quem viu o Voltaço jogando sabe que o time tem potencial para surpreender e disputar de igual para igual com os demais finalistas. Quem viver verá!

Série C

A CBF divulgou a tabela da série C do Brasileirão de 2023, que vai começar no dia 2 de maio e terminar no dia 12 de novembro. O Voltaço estreia em casa (C) contra o Pouso Alegre-MG. Depois joga contra o Floresta-CE (F), Brusque (F), América- RN (C), Paysandu-PA ©, Manaus-AM (F), Náutico-PE (F), Botafogo-PB (C), São Bernardo-SP (F), Ypiranga-RS, Botafogo-SP (F), Ferroviário-CE (C) e Campinense (C). As datas ainda serão confirmadas.

História
Mais uma do meu amigo e radialista Paulo César Alves. Ao transmitirmos um jogo no Maracanã, pela Rádio Sul Fluminense, estávamos caminhando ao lado do Estádio Célio de Barros. De repente, vimos o PC com o olhar perdido em direção à pista de atletismo. Encostei e perguntei o que estava rolando. Com os olhos lacrimejando, nosso herói, emocionado, respondeu: “É, amigo. Aqui nesta pista eu vivi grandes momentos no atletismo brasileiro”. Surpreso, afinal não sabia que ele praticava o atletismo, perguntei: “Como assim, PC? Você foi fundista?”. Na lata e sem pestanejar, ele devolveu: “Foi aqui que eu consegui bater o recorde sul-americano dos 1.500 metros e os 100 metros com barreira, obtendo índice para disputar os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976”. Desconfiado, retruquei: “Mas você foi a Montreal?”. Escorregadio, PC mandou essa: “Não, não fui. Uma contusão no músculo lombar vertebral (?) me tirou dos jogos. É por isso que estou chorando”. Cascata pura. É mentira, Terta?

Copa do Brasil
A partida válida pela segunda fase da Copa Brasil, entre Atlético-GO e Volta Redonda, está marcada para o dia 16, quinta-feira, às 19 horas, no Estádio Antônio Accioly. Assim como na primeira fase, os duelos desta etapa serão em jogo único e não há vantagem do empate para a equipe visitante. Caso o placar termine igual, depois dos 90 minutos, as vagas para a terceira fase serão definidas nos pênaltis. SporTV e Premiere transmitem os jogos.

Resende
Numa das piores campanhas da sua história, o alvinegro resendense foi rebaixado para a série A2, a segunda divisão do estado. Longe de ser o time que deu trabalho aos grandes e um grande algoz do Voltaço, neste ano mostrou uma fragilidade técnica incompreensível. Afinal, o clube tem uma bela estrutura, conta com um grande Centro de Treinamento, tem o apoio de um grupo de empresários e é parceiro do Lyon, da França. Isso sem falar que foi eliminado de forma precoce da Copa do Brasil. Para disputar a série C, o Resende terá que
refazer todo o seu planejamento e se reforçar, pois com o que tem no momento, não vai a lugar nenhum. Lamentável!

Maracanã
A Conmebol anunciou que a decisão da Libertadores de 2023 será no Maracanã, no dia 11 de novembro. A final da Sul-Americana, prevista para dia 28 de outubro, será em Montevidéu.

Bola fora
Para a eliminação do Botafogo. Um clube com a tradição alvinegra, e o primeiro a aderir à SAF, não poderia ficar de fora dos quatro melhores do Rio. A impressão que se tem é de que os jogadores querem fritar o português Luiz Castro… Quem viver verá!

Bola dentro
Para a classificação do Volta Redonda, entre os quatro melhores do Rio. Vai disputar a semifinal do Cariocão e já tem garantida participação na Copa do Brasil de 2024. Tá valendo!

Artigo anteriorCom o lixo na mão
Artigo seguintePelo cano
ARTIGOS RELACIONADOS

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

Bate-Bola Sergio Luiz

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp