quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALOn-line e gratuito  

On-line e gratuito  

Baseada no conceito de que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar suas próprias soluções para problemas do cotidiano, a Cultura Maker vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Atento a essa tendência, o Hacktudo Sul Fluminense traz em sua programação o Hack Maker, uma feira virtual totalmente interativa que vai expor invenções conectadas ao universo das novas tecnologias e da cultura digital criadas por makers da região. A exposição será totalmente on-line e gratuita e vai acontecer de 22 a 28 de fevereiro pelo site www.hacktudo.com.br.
“A Cultura Maker provoca o potencial criativo das pessoas, fazendo com que elas raciocinem e ajam de maneira pouco convencional. É o famoso ‘pensar fora da caixa’. E com a facilidade de acesso tecnológico atualmente, vemos cada vez mais pessoas interessadas em aprender e se desenvolver”, argumenta o professor Frederico Pitassi de Paula, do Colégio Municipal João XXIII, de Volta Redonda.
Entre as invenções que serão expostas no Hack Maker está a ‘Casa Inteligente’, dos estudantes do Ensino Fundamental do João XXIII, Gabriel de Souza Salomé Machado da Costa e Maria Eduarda de Sousa Teixeira. No projeto, diversas atividades da rotina diária de uma residência foram automatizadas usando recursos tecnológicos e sustentáveis.
“A ‘Casa Inteligente’ busca otimizar tarefas com segurança e praticidade como, por exemplo, acender e apagar qualquer lâmpada da casa por meio de um comando de celular. Temos ainda o sensor de presença, que é ativado automaticamente quando alguém se aproxima do ambiente e, após isso, somente com cartão magnético ou biometria essa pessoa pode entrar na casa com segurança”, explica o professor Frederico.
O Hack Maker também vai exibir o projeto do aparelho de ar-condicionado e ventilador portáteis dos alunos do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII, Robson de Freitas Claudino e Samuel Lauriano de Freitas Vieira. Eles confeccionaram os dois produtos usando apenas peças reutilizáveis e o resultado foi uma refrigeração eficaz e de baixo custo. Os aparelhos ainda possuem a vantagem de poderem ser transportados para qualquer local.
E para aqueles que gostam de tecnologia associada à emoção, as ‘Batalhas de Robôs Sumô’ prometem divertir os espectadores. Os protótipos foram criados pelos estudantes Abraão de Oliveira Baiano, Gustavo André Nobre de Mattos e Nicolas Cordeiro Nogueira, que fizeram os projetos mecânico e eletrônico dos robôs. Além das atrações orientadas pelo professor Frederico, a feira terá um projeto orientado pelo professor Pedro Augusto, da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras).
“A Cultura Maker é uma grande aliada ao aprendizado, pois faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento. Oportunizar ao Sul Fluminense um evento como o Hacktudo, no qual várias vertentes da cultura digital vão estar juntas, sem dúvidas vai potencializar o desenvolvimento da nossa região. É um ganho enorme para profissionais e estudantes que buscam por conhecimento de qualidade”, ressaltou Frederico.
Ao todo, seis invenções serão expostas virtualmente no Hack Maker, no site www.hacktudo.com.br. Por meio de fotos e vídeos, associadas a modernos recursos digitais, os espectadores vão poder ver de perto cada detalhe dos projetos.
FESTIVAL DIGITAL
E GRATUITO
Além do Hack Maker, a programação do Hacktudo Sul Fluminense conta com diversas ativi-dades culturais, práticas e de entretenimento. Pela primeira vez, o festival de cultura digital será realizado fora da capital carioca. A versão,100% gratuita e on-line, acontece entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março.
A programação completa do festival pode ser acessada no site www.hacktudo.com.br ou nas redes sociais usando @hacktudofestival.
O Hacktudo Sul Fluminense é realizado pela Araucária Agência Cultural e conta com o patrocínio e parcerias de empresas que apostam nas propostas do projeto, entre elas a CSN Inova, Saint-Gobain, ETPC, Fundação CSN, M4U, além do apoio da comunidade Rio Sul Valley e da coprodução da Tr1vor.
Serviço
Hack Maker – atração do HACKTUDO Sul Fluminense
Realização do evento: de 22 a 28 de fevereiro
Local: www.hacktudo.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp