O prefeito Rodrigo Drable recebeu na manhã de terça, 24, a visita do tenente-coronel Júlio César Vieira Veras. Oficialmente, o encontro foi para dar as boas vindas ao novo comandante da Polícia Militar, que estava acompanhado do tenente Videira, titular da 2ª Cia do 28º BPM, sediada em Barra Mansa, além do major Reynold, lotado em Volta Redonda. O delegado da 90ª Delegacia de Polícia, Ronaldo Aparecido; o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; e o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, também participaram do encontro, além de vários secretários e vereadores locais.
Rodrigo ressaltou ao comando da PM que Barra Mansa sempre foi uma cidade tranquila, mas que no ano passado houve um aumento da criminalidade, que teria sido combatida graças a uma parceria da Polícia Militar com a Guarda Municipal. “Essa sinergia que acontece aqui é algo raríssimo; se ainda não está bom, estamos caminhando para alcançar nosso objetivo”, pontuou o prefeito, que recentemente estava disposto a questionar o governador Luiz Fernando Pezão a respeito da falta de segurança em Barra Mansa.
O prefeito foi além. Salientou que a Guarda Municipal tem sido equipada com novos veículos para atuar em conjunto com os órgãos de segurança do Estado. “A Guarda Municipal já está com três veículos novos e está para receber mais duas Oroch 0 km. Grande parte do recurso que o município arrecada está sendo investida em Educação, Saúde e Segurança, que são nossas prioridades”, disse.
Na sua fala, o comandante do 28º BPM, César Veras, fez um agrado ao prefeito dizendo que a Guarda Municipal tem sido fundamental. “Combater o tráfico de drogas, preservar a vida e garantir o direito de ir e vir dos cidadãos são nossas prioridades. Me coloco à disposição dos moradores e dos representantes da sociedade para atuarmos em conjunto, cooperando para a preservação da segurança”, pontuou.
O delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido, elogiou a mudança de postura. “Estou atendendo pela 90ª DP desde 2008, e temos implantado uma mudança de postura através de um patrulhamento ostensivo e uma abordagem seletiva, reforçando que essa conquista se deve ao comprometimento dos policiais, que são essenciais para a manutenção da segurança pública, além do fortalecimento da Guarda Municipal”.
Já o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, procurou destacar a atuação do tenente Videira em Barra Mansa. “Passamos por um período periculoso no ano passado e todas as ações que enviamos para o Tenente Videira, ele nos retornou com resultados expressivos. Essa resposta que a PM tem dado através das ações de combate à criminalidade nos dá uma sensação de maior segurança”, crê.
O tenente Videira não deixou por menos. Garantiu que 98% das mortes em Barra Mansa são de pessoas envolvidas com o tráfico. Para ele, essa atuação em conjunto com a Guarda Municipal visa à diminuição da criminalidade e uma ação mais intensiva nos bairros. “Não vamos conseguir zerar a violência em geral, mas o que está ao nosso alcance estamos fazendo para que o cidadão de bem se sinta seguro e possa usufruir de sua liberdade em qualquer localidade de Barra Mansa”, avaliou.
O comandante da GM, Joel Valcir, preferiu falar da ‘união entre as forças de segurança’. “Em momentos de crise, é interessante que essa parceria entre a PM e a Guarda traga agilidade no atendimento às ações e evolua nossa parcela de contribuição para a sociedade”, crê.
A 1ª vice-presidente da CDL-BM, Juliana Rolim, concordou discordando das autoridades. Para ela, a situação só não está pior por conta do patrulhamento ostensivo e apoio mútuo entre a Polícia Militar e os comerciantes. “O comércio atravessou um momento ruim de muitos assaltos e nós entendemos que é preciso se unir com as forças e se colocar à disposição para fazer o que for possível”, entende.
Enquanto o presidente da Câmara, Marcelo Cabeleireiro, pedia mais ações de combate ao tráfico de drogas nas portas dos colégios e nas quadras poliesportivas dos bairros de Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable apelou por mais apoio das entidades comerciais na instalação de câmeras de segurança de forma integrada com a prefeitura de Barra Mansa e em pontos estratégicos da cidade para auxiliar no combate aos assaltos e contribuir para a segurança.
Também pediu o apoio da Polícia Militar na segurança da 22ª Festa do Trabalhador, que está sendo promovida no bairro Vista Alegre – de ontem, sexta, 27, até a próxima terça, dia 1º de maio, que deverá reunir mais de cinco mil pessoas por dia.