Geral

A fonte secou
A secretaria de infraestrutura de Volta Redonda merece aplausos. Por vários motivos, sendo que o principal é o de atender, com urgência, as reivindicações dos moradores. Não todas, mas a maioria. Exemplo foi dado no final de semana passado quando o titular da pasta, Jeronimo Telles, depois de tomar ciência de reclamações envolvendo a Praça dos Expedicionários, na 60, não perdeu tempo e logo na manhã de segunda, 20, enviou uma equipe para fazer uma ‘faxina geral’ no local, que também é conhecido como a ‘pracinha do Royal’.
O mato foi cortado, tudo foi varrido e a água da fonte existente na praça, que fica ao lado de um antigo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e de outras peças de guerra, foi devidamente tratada com cloro. Só não deu para pôr o chafariz em funcionamento por um pequeno grande detalhe: o motor está queimado. Mas, segundo funcionários da SMI, ele pode voltar a funcionar. “É só trocar os rolamentos”, disse um deles. Outra solução, já um pouco mais onerosa, seria comprar um novo motor. “Fica em R$ 1.800”, anunciou, descartando a proposta apresentada por um dos moradores de transformar a fonte em um canteiro de flores. “É só arrumar o motor e cuidar do equipamento”, simplificou.
Eles foram além. Revelaram ao aQui que a cidade do aço conta apenas com uma fonte funcionando. A da Praça Brasil, que é a principal de Volta Redonda. A que existe no centro, em frente à igreja Ministério Madureira, perto da rodoviária, está até sem água. As demais, como a da 60, estariam com problemas de manutenção. Procurada para falar do assunto, a prefeitura de Volta Redonda até o fechamento desta edição não tinha se pronunciado.

 

O fim de semana vai ser de agito em Penedo com a apresentação do show “Batida Diferente”, com a banda ‘Giliade Lima Trio’. O grupo é composto por Giliade, guitarrista que já atuou com grandes nomes da música, como Leny Andrade, Derico, Robertinho Silva, Arismar do Espírito Santo, Wagner Tiso e Ney Conceição, e ainda o baterista Vinícius Lima e Clarice Roberta no baixo acústico eletrônico. No repertório das canções, há sucessos como: Rancho Fundo e Fotografia, especialmente interpretadas ao contrabaixo, além de standards de jazz com arranjos modernos e muito improviso. O show acontecerá no Jazz Village Bistrô, localizado na Rua Toivo Suni, 33, às 20 horas. Os interessados em fazer parte da festa devem reservar pelos telefones: (24) 3351-1275 ou (24) 99330-0168.

 

A prefeitura de Volta Redonda acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa de satisfação com usuários do Restaurante Popular. Dos 300 entrevistados, 63,3% responderam que o atendimento e a qualidade da refeição são excelentes; 29% consideram boa e apenas 4,6% disseram que o serviço é regular. Entre as principais observações feitas pelos usuários, está o retorno da feijoada no cardápio e algumas melhorias no prédio.

A secretaria de Saúde de Barra Mansa vai promover em outubro o ‘mutirão da mamografia’. A iniciativa faz parte das atividades alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’, de combate ao câncer de mama. Neste período também serão ampliadas as ofertas para a realização do exame preventivo de colo de útero. O intuito do mutirão, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, é reduzir a demanda reprimida dos exames existentes no município. “Nossa intenção é atender a todos os encaminhamentos feitos pelas 49 unidades de saúde. Para isto, vamos agendar os procedimentos, inclusive, para serem realizados aos sábados e domingos. Desta maneira será possível alcançar aquelas mulheres que atuam profissionalmente durante a semana e ficam com o tempo comprometido para os cuidados com a saúde”, destacou Gomes, ressaltando que a coleta de exames também será realizada em pacientes atendidas pelas equipes do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar).
A programação da campanha ‘Outubro Rosa’ será intensificada nos sábados, dias 02 e 23, de 8 às 17 horas, quando as unidades realizarão os dias ‘Ds’, com a coleta de material para o preventivo de colo de útero. Em ambas as datas, serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. Especificamente no dia 02, as unidades estarão atualizando o cartão de vacina das crianças que eventualmente tiverem perdido alguma dose da imunização prevista para a primeira infância.

 

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do município e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda promovem a partir de segunda, 27, um círculo de palestras on-line com o tema: “Envelhecimento, família e cidadania: um olhar sobre os idosos”. O encontro virtual vai até o dia 30, sempre às 14 horas, e debaterá direitos, deveres e cuidados com a pessoa idosa. O público-alvo são idosos, familiares e profissionais que lidam com a ‘Melhor Idade’. A participação é gratuita e pode ser feita via Google Meet: https://meet.google.com/nqg-rukq-grk. A participação nas palestras acontecerá via chat do Google Meet. A previsão é que cada uma dure cerca de 40 a 60 minutos.

O Banco da Cidadania, órgão ligado à secretaria de Ação Comunitária – Smac, promoveu na quinta, 23, a entrega de 21 chaves dos boxes dos Mercados Populares existentes na cidade do aço e que foram sorteados recentemente. A solenidade aconteceu no auditório da Smac, no Aterrado, com a presença do titular da Smac, Munir Francisco, e do gestor do Banco da Cidadania, Fernando Martins, na foto ao lado de alguns dos novos microempreendedores.

 

O Saae-VR recebeu na terça, 21, o Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente 2021, durante solenidade on-line para homenagear os cinco agraciados com a comenda de honra por iniciativas em prol do meio ambiente. A autarquia venceu com o projeto Águas de Reuso na ETE Ronaldo Gonçalves, no bairro Santa Cruz, que visa dá um pós-tratamento aos resíduos originados pela ETE, para serem utilizados em atividades que necessitam de água, mas que podem ser de qualidade inferior aos padrões de potabilidade. “Parabéns a todos os funcionários e aos projetistas e idealizadores. Essa iniciativa reforça o esforço do governo Municipal em atuar sempre em defesa do meio ambiente”, ressaltou o presidente do Saae-VR, Paulo Cesar de Souza, o PC.
Estão abertas as inscrições para o XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, evento que acontecerá de forma on-line nos dias 29 e 30 de outubro. O tema definido para este ano é “Ciência, tecnologia e inovação: presente e futuro” e abordará os desafios atuais e futuros da tríade transdisciplinar Ciência, Tecnologia e Inovação na era Pós-industrial.
Há 15 anos, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promove o evento de forma multidisciplinar com apresentações nas mais diferentes áreas. As inscrições podem ser realizadas no site www.unifoa.edu.br/coloquio.

Deixe um comentário