terça-feira, março 19, 2024

Para turistas

Bloco de Lama -Paraty - crédito divulgação

O esforço da secretaria estadual de Turismo do Rio de Janeiro de valorizar o interior fluminense pode render bons frutos nesse carnaval. Desfiles, concursos, bailes e muita animação. Esta é a receita de sucesso que vai movimentar a maioria dos 92 municípios fluminenses até quarta, 28, como Paraty, onde o tradicional ‘Bloco da Lama’ será seguido por milhares de moradores e turistas. Na Costa Verde, por sinal, a hotelaria registra boas taxas de ocupação para o período de Momo e o comércio se prepara para receber o grande contingente de pessoas que procuram as cidades do litoral para aproveitar o período da folia.

 

Segundo pesquisa realizada pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) já há municípios que registram 95% de ocupação hoteleira, como é o caso de Teresópolis, cidade a cerca de 1 hora de viagem da Capital, um dos focos do Programa Rio+3.  Para Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, a procura pelas cidades do interior confirma não apenas o potencial turístico do Estado, que atrai um número cada vez maior de visitantes, como também a preocupação dos municípios em elaborar uma programação diversificada que agrade a todos os tipos de foliões.

 

“Até o momento, a média de ocupação hoteleira do estado está em 80%. Sabemos que esse número ainda vai aumentar, pois muitas pessoas acabam deixando para fazer a reserva na véspera do feriadão. É interessante perceber que tanto as cidades que elaboram grande programação para o carnaval como aquelas apreciadas pelos que preferem aproveitar esse período para descansar têm recebido muita procura. É o caso de Cabo Frio, que registra 90% de quartos reservados, e das cidades da região das Agulhas Negras, com 95%”, pontua.

 

Niterói, Maricá e Cabo Frio, despontam como as cidades com mais blocos durante os quatro dias da festa. Segundo a secretaria de Turismo de Cabo Frio, a expectativa é que cerca de 700 mil pessoas visitem a cidade. Em Niterói, além do carnaval de rua, representado por 120 blocos, as 29 escolas de samba também atraem os visitantes. Maricá oferecerá 75 blocos distribuídos pelos bairros da cidade. As praias de Arraial do Cabo serão o ponto de concentração para a saída dos 17 blocos do município. A expectativa é de que 300 mil pessoas se divirtam ao som das tradicionais marchinhas e sambas enredos.

 

A região turística da Serra Verde Imperial, muito procurada pelos que preferem um carnaval mais tranquilo, também oferece folia para os mais animados. Em Nova Friburgo, por exemplo, 30 blocos e 4 escolas de samba já esquentam os tamborins para receber os mais de 24 mil visitantes, segundo previsão da secretaria de Turismo local.

 

O Vale do Café, onde inúmeros casarões dos barões do café se transformaram em hotéis fazenda, também aposta em um carnaval animado. 

 

Valença vai resgatar personagens históricos em ilustrações expostas pelas cidades e apresentará, em faixas, a história de algumas tradicionais músicas de carnaval. A festa contará com 17 atrações, sendo 14 blocos de rua. Entre eles, destaque para o ‘Bloco da Palhaçada’, onde a sugestão é que todos se vistam e divirtam-se como palhaços. Em Miguel Pereira, a expectativa é de que 40 mil pessoas aproveitem os 15 blocos que desfilarão pelas ruas da cidade. Em Vassouras, o carnaval, que segundo a Setur municipal deve atrair 50 mi pessoas, brota em todos os cantos da cidade. Os hotéis, além da programação interna diversificada, também se envolvem na folia de rua, representada por 11 blocos, e convidam os hóspedes mais animados a se deixarem levar pelo cortejo. Os seis blocos e as duas matinês programados em Rio das Flores vão alegrar os cerca de 15 mil turistas que estão sendo aguardados.

 

Os 7 blocos que desfilam em Paraty prometem animar os 20 mil visitantes que a cidade espera receber. A folia estará espalhada por vários pontos da cidade, desde o centro histórico até a praia de Jabaquara e Trindade. O tradicional ‘Bloco da Lama’, onde os foliões desfilam enlameados da cabeça aos pés, cobertos de roupas rasgadas, representando uma tribo pré-histórica, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o carnaval de Paraty. A concentração dos foliões na praia de Jabaquara, será hoje, sábado, 25, a partir das 16 horas. A saída deverá acontecer às 17 horas.

 

Capital

Para os moradores da região que pensam em passar os quatro dias de Momo na cidade maravilhosa, é bom que fiquem sabendo que o Rio de Janeiro deve receber, segundo a Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro –, 1 milhão e 100 mil turistas no período e gerar receita de aproximadamente R$ 3 bilhões na economia da cidade com hospedagem, transporte e alimentação. A programação completa dos 452 blocos e bandas que percorrerão as ruas da cidade pode ser acompanhada no site http://visit.rio/editorial/blocosderua2017/.

 

Do total de visitantes que estarão na cidade, aproximadamente 50 mil chegarão nos 14 transatlânticos, que aportarão no Píer Mauá até a próxima terça, 28. Três dessas embarcações são de cruzeiros internacionais. Destaque para o navio Regatta, cuja chegada estava prevista para ontem, sexta de carnaval, 24, e permanecerá atracado durante toda a festa, partindo apenas na terça, 28. Amanhã, domingo, 26, será o dia mais movimentado com a chegada de seis navios com cerca de 35 mil turistas.

 

Todos os ritmos 

Folia em Búzios vai das tradicionais marchinhas ao eletrônico e sertanejo

Uma das cidades mais charmosa do litoral fluminense, adorada por voltarredondenses e barramansenses, é Búzios, que está com uma programação de carnaval especial para quem quiser curtir a folia com muita badalação e gente bonita. Há festas para todos os gostos, embaladas pelas clássicas marchinhas, muito samba, música eletrônica, sertanejo e até funk. Um dos destaques é o baile à fantasia “Era Uma Vez”, festa que promete levar o público ao mundo da ilusão e dos bons sentimentos.

 

Inspirada nos primeiros bailes carnavalescos brasileiros, realizados no Rio de Janeiro no final da década de 1830, onde só era permitida a entrada da nobreza, a festa vai resgatar um pouco da história e realizar um baile em grande estilo. A festa será na terça, 28, na LUV – a mais nova casa de shows de Búzios – e será embalada pelo Bloco Primeiro Amor e pelo Baile do Jon Jon. Pela LUV também passarão atrações do sertanejo e do funk.

 

No badaladíssimo clube de música eletrônica, o Privilège, a mistura está garantida. A casa abre hoje, sábado de carnaval, com a festa que une a alegria da temporada com a magia do mundo Privilège. “Menos conceito e mais diversão!” é o grito de carnaval da “Cheia de Graça”, comandada pelos DJs Helen Sancho –  conhecida do grande público por conduzir as pick-ups do programa Caldeirão do Hulk – Francesca Sardi e Marquinhus SP.

 

Pelas bandas de Búzios, a folia vai até sábado, 4 de março, com uma noite apoteótica liderada pela DJ Anna. A brasileira vem dominando as pistas do mundo. Aclamada como DJ revelação do verão de Ibiza em 2016 no Eletronic Music Awards, ela levou a multidão do Ultra Music Festival à loucura e é, hoje, uma das grandes estrelas da música eletrônica nacional.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp