sexta-feira, fevereiro 23, 2024
CasaEditoriasPresidente da Alerj e 2ª vice são homenageados com colar do Mérito...

Presidente da Alerj e 2ª vice são homenageados com colar do Mérito Judiciário

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL), e a segunda vice-presidente da Casa, deputada Tia Ju (REP), foram homenageados com o Colar do Mérito Judiciário nesta sexta-feira (08/12) pelo Poder Judiciário Estadual (PJERJ). A solenidade foi realizada em celebração ao Dia da Justiça e contou também com a assinatura do novo Regimento Interno do Tribunal de Justiça Estadual (TJRJ).

Bacellar comentou sobre a alegria em ser contemplado com aquela que é considerada a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça. “Estou muito feliz por receber essa grande homenagem na data que celebra as conquistas e os avanços do Poder Judiciário e de todos os profissionais que atuam para o cumprimento da Justiça no país. Aproveito para parabenizar minha amiga, colega de parlamento e segunda vice-presidente da Casa, Tia Ju, que também foi homenageada”, disse o presidente da Alerj.

Por sua vez, Tia Ju agradeceu ao Poder Judiciário pela homenagem e exaltou a harmonia entre os poderes como mecanismo fundamental para a democracia. “Tudo o que a gente faz é pela população, para o povo, que nos honrou com a autoridade de falar por eles e representá-los. A gente fica muito feliz por esse reconhecimento, que simboliza a parceria entre o Judiciário e o Legislativo. Sempre deve existir a independência entre os poderes, mas, sem a harmonia entre eles, não há democracia”, comentou a segunda vice-presidente da Alerj.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, explicou que as homenagens foram concedidas a personalidades que levaram contribuições importantes ao Poder Judiciário fluminense e exaltou a boa relação entre o Tribunal e a Assembleia Legislativa. “Hoje, se comemora em todo o Brasil o Dia da Justiça. Como de tradição, nosso Tribunal homenageia aqueles que prestaram serviços à cultura jurídica fluminense e contribuíram para que houvesse uma Justiça melhor”, afirmou o magistrado.

O presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), destacou a contribuição de cada homenageado para a sociedade brasileira e frisou que a Justiça está presente no dia a dia da população de diferentes formas. “A Constituição Federal reservou um especial papel para os órgãos do judiciário porque a Justiça não é só um discurso, mas uma prática, uma rotina do dia a dia. Cada um que recebeu esta homenagem tem sua importância e seu papel na sociedade brasileira”, afirmou o senador.

Também participaram da cerimônia o deputado estadual Chico Machado (SDD); o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin; entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp