Cerca de 35 abrigados do Albergue Municipal Seu Nadim, instituição que funciona no bairro Nossa Senhora das Graças, tiveram a chance de na terça, 20, ter um dia inesquecível na cidade maravilhosa, onde visitaram o AquaRio. A viagem de ressocialização, organizada pela secretaria de Ação Social, marcou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto.
Titular da Smac, Marcus Vinícius Convençal, o Marcão, acompanhou a saída dos abrigados. “Essa atividade tem como objetivo a ressocialização dos abrigados. Nós os incentivamos a frequentar espaços que não estão acostumados para voltarem a se sentir parte da sociedade”, comentou, acrescentando que a integração com a comunidade também ajuda na garantia dos direitos. “Temos usuários, por exemplo, que não sabem como acessar uma unidade de saúde para marcar uma consulta”, pontuou.
A coordenadora do Albergue Seu Nadim, Andréia Dias Sargento, afirmou que a ressocialização é uma missão constante para todo o corpo técnico do abrigo. “Essas viagens proporcionam acesso à cultura e ao lazer”, disse, lembrando que em 2017 foi realizado um seminário e, em 2018, além do passeio a Petrópolis, houve uma gincana entre os usuários. Neste ano, as comemorações pelo dia 19 de agosto iriam até ontem, sexta, 23, quando seria servida uma feijoada para os abrigados.
O abrigo tem capacidade para 38 pessoas e oferece 10 vagas para o pernoite. O local garante alimentação e todos os cuidados diários. “Além disso, os profissionais são responsáveis por entrar em contato com o Ministério Público para identificação e contato com a família, além de providenciar documentos e agilizar o processo para que passem a receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), do governo Federal”, explicou Andréia, acrescentando que a equipe do abrigo é composta por 22 profissionais divididos entre cuidadores, assistente social, psicólogo, funcionários administrativos e auxiliar de serviços gerais.