sexta-feira, fevereiro 23, 2024
CasaEditoriasBarra MansaBarra Mansa inicia medição do LIRAa

Barra Mansa inicia medição do LIRAa

Já a secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância em Saúde Ambiental, iniciou a semana realizando a medição do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado deverá ser concluído nos próximos dias e determinará as próximas ações a serem realizadas pelo órgão. O LIRAa é um método de amostragem utilizado em todo o Brasil e constitui uma importante ferramenta para mapear as regiões onde está presente o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue). Através dos resultados, a Vigilância avalia os riscos e foca o trabalho onde são registrados mais casos.
A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância Ambiental Millena Borges ressaltou a importância do trabalho da população para ajudar no combate à dengue. “Devido à intensificação das chuvas e um acúmulo maior de água em todo lugar, temos que fazer o máximo possível para retirar todos os objetos que estejam a céu aberto e possam acumular água. Neste período, as pessoas têm que estar mais atentas em relação ao seu quintal e sua residência. Então, a conscientização é a chave do sucesso do programa de combate ao Aedes aegypti”, destacou.
As denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito podem ser feitas à Vigilância Ambiental pelo telefone: (24) 3512-0722.

FUMACÊ
Desde segunda, 8, Barra Mansa também começou a usar o carro fumacê em diversos bairros. Veja a programação:
– 15/01: Ano Bom, Vila Orlandélia, Vila Delgado e transversais.
– 16/01: Roberto Silveira até o Sesi e todas as transversais.
– 17/01: Centro, Morro Cruzeiro, Verbo Divino, Albo Chiesse e Estamparia.
– 18/01: Vila Maria e Saudade
– 19/01: Bom Pastor, Boa Vista, Bairro de Fátima e Vargem Quartel.
A programação está sujeita a alteração por conta de chuva ou vento forte, já que
o carro não circula nessas condições. As informações podem ser conferidas diariamente no perfil da prefeitura no Instagram: @barramansarj.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp