sexta-feira, junho 21, 2024
CasaEditoriasBarra MansaPulando na frente

Pulando na frente

Obra passou à frente de outras 14 mil paralisadas em todo o Brasil

A prefeitura de Barra Mansa confirmou na segunda, 6, o que os leitores do aQui ficaram sabendo, com exclusividade: que o governo Federal iria promover ontem, sexta, 10, uma nova licitação para contratação de empresa especializada em executar as obras comple- mentares do Pátio de Manobras. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a empresa vencedora irá realizar serviços relevantes para o avanço da obra. “Esta nova fase será para implementar e recuperar a pavimentação, a drenagem, o paisagismo, a sinalização e a iluminação na área urbana do município. Será a terceira etapa das obras de adequação geométrica da linha férrea que corta a cidade”, informou.
Rodrigo Drable, é claro, comemorou. “A conclusão das obras do Pátio de Manobras irá facilitar a vida dos barra-mansenses. Além de ser um sonho antigo da cidade, vai melhorar a mobilidade urbana, o trânsito e o desenvolvimento econômico”, pontuou, destacando que as obras incluem a implantação e recuperação de pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação da readequação ferroviária. O valor estimado do ser viço é de R$ 41.686.503,96 milhões e é fruto de uma emenda da bancada federal do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido do prefeito Rodrigo Drable.
A licitação ocorreu em 2022, porém as três empresas interessadas na execução das obras não apresentaram atestado técnico, provocando o cancelamento da concorrência. Em dezembro do ano passado, entretanto, o processo foi retomado graças ao vice- presidente da República, Geraldo Alckmin, que atendeu uma solicitação feita pelo vereador Daniel Maciel. Geraldo Alckmin, inclusive, fez um vídeo ao lado de Daniel Maciel, no último domin- go, 5, prometendo visitar Barra Mansa para ver as obras da terceira fase do Pátio de Manobras, que foram incluídas no pacote de 100 obras prioritárias do governo Lula.
“Mais uma vez estamos aqui com o doutor Geraldo.
Ele sempre ajudou a gente e mais uma vez coloca Barra Mansa no cenário nacional. Muito obrigado por lembrar de Barra Mansa, e resolver o (caso) Pátio de Manobras, colocando a obra nos 100 dias de governo. Tenha certeza de que Barra Mansa vai ser sempre grata ao senhor. Conte comigo sempre, a minha gratidão pelo senhor será eterna”, disse o vereador, lembrando que existem mais de 14 mil obras paradas Brasil afora. “Tivemos a sorte de ter uma obra incluída no pacote de 100 dias do governo Lula, e isso graças ao Dr. Geraldo”, frisou. O vice-presidente retribuiu a gentileza. “Muito obrigado, vereador Daniel Maciel. Através do Daniel mando um abraço muito fraterno à população querida de Barra Mansa, e, na primeira oportunidade, irei sim a Barra Mansa, importante cidade do Rio de Janeiro”, disse, todo sorridente.

Ponte
A ponte rodoviária que integra as obras de readequação
ferroviária de Barra Mansa, localizada próxima ao Fórum, ganhou um tabuleiro estrutural (ver foto), também conhecido como sistema de pisos. E que seria pavimentado já no dia seguinte. “A projeção é de que, ainda neste primeiro semestre do ano, sejam iniciados os serviços que compreendem a terceira e última fase do projeto, inclusive a conclusão do viaduto da Barbará”, ressaltou, lembrando que a preparação da base do solo para a pavimentação asfáltica naquele local, abrindo espaço para a construção da nova avenida que se estenderá até o bairro Saudade, já foi concluída.
As obras visam o ordenamento do tráfego de trens na área urbana, além da melhoria da mobilidade nos pontos de intersecção com a linha férrea. Em sua totalidade, compreen- dem uma extensão de 4,84 km, com adequação de cerca de 5,7 km de vias urbanas, reconstruídas ou implantadas e pavimentadas, bem como a construção de viadutos e passarelas.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp