quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasArtigos30 de janeiro: O Dia da Saudade

30 de janeiro: O Dia da Saudade

A palavra saudade tem origem latina, utilizada para definir o sentimento de falta e se manifesta em algum momento da vida, pois se relaciona com memórias relevantes e sociais que foram vivenciadas, além de um profundo anseio de promover a conexão entre o passado e o presente. Em algum momento, todos irão experimentar essa sensação. Mas é importante ressaltar que é possível administrar o saudosismo e transformá-lo em um evento positivo e sadio para o futuro. Nesse processo, cada pessoa busca enxergar a vida e usar das lembranças como uma fonte de equilíbrio e paz.
A coordenadora e psicóloga do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Berta Sheila Ribeiro, destaca que a palavra saudade está vinculada a sentimentos como tristeza, nostalgia ou até melancolia por experiências vividas e que não poderão ser reproduzidas. “É um sentimento que não possui valor negativo, pois remete a situações em que afetos estavam presentes, por exemplo, uma época da vida ou a presença de uma pessoa querida. Às vezes, o gatilho se dá por uma música, cheiro ou fotos, porque ao ativar a memória as emoções são acionadas e esse sentimento se manifesta”.
Os motivos para a saudade se apresentar não são específicos. A especialista esclarece que muitas vezes depende de como a pessoa está gerenciando a própria vida no momento. “As emoções são manifestações do nosso estado interno, respostas ao ambiente ou contexto em que nos encontramos e por isso têm nuances diferentes. Pessoas que se encontram em processo de autorrealização têm profundo carinho com suas lembranças e constroem outras no presente, vivendo o tempo-espaço de forma a sentirem-se plenas”.
A psicóloga alerta que o saudosismo é um estado perigoso para aqueles que ficam paralisados nessa emoção. “O tempo é movente, flui, leva a novas experiências, pede atualização de pensamentos e emoções. A pessoa saudosista foca somente no passado, com a crença de que apenas aquele momento era ‘bom’. Isso gera um sentimento de perda ou de vazio intenso e humor melancólico disfuncional, pois vem acompanhado de isolamento, o que pode levar algumas pessoas a ter até pensamentos suicidas”.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.
Sobre a Kroton
A/ Kroton/ nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding/ Cogna/ Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a/ Kroton/ leva educação de qualidade a mais de 936 mil/ estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672/ municípios, a instituição conta com 131/ unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras,/ Unic,/ Uniderp,/ Unime/ e/ Unopar/ e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp