Se a eleição para governador do Estado do Rio fosse hoje, o ex-prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), estaria com um pé (ou os dois) no Palácio Guanabara. É o que mostra a mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, na quinta, 4. O levantamento aponta que Paes lidera com ampla vantagem e aparece com mais de 35 pontos percentuais à frente do segundo colocado. No cenário estimulado, Eduardo Paes soma 48,3% das intenções de voto.
Bem atrás aparece o presidente da Alerj, deputado Douglas Ruas (PL), com 12,6%. Na sequência, surgem Anthony Garotinho (9,2%), André Marinho (4,2%), Wilson Witzel (3,1%), Bombeiro Rafa Luz (2,6%) e William Siri (0,6%). A diferença entre Paes e Ruas chega a 35,7 pontos percentuais, um cenário que, neste momento, coloca o prefeito carioca em posição confortável na disputa estadual.
Os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somam 12,9%, enquanto 6,5% dos entrevistados não souberam responder. O instituto também simulou um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Douglas Ruas. O resultado é muito mais favorável ao ex-prefeito da cidade maravilhosa. Paes aparece com 60% das intenções de voto, contra 24,5% de Ruas. A diferença supera os 35 pontos percentuais. Brancos e nulos somam 10,8%, enquanto 4,6% não responderam. Em relação à pesquisa realizada em abril, Paes oscilou de 58,8% para 60% no segundo turno. Ruas passou de 20,7% para 24,5%. Já no primeiro turno, Paes recuou de 53% para 48,3%, enquanto Ruas caiu de 13,2% para 12,6%.
As variações estão dentro da margem de erro. Garotinho lidera rejeição Quando o assunto é rejeição, o ex-governador Anthony Garotinho aparece na liderança. Segundo a pesquisa, 42,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Wilson Witzel, ex-governador, com 27,9%, e Eduardo Paes, com 22%. André Marinho registra 11% de rejeição. Douglas Ruas aparece com 10,1%, William Siri com 9,3% e Bombeiro Rafa Luz com 8,5%. Outros 6,4% disseram que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados, enquanto 8,5% não souberam responder. Benedita lidera para o Senado Enquanto Eduardo Paes dispara na disputa pelo Governo do Estado, a corrida pelas duas vagas ao Senado aparece mais equilibrada.
A nova pesquisa do Paraná Pesquisas mostra a deputada federal Benedita da Silva (PT) na liderança, mas com vários nomes embolados na disputa pelas posições seguintes. O levantamento é o primeiro realizado após o ex-governador Cláudio Castro (PL) anunciar que não disputará uma vaga ao Senado em 2026. No principal cenário estimulado, em que os entrevistados escolhem até dois candidatos, Benedita aparece com 34,2% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), com 26%.
A terceira colocação fica com o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), que registra 21,3%. Logo atrás aparece o deputado federal Pedro Paulo (PSD), com 20,7%, configurando uma disputa acirrada pelas vagas. Também foram citados pelos eleitores Mônica Benício (Psol), com 11%; Carlos Jordy (PL), com 10,4%; Mauro Campos (Novo), com 9,1%; e Helio Secco (Missão), com 6%. Os votos em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 14,6%, enquanto 6,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder. Pesquisa O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores em 62 municípios fluminenses entre os dias 1º e 3 de junho de 2026.

