quarta-feira, julho 17, 2024

Saúde Digital VR

Prefeitura de Volta Redonda lança portal eletrônico de saúde para o cidadão

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda informa que já está disponível para acesso da população o novo site Saúde Digital VR – saudedigitalvr.voltaredonda.rj.gov.br. Ele oferece informações sobre os atendimentos prestados pelos serviços públicos municipais de saúde, como a fila de espera para consultas, exames e outros procedimentos do SUS. “Esse novo portal eletrônico é um avanço que vai facilitar para o cidadão o acompanhamento de suas consultas, exames, tornando mais ágil e eficiente o atendimento na rede do município, além de dar mais transparência aos serviços ofertados pela rede pública. E, em breve, também será disponibilizado o aplicativo para celular e smartphone”, explica a titular da pasta, Maria da Conceição.
A Secretaria de Saúde orienta que, ao acessar o site, o cidadão verifique seus dados cadastrais, incluindo número de telefone, endereço e e-mail. Essas informações são essenciais para que a Central de Regulação do SUS possa entrar em contato de forma rápida e eficiente. Caso o cidadão não possua a senha de acesso ou encontre alguma informação incorreta em seu cadastro, ele deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência para fazer as correções necessárias.

Acompanhamento
Ao acessar as listas cadastrais de consultas, exames e outros procedimentos do SUS, o cidadão poderá visualizar sua posição atual na fila. A Secretaria de Saúde ressalta que essa posição pode ser alterada conforme novos casos de urgência e emergência forem entrando na lista como prioridade. Caso a solicitação apareça na condição de “Pendente”, a orientação é para que a pessoa procure a unidade de saúde de seu bairro para atualizar as informações necessárias e dar continuidade ao agendamento.
O informe sobre o agendamento da consulta, exame ou outro procedimento será feito pela unidade de Saúde de sua região ou pela Central de Regulação, por telefone, e-mail ou diretamente no endereço cadastrado.

Destaque em série documental
O trabalho “Mas eu não consigo, doutor: Grupos dialógicos para a Atenção Primária à Saúde, juntos nós podemos”, da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, foi escolhido como um dos temas da série “Vozes da Saúde, experiências da IdeiaSUS Fiocruz”, que conta com relatos sobre lutas, desafios, criatividade e compromisso de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
De autoria das médicas Luísa de Carvalho Fiedler, Elisangela Lira Bonifácio e Sílvia Mello dos Santos, o trabalho conta a história dos grupos de educação em saúde voltados para a estratégia cardiovascular (hipertensos e diabéticos) que acontecem mensalmente, desde junho de 2022, na UBSF do bairro Volta Grande.
O relato sobre o trabalho da médica Luísa de Carvalho Fiedler está disponível no Youtube da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz (https://www.youtube.com/watch?v=Rf8jnbJhJzs).
“O mais importante é que a saúde pública de Volta Redonda vem investindo cada vez mais em programas que melhorem a vida de quem mais precisa. Além disso, fizemos e vamos continuar fazendo investimentos em estruturas, equipamentos e outras melhorias para acolher cada vez melhor o cidadão que procura o atendimento do SUS em nossa cidade”, pontuou o prefeito Neto.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp