Policiais penais da equipe de Busca e Recaptura (RECAP), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, baseado em informações do Disque Denúncia, recapturaram na manhã de ontem, domingo, 26, na Comunidade Boa Sorte, em Barra Mansa, João Marcos de Souza Moraes, mais conhecido pelos vulgos de “Russo ou Borracheiro”, de 31 anos.
Classificado pelo sistema prisional como de Alta Periculosidade, ele recebeu o benefício na última saída de Visita Periódica ao Lar (VPL), ocorrida em dezembro de 2024, conhecida como “ Saidão de Natal“ e não retornou à unidade prisional e não apresentou justificativas.
Russo foi recapturado na comunidade Boa Sorte, onde é o chefe do Tráfico de drogas, dominada pela organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). Com ele foi encontrado uma arma de fogo de calibre 9 mm .
Contra ele constava um Mandado de Prisão, expedido pela Vara De Execuções Penais (VEP), e responde na Justiça, pelos crimes de Tráfico de Drogas, Homicídio e Porte ilegal de arma de fogo, onde fora condenado a uma pena de 09 anos de reclusão. Com extenso histórico de passagens pelo Sistema Penitenciário, João Marcos, teve seu primeiro ingresso, em setembro de 2014.
Após ser dada voz de prisão, os Policiais Penais, conduziram o evadido e a arma de fogo apreendida, à 90ª DP (Barra Mansa), onde foi cumprido o mandado de prisão e, posteriormente, à SEAP-RJ, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Assim a RECAP/SEAP segue em diligências para prender Evadidos do Sistema Penitenciário, e pede o apoio a população para denunciar pelos seguintes canais de atendimento:
• Central de atendimento/Call Center: (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177
• WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
• Aplicativo: Disque Denúncia RJ
• Anonimato Garantido

