quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERAL66 anos da Guarda Municipal

66 anos da Guarda Municipal

Na terça, 9, a Guarda Municipal de Volta Redonda comemorou 66 anos de existência. O órgão, que já foi pivô de longas polêmicas ao longo das décadas, foi a primeira força de segurança criada na cidade do aço após a emancipação de Barra Mansa. Para comemorar a data, o comando da GM promoveu um culto, ministrado por um dos integrantes da corporação, que é pastor, e ofereceu um café manhã para os agentes da ativa e aposentados na sede da Ilha São João.
Para o atual comandante da GM, João Batista dos Reis, desde a sua criação, a instituição vem cumprindo seu papel: zelar pelo patrimônio público. “O primeiro decreto-lei do prefeito Sávio Gama foi a criação da Guarda Municipal, que tinha como ideia aproximar as forças de segurança da população e até hoje é assim. A GM é o órgão que está mais próximo da população. Somos os primeiros a chegar nos locais de acidentes, estamos próximos quando existe uma fiscalização ou no dia a dia do trânsito, por exemplo”, comentou Batista, explicando que quando a Guarda Municipal de Volta Redonda foi criada, a cidade era área de segurança nacional, sendo que os delegados e os prefeitos eram nomeados pelo presidente da República. O policiamento da cidade era feito pelas polícias do Exército, a temida PE, e da própria CSN.
Guarda municipal concursado desde 1990, Batista disse que se sente muito honrado em poder estar como comandante da corporação e frisou o desafio que a pandemia do novo coronavírus trouxe ao cotidiano dos GMs. “Para mim, é uma honra fazer parte da Guarda Municipal e ser um agente. Nem mesmo quem se aposenta deixa de ser guarda municipal. A pandemia trouxe uma nova dinâmica de trabalho e nós estamos buscando sempre a orientação. Hoje somos um órgão mais educativo do que propriamente punitivo. Antes da punição, temos buscado entender a situação das pessoas, oportunizando o aprendizado”, destacou, finalizando: “Parabéns à nossa Guarda Municipal nestes 66 anos, e que possamos primar com orgulho do que fazemos e escolhemos como profissão, buscando um legado de exemplo, determinação, efetividade e contribuição nesta história que escrevemos diariamente. Que possamos inspirar e continuar inspirando pessoas e instituições”, pondera.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp