O fim de semana chegou e tem bons programas para todas as idades, de todos os gostos, em Barra Mansa. Neste sábado, 15, a partir das 14 horas, o Samba do Calçadão terá o melhor do samba de raiz e pagode da cidade. Já amanhã, domingo, 16, a criançada, em especial, poderá acompanhar as aventuras de Peter Pan e seus amigos na Terra do Nunca. A peça será exibida a partir das 11 horas. As duas atrações acontecerão no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, com a classificação livre e entrada gratuita.
Para o presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, a cultura tem um papel de destaque no desenvolvimento de todas as cidades. “Por meio de parcerias ampliamos a oferta de atividades como as peças teatrais, sambas e até o audiovisual. Com a iniciativa da ArcelorMittal, que a prefeitura abraçou, veremos muita coisa boa. Barra Mansa tem um grande potencial de se firmar como uma referência cultural da região”, frisou Bravo.
Alterações temporárias no trânsito do Centro
Os motoristas que desejarem transitar nas vias do Centro de Barra Mansa, neste fim de semana, deverão redobrar a atenção. Devido aos eventos que serão realizados no Calçadão Dama do Samba, todos os domingos é realizado o fechamento do trecho final da Rodovia Presidente Getúlio Vargas, sendo habilitado o desvio em mão dupla na Rua Mamede de Fróes Andrade, rua da Câmara Municipal.
Porém, com o avanço nas obras do Palácio Barão de Guapy, dessa vez esse desvio não será possível. A prefeitura orienta que o melhor acesso para os motoristas é priorizar a utilização da Ponte Nilo Peçanha, próximo ao bairro Roberto Silveira. Sinalizações especiais serão instaladas ao redor da Praça das Nações Unidas no Ano Bom, e na Rodovia Presidente Getúlio Vargas, indicando os desvios em relação ao fechamento do trecho final da rua.
Vem aí o 3º Festival Internacional de Música
Na terça, 18, a comissão do 3º Festival Internacional de Música promoverá uma entrevista coletiva para lançar o evento, às 10 horas, no Parque de Saudade. Estarão presentes o prefeito Rodrigo Drable, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Sebastião Raymundo, o diretor geral do festival, Vantoil de Souza, o diretor artístico do festival, Daniel Guedes, o assessor institucional do Centro Universitário Barra Mansa (UBM), Mario Sila, o gerente geral da unidade de Barra Mansa do Serviço Social do Comércio (SESC-RJ), Ilbwnni Rocha Vieira e o presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins. Durante o ato, o Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas fará uma apresentação.
O evento, marcado para acontecer entre os dias 14 e 27 de julho, trará para a cidade 25 músicos e professores renomados do Brasil, de Israel, Uzbequistão, Estados Unidos e Alemanha. Entre as atrações estão o violinista Shmuel Ashkenasi, o violoncelista Mark Kosower, a violista Katharina Kang e o oboísta Alexandre Barros.
Durante as duas semanas, serão ministradas aulas individuais e coletivas. As apresentações contarão com a presença de alunos, professores, cameratas, orquestras, além de grupos do Projeto Música nas Escolas, se apresentando em ensaios e concertos de música de câmara realizados em diversos pontos da cidade.