sexta-feira, março 29, 2024

Grampos

Homenagem – Na tarde de terça, 9, em um encontro na Câmara de Volta Redonda, o vereador Paulo Conrado fez a entrega de uma ‘moção de aplausos’ ao jornalista Luiz Vieira (foto acima), editor do aQui pela passagem do aniversário do antigo Opção, jornal por ele lançado em 1976. “A presente homenagem justifica-se pela importância que o jornal aQui tem na região Sul Fluminense, com um padrão de jornalismo sério e compromissado com a veracidade dos fatos. Sendo assim, tornou-se um veículo de informação confiável e respeitado em nossa região”, justificou o parlamentar.

Nota da redação: A Paulo Conrado e aos demais vereadores que aprovaram a moção de aplausos ao Opção e, por tabela, ao aQui, o nosso muito obrigado.      

 

Canil (I) – A Guarda Municipal de Volta Redonda começa a mostrar serviço desde que passou a ter um novo comandante. Prova é que a corporação reativou o seu canil, que estava inativo e o Grupamento de Operações com Cães voltou a funcionar. Atualmente, apenas com um cão no patrulhamento, mas de acordo com o responsável pelo canil, o inspetor Saimon, a intenção é ampliar o serviço. O cão é da raça Pastor Belga Malinois, e tem oito anos. Vai atuar no patrulhamento e policiamento de eventos como jogos de futebol, shows, operações de trânsito etc. 

Canil (II) – O comandante da GM, Dalessandro de Assis, garante que o cão é muito bem tratado. “O Scott recebe todo um tratamento específico e vai ao veterinário com frequência. Todos os agentes gostam e cuidam dele”, afirmou.

Boa medida – A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda voltou a acertar ao promover mais uma mudança no estacionamento da Vila. Dessa vez, foi na Rua 31. Com a mudança, mais 33 novas vagas foram criadas à direita de quem sobe a rua em direção à Igreja de Santa Cecília. Eram 61, agora são 94. Espera-se que, agora, os pais dos alunos de uma escola localizada entre as ruas 44 e 26 aprendam a estacionar e a respeitar as leis de trânsito.

A pasta, comandada pelo ex-vereador Maurício Batista, também iniciou na terça, 9, o trabalho de revitalização de pintura da Avenida Paulo Erley, que liga a BR-393 a Três Poços. Ele acredita que a avenida estará totalmente revitalizada já nos próximos dias.

 

Rua 26 – A secretaria de Transportes também criou mais 19 vagas de estacionamento ao longo da Rua 26, na Vila. Eram apenas 19 e agora são oferecidas 45 vagas. Para o prefeito Samuca Silva, o trabalho da secretaria, comandada por Maurício Batista, vem transformando Volta Redonda em uma cidade mais sinalizada e preocupada com a segurança nas ruas e avenidas. “Estas ações do poder público favorecem a cidade e melhoram a mobilidade para o público em geral. Estamos atentos em cuidar de toda a cidade, indo a todos os bairros com os serviços de manutenção indispensáveis no dia a dia”, enfatizou.

Muro – A Defesa Civil de Volta Redonda precisa dar uma dura nos diretores do Aero Clube, que estão dando sorte para o azar à espera que o muro, que cerca a entidade, caia sobre a cabeça de alguém, como estavam fazendo os que dirigem o Clube Umuarama, na Vila. Se não consertarem a situação, que o clube seja interditado.  

Personalidade (I) – Erik de Souza Higino, gerente-executivo do INSS em Volta Redonda, responsável pelo Instituto em mais de 20 cidades da região, será um dos homenageados na sessão solene comemorativa aos 65 anos de emancipação político-administrativa do município de Volta Redonda, a ser realizada na noite da próxima terça, 16, a partir das 19h30min, na sede da Câmara de Vereadores. A homenagem a Erik foi apresentada pelo vereador Jari.   

Personalidade (II) – Quem também será homenageado na mesma sessão é o presidente do Saae-VR, José Geraldo Mattea Salgado Santos, o Zeca. Coube ao presidente da Casa, Edson Quinto, apresentar o nome de Zeca como uma das personalidades de destaque no ano.

 

Água Limpa – O Furban promete entregar, em um prazo de 60 dias, as obras de reforma e revitalização da quadra poliesportiva e praça  do Loteamento Vista Bela, na Água Limpa, favorecendo cerca de 700 pessoas que têm neste espaço público, a única área de lazer, usada por crianças e adultos. No local, será também reconstruído um muro de arrimo, que teve infiltração e caiu com as chuvas de abril deste ano. O loteamento foi oficializado em 1980. 

 

Zoológico – A prefeitura de Volta Redonda vai promover uma reforma geral do Zoológico Municipal. Valor do investimento: R$ 743.948,87, e as obras devem durar seis meses.

 

Vagas (I) – As contratações para a reforma do AF-3 continuam. Interessados em preencher as vagas ainda abertas podem deixar o currículo na CBSI, no Aterrado.  

 

Vagas (II) – A CSN também está contratando para atuar na UPV. São 86 vagas em diferentes funções. Interessados podem acessar o site da empresa e cadastrar currículos. O link é https://pt.surveymonkey.com/r/usina detalentos.

 

Apoio – O prefeito Samuca Silva tem separado algumas horas da sua agenda – à noite, é claro – para fazer política. Na quarta, 10, se reuniu com cerca de 30 lideranças de bairros e presidentes de Associações de Moradores para falar das eleições de 2020 e do apoio que espera para a reeleição. Foi ovacionado.

 

Encontro – A Padaria Madrigal sempre foi ponto de encontro de políticos. Alguns usam o andar superior para não serem flagrados. Outros, entretanto, não estão nem aí. Essa semana, uma importante ex-candidata ao Palácio 17 de Julho esteve tomando café com dois futuros pré-candidatos. Detalhe: ela trabalha para o governo Samuca.

 

Eleição (I) – O delegado Antônio Furtado (PSL) segue buscando um lugarzinho ao sol, de olho na eleição de 2020, quando pretende ser candidato ou apoiar outro político. É por essas e outras que Furtado, semanalmente, procura conversar com lideranças políticas da cidade do aço. Será que emplaca?

 

Eleição (II) – Aliás, nas redes sociais, Furtado (o delegado) não tem sido poupado pelo voto que deu a favor da reforma da Previdência. Os sindicalistas, por exemplo, já o incluíram nas listas dos que devem ser boicotados nas próximas eleições. Fica a pergunta: será que ele sabe lidar com as críticas?

 

Na Justiça – Um vereador de Volta Redonda está prestes a ser processado por três secretários do governo Samuca. Motivo: fala demais… Vixe!

 

Clonado – O vice-prefeito Maycon Abrantes anunciou durante a semana que teve seu celular clonado e que o hacker teria usado seus contatos para pedir dinheiro. Parece o caso do The Intercept…

 

Corrida – A cidade do aço vai sediar amanhã, domingo, 14, a 3ª Corrida e Caminhada – Circuitos Regionais III – UFF – Etapa Volta Redonda 2019, a ser realizada na Radial Leste, no Aero Clube. A competição é promovida pela UFF, em parceria com o Ministério da Cidadania e a prefeitura de Volta Redonda. A largada será às 8 horas, com percurso de nove quilômetros, sendo duas voltas no mesmo trajeto da Radial Leste. Já a saída da caminhada será às 8h40min, com percurso único de três quilômetros. Por ser solidária, cada participante deverá levar três quilos de alimentos não perecíveis para a retirada do kit de participação contendo camiseta, chip, boné, sacola e squeeze, para correr ou caminhar.  A entrega dos mantimentos deverá ser feita neste sábado, 14, das 8 às 17 horas, na UFF, na Vila.

 

Jogos Estudantis – Volta Redonda também vai receber neste final de semana mais uma etapa dos Jogos Estudantis Estaduais do Rio de Janeiro 2019, sendo que os jogos serão disputados em três ginásios da cidade do aço, envolvendo as equipes de vôlei, futsal e handebol.

 

Mudas – A secretaria de Meio Ambiente plantou mais 25 mudas de Pau Brasil, Ipê Rosa e Branco, Castanheira e Angico Vermelho, na Praça Brasil, na Vila. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo para quem pretende plantar 50 mil mudas pelo município.

 

Viagem (I) – Por falar em Meio Ambiente, o titular da pasta, o polêmico Maurício Ruiz, tirou uns dias de férias e foi para Portugal, onde, segundo informações extraoficiais, iria participar de um curso ligado à área ambiental. Importante: dizem que tudo está sendo bancado por uma associação de secretários de Meio Ambiente. Ou seja, o Palácio 17 de Julho não estaria tendo nenhuma despesa com a viagem de Ruiz. Ainda bem, né?

 

Viagem (II) – Lisboa também teria sido o destino de um assessor especial do Palácio 17 de Julho. O engraçado é que o moço acaba de ser contratado e já saiu de férias. Pode isso, Arnaldo?

 

Saúde (I) – A morte de José Vilela de Oliveira, 72, após cair de uma maca vindo de uma clínica, na Vila, para o Hospital São João Batista onde estava internado e de onde estava prestes a receber alta esconde detalhes importantíssimos. Primeiro, na ambulância que o levou para fazer exames na Vila estavam apenas o motorista e uma técnica de enfermagem, que começou a trabalhar em janeiro. Ou seja, não tinha experiência e mesmo assim foi designada para a missão.

 

Saúde (II) – O segundo detalhe, segundo uma fonte do aQui, é que as macas do Hospital São João Batista não contam (ou contavam, até o acidente com o ‘seu’ José) com cintos de segurança para que os pacientes sejam transportados. Tem mais. Um bebê, internado no HSJB, também teria caído recentemente de uma maca dentro do próprio hospital pelo mesmo motivo: falta de cinto de segurança.

 

Saúde (III) – O terceiro detalhe da morte de José Vilela é que ele chegou vivo à unidade. Teria sido ele, inclusive, quem contou da queda a um acompanhante, que estava dentro da ambulância. Diz a fonte que o filho do idoso teria ido até o hospital para ver o que estava acontecendo e ao chegar teria sido recebido por uma ‘equipe inteira’ preocupada em lhe dar a má noticia. Pior. O corpo do seu pai já estava ensacado, à espera de remoção.

 

Saúde (IV) – Com a morte do idoso, a prefeitura de Volta Redonda decidiu demitir o motorista e a técnica de enfermagem envolvidos no caso como se fossem os responsáveis pelo incidente. O motorista, coitado, está pagando o pato por ter tentado ajudar. E a técnica de enfermagem também, pois ela não deveria ter sido escalada para uma função que exige a presença de uma enfermeira e de um maqueiro. Nunca de uma técnica, como ela, que não passava de uma aprendiz.  

 

Saúde (V) – A outra decisão, no dia seguinte à morte de ‘seu’ José, foi de parar a ambulância para (oi?) checar a necessidade de compra de uma outra. Com isso, outros pacientes internados no Hospital São João Batista teriam sido prejudicados. Três deles, inclusive, não tiveram alta da unidade no dia seguinte por falta de ambulância para levá-los para casa. E outros não puderam sair para fazer exames fora do HSJB também pelo mesmo motivo.

 

Saúde (VI) – Se serve de consolo, com a morte do idoso, os responsáveis pelo setor de compras do HSJB apressaram-se em adquirir cintos de segurança para as macas que existem no hospital. Agora, dizem, ninguém cai mais…

 

Saúde (VII) – Nas redes sociais, o prefeito Samuca Silva não fugiu do assunto, bem ao contrário do que fazem seus secretários. “Lamentamos muito o que aconteceu e estamos acompanhando a família. Já determinei a instalação de uma sindicância interna para apurar o fato ocorrido e adotar as medidas necessárias com os possíveis responsáveis pelo acidente”, disse, para completar: “Os funcionários que estavam conduzindo o paciente foram imediatamente afastados de suas funções, para posterior demissão, após o encerramento da sindicância iniciada pela direção do Hospital São João Batista”, disparou. Que puna certo, é o que se espera.

.      

Tachões (I) – Na tarde de domingo, 7, um motorista espertalhão – pra não dizer abestado – que ia para o shopping resolveu atravessar a pista da Rodovia dos Metalúrgicos, para entrar no estacionamento do Park Sul. Para isso, desceu do carro e mexeu em dois tachões que separam as pistas. Tanto ‘trabalho’ só para não usar o retorno existente, localizado a menos de dez metros.  

 

Tachões (II) – A sugestão é que a GM de Volta Redonda fique de plantão no local, nos fins de semana, para multar os irresponsáveis. Ou que a secretaria de Transportes use tachões mais pesados, impossíveis de serem mexidos por abestados. O que ninguém pode fazer é ignorar o que está acontecendo, pois os riscos são reais.

 

Nacional – O projeto Tarifa Comercial Zero, que usa um ônibus elétrico adquirido pelo governo Samuca, foi destaque no programa da GloboNews, o ‘Em Movimento’, que tratou do transporte público do futuro. 

 

Rotatória – O prefeito Samuca Silva terá que se contentar em participar da inauguração parcial da rotatória – marcada para quarta, 17 – que está sendo construída para melhorar o acesso ao Portal da Saudade e aos bairros da região do Belvedere. As obras estão (ufa!) adiantadas, mas não a ponto de se inaugurar oficialmente, com discursos etc. Para isso, faltam detalhes como pintura e colocação de placas de trânsito.

 

A conferir – Uma fonte é quem dá a dica: a direção da CSN e o prefeito Samuca Silva estariam negociando a ocupação do antigo Centro de Puericultura na Vila. “A prefeitura vai criar um posto de Saúde no Centro de Puericultura”, informou. O engraçado é que Samuca não confirmou – nem negou – o boato. Já uma fonte ligada à siderúrgica garante que não existe nada sendo tratado a respeito.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp