Por que estudar música?

0
242

A música é uma das maiores manifestações artísticas da humanidade. Diferente das outras – arquitetura, pintura, escultura, cinema, dança e poesia -, a música utiliza uma linguagem própria, o som, para comunicar emoções e transmitir sua mensagem. Pela facilidade de entendimento e assimilação por qualquer ouvinte, independente de qual parte do mundo ele venha e qual idioma fale, a música é também chamada de “linguagem universal”.


Mais do que um idioma universal, que pode ser compreendido por todos, a música é uma atividade prazerosa, tanto para quem pratica, quanto para quem ouve. Mas se ouvir boa música nos traz relaxamento e satisfação, o que acontece com quem faz música? Os benefícios de se aprender a tocar um instrumento não são poucos e podem trazer imensas vantagens para quem o faz, principalmente se começarem os estudos ainda crianças.
Um dos benefícios mais imediatos é a melhora da coordenação motora e da concentração. Para se aprender a tocar é preciso prestar atenção aos movimentos feitos enquanto se executa um instrumento, o que aguça a coordenação entre olhos, mãos, dedos, braços, tudo, para que o som saia cada vez mais perfeito.


Aprender música também melhora a memória, o raciocínio e o foco. Ler uma partitura, entender o nome das notas e memorizar o som de cada uma delas é uma verdadeira “ginástica para o cérebro”. Em crianças e jovens, o efeito – já comprovado cientificamente – é a melhora do desempenho acadêmico e na concentração nas aulas. Como um bônus, os alunos de música costumam ainda ser estudantes mais disciplinados.


Outra vantagem para quem estuda música é a melhora nas relações sociais. Geralmente, música se faz em grupo, e é fundamental que cada participante deste grupo saiba sua função e a execute com a maior destreza possível para que tudo soe bem. Respeitar o espaço e o tempo do outro é essencial, senão, tudo se atropela. Para que isso ocorra, é necessário passar tempo juntos, ensaiar, colocar metas e objetivos e cumprí-los. Senão, o espetáculo não acontece. Portanto, se seu filho ou filha se interessar em tocar um instrumento musical, não perca tempo e procure apoiá-lo da melhor forma que você puder. os benefícios são enormes.