sexta-feira, março 29, 2024
CasaEditoriasPolíticaPolítica & Cia

Política & Cia

Por Mateus Gusmão

Samuca consegue 25% de remanejamento de verba

 

Após conseguir uma trégua com um grupo de dez parlamentares, mantendo sua base formada por outros sete, o prefeito Samuca Silva (PV) passou pelo seu primeiro teste com a Câmara de Volta Redonda. Conseguiu a proeza de aprovar, em urgência e preferência, na sessão de quinta, 1º, o aumento do percentual de remanejamento de verbas do orçamento de 2017 de 7% para 25%. Na prática, Samuca terá mais liberdade para retirar recursos de uma secretaria e realocá-los em outra pasta. Tem mais. Com os 25%, não precisará pedir – e dever – favores a nenhum dos 21 vereadores da cidade do aço.

 

Mas não foi tão fácil assim. É que mensagem foi aprovada, a toque de caixa, em uma sessão tumultuada diante da presença de um grupo de taxistas que foi até a Casa de Leis para protestar contra o uso do Uber em Volta Redonda. Assim, o projeto de Samuca acabou ofuscado. “Esse é o primeiro teste para saber se o prefeito tem a maioria dos vereadores. Mas a prova final, a comprovação mesmo, só será conhecida na votação da reforma Administrativa”, avaliou um dos parlamentares.

 

O único que se manifestou durante a votação foi Fernando Martins (PMDB), que era, até então, tido como de oposição a Samuca. “Votei no término do ano passado por 7% de remanejamento. Mas entendo que o governo está querendo trabalhar. Então estou dando um voto de confiança para o prefeito, para ver nossa cidade avançar. Mas vamos continuar fiscalizando”, justificou Fernando. Então tá!

 

Áudio

Samuca Silva teria ficado enfurecido com Maycon Abrantes ao descobrir o vazamento do áudio onde o vice defende a reprovação de um Projeto de Lei do vereador Luciano Mineirinho (ver página 15). Mineirinho e Samuca, se Maycon não sabe, são compadres.

 

Candidato (I)

O vereador Laydson (PMDB) deverá ser candidato a deputado federal no ano que vem. Detalhe: já está procurando uma nova legenda que o aceite de braços abertos e sem fazer exigências.

 

Candidato (II)

Por falar em candidaturas, Samuca estaria procurando dentro do seu próprio círculo um candidato a deputado federal. Detalhe: que seja muito parecido com ele. Só não pode ser um poste, é claro.

 

Feriado

A partir do ano que vem, a prefeitura de Volta Redonda vai decretar feriado municipal no Dia de Santo Antônio, 13 de junho, padroeiro da cidade do aço. Esse ano, entretanto, é dia de trabalho normal.

 

Dados chocantes

Somente em abril, nove pessoas foram assassinadas em Volta Redonda; 11 foram vítimas de tentativa de homicídio; dez estabelecimentos comerciais foram assaltados; 12 carros foram furtados; e 32 pedestres foram roubados. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), divulgados essa semana. E o comandante da PM acha que o efetivo do Batalhão do Aço dá conta do recado. 

 

Almoço

O Grupo de Amizade Colher de Pau (GACP) realiza amanhã, domingo, 4, mais um almoço beneficente. Será no Instituto São Vicente de Paula, no São Luiz, em frente ao posto do Detran. No cardápio, uma deliciosa feijoada por apenas R$ 15,00.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp