Um estudo realizado por cientistas da Pennsylvania State University, nos EUA, comprovou que a quase totalidade das nossas preocupações mais recorrentes não se concretizam: em suma, nossos medos mais frequentes não se tornam realidade em 91% dos casos, e não mereciam ocupar nossa atenção desde o princípio. E se 91% dos resultados se revelaram alarmes falsos, mesmo entre os 9% que se comprovaram reais, um terço das preocupações se revelaram menos graves do que inicialmente pareciam – para um em cada quatro participantes do estudo, nenhuma preocupação se concretizou.
Uma das conclusões importantes que o estudo nos oferece é de que devemos desconfiar do nosso cérebro e daquilo que pensamos e mesmo sentimos em um primeiro momento: nossos pensamos e conclusões f r e q u e n t e m e n t e simplesmente se enganam. A neurociência mostra que, assim como treinamos um músculo na academia, podemos reprogramar nossa mente para fortalecer padrões de pensamento positivos. A plasticidade cerebral nos permite criar conexões neurais e transformar a forma como vemos o mundo. E como fazer isso?
1.Autoconsciência: Identifique e questione pensamentos negativos automáticos.
2.Repetição: Pratique afirmações e visualize cenários positivos. Escrever palavras vitoriosas, belíssimas frases de sucesso, assistir e ouvir coisas positivas, gloriosas mensagens triunfais. Refletir em fartura, abundância e prosperidade.
3.Ação: Pequenas vitórias diárias reforçam crenças fortalecedoras. Confortos em pequenas vitórias, significam grandes triunfos!
4.Terapia: Na terapia, busca o autoconhecimento, o transcendental e a espiritualidade. Exercícios físicos, desbravar de novos horizontes. Encontra-se a cura interior e a libertação das incompatibilidades. Você não pode impedir pensamentos negativos de surgirem, mas pode escolher não os alimentar. Você pode alimentar a sua mente com pensamentos positivos, belos e maravilhosos. Contemplar a natureza, enxergar a beleza da cachoeira, escutar o canto dos pássaros e o som da água corrente. Interiorizar pensamentos no fluir da beleza da natureza. Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD; Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS; Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ, entre outras e autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão