Soprinho e seus amigos

Foto: Carlos Magno

O governo do Estado do Rio lançou o aplicativo do Soprinho, personagem infantil da Operação Lei Seca. Disponível gratuitamente na plataforma Android, o aplicativo tem o objetivo de fazer com que crianças, de 7 a 12 anos, aprendam com o ‘Soprinho e seus amigos’ como deixar o trânsito mais seguro. O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, reforça frequentemente que a ação tem importância fundamental no papel de provocar mudança de comportamento na sociedade, seja através das ações diárias de fiscalização e da educação. “Com o aplicativo do Soprinho, queremos alcançar ainda mais o público infantil. Com a linguagem digital que as crianças dominam, elas poderão tomar cada vez mais ciência da importância dos cuidados no trânsito, e serão, certamente, importantes agentes transformadores da realidade que mata e fere milhares de pessoas no trânsito brasileiro todos os dias”, explicou.

 

O desenhista Daniel Azulay, criador do persona-gem, esteve no lançamento do aplicativo, na Escola Municipal Anne Frank, em Laranjeiras. “O personagem Soprinho aborda, de forma lúdica, afetiva e divertida, a questão da segurança no trânsito. O contato com essa importante realidade desde cedo é muito importante para as crianças que criam a consciência sobre o perigo de beber e dirigir e consequentemente conscientizam seus pais dentro de casa. É uma honra fazer parte desse projeto de extrema relevância”, disse Azulay.

Passatempos

Através de passatempos divertidos, como jogo da memória, caça-palavras e quebra-cabeça, as crianças poderão aprender como deixar o trânsito mais seguro e se tornarão Agentes Júnior da Lei Seca. Elas têm seus conhecimentos testados em um quiz com perguntas sobre o universo do trânsito e passarão a ser Agentes Júnior identificados com uma carteirinha virtual. Outro passo importante para se tornar Agente Júnior da Lei Seca é realizar um checklist para inspecionar o carro antes de viajar. Além disso, o gibi do Soprinho também estará disponível na forma digitalizada para a leitura da criançada.

 

Os quadrinhos ‘Soprinho e seus Amigos’ contam a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o personagem Soprinho, que é a figura de um bafômetro. O gibi contém informações sobre o risco da mistura álcool e direção.

 

Rita de Oliveira, mãe de Alex Samuel, de 10 anos, aprovou o aplicativo.

“Meu filho entendeu a importância de beber e não dirigir” – disse Rita.

Vidas preservadas

A Operação Lei Seca fiscaliza motoristas para evitar acidentes de trânsito há 9 anos. E, desde então, o número de pessoas alcoolizadas flagradas ao volante vem caindo gradualmente: de  7,9% para 4,3%. Além das fiscalizações, são realizadas ações educativas e palestras em escolas, universidades e empresas.

 

Desde o início da Operação Lei Seca, foram realizadas mais de 21 mil ações de fiscalização por todo o estado e mais de três milhões de motoristas foram abordados.

Nada Consta  

O serviço de emissão online da Certidão de Nada Consta da Carteira Nacional de Habilitação bateu a marca de 1 milhão de documentos emitidos. O serviço foi disponibilizado em junho de 2017 e alcançou um total de 1.099.649 no dia 30 de outubro. A possibilidade de realizar o procedimento de forma online é bom para o cliente que não precisar sair de casa para adquirir o Nada Consta e para o Detran que aumenta a velocidade no atendimento presencial de outros serviços.

 

As informações sobre a existência ou não de infrações de trânsito, multas, pontuação, processo de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH estão disponíveis no site do Detran, no menu Infrações -> Nada Consta de CNH -> Emitir Certidão Nada Consta.

 

O condutor que necessitar emitir a certidão deverá digitar o número do CPF e o número da CNH ou o do Prontuário Geral Único. É bom lembrar que o procedimento conta com a tecnologia QR Code, que comprova a autenticidade e aumenta a segurança contra fraudes e cópias ilícitas do documento.

 

Caso necessário, também é possível autenticar o documento emitido de forma online acessando o serviço “Autenticar Certidão de Nada Consta”, disponível no mesmo menu.

 

Deixe uma resposta