Parceria de Eduardo Prado e Neto viabilizou negociação do imóvel da FOA
As obras da nova Creche Dauro Aragão, no pequeno bairro do Tangerinal, ao lado da Vila, estão praticamente finalizadas. Estão nos retoques finais. A unidade, que funcionará no antigo campus da FOA, passou por uma grande reforma e, ao ser inaugurada, em data ainda a ser definida, vai oferecer 400 vagas para Educação Infantil da rede pública municipal – crianças de zero a três anos, que vão ocupar as vagas para berçário (a partir de três meses) e maternais I, II e III, todas em tempo integral.
De acordo com Thiago Martins, assessor especial do Palácio 17 de Julho, as frentes de trabalho estão finalizando a pintura, as instalações dos vidros das torres que vão abrigar os elevadores panorâmicos, fazendo a limpeza dos espaços e começando as instalações dos equipamentos da Educação – o mobiliário já está chegando e logo começará a ser montado. “Importante ressaltar a parceria com a FOA, que realiza essa obra de adequação do prédio, com um projeto do governo Neto. Com a FOA fazendo o investimento na obra, a prefeitura está concluindo a aquisição do prédio. A previsão é de que a creche seja entregue para a comunidade ainda em fevereiro”, afirmou Thiago. Detalhe: a prefeitura de Volta Redonda vai pagar R$ 7.645. 500,00, valor correspondente da avaliação do imóvel e de forma parcelada, em sete vezes.
Thiago Martins
Eduardo Prado, presidente da FOA, confirma o valor. “Corresponde a uma desapropriação no valor de R$ 7.645. 500,00, que ainda serão pagos em 7 parcelas”, disse. “Tudo autorizado pelos Conselhos Curador e Diretor da FOA, e da Curadoria de Fundações,
Ministério Público, que é o órgão encarregado de velar pelas atividades realizadas pela FOA”, completou. “A FOA ainda fez algumas obras para adequar o projeto educacional em sua parte estrutural e na elaboração do projeto de visualização da creche, pela equipe do setor de comunicação integrada da FOA. É uma parceria entre o município de Volta Redonda, a Secretaria de Educação e a Fundação Oswaldo Aranha”, destacou.
“Sempre é prioridade investir na educação, e sabemos como muitas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos pequenos. Essa creche será um espaço maravilhoso que vai beneficiar muitas famílias, oferecendo todo o cuidado, acolhimento e educação de qualidade para as crianças. Agradeço ao Eduardo Prado (presidente da FOA) por mais essa parceria com a prefeitura”, frisou o prefeito Neto.
Elevadores panorâmicos
A Creche Dauro Aragão (ex-presidente da FOA, falecido em fevereiro de 2021) fica em um terreno de 1.250 m2 e tem quase 3 mil m2 de área construída. Está localizado na Rua 28, no 619, no Tangerinal, que também funcionava como zona eleitoral. O edifício tem três pavimentos e o acesso será garantido por rampas, escadas e dois elevadores panorâmicos (que não existiam). O projeto foi executado pelo IPPU-VR e respeita as normas de acessibilidade.
No prédio existem 14 salas de aula, divididas nos três andares. Todos os pisos também contam com banheiros infantis para meninos e meninas, banheiro feminino e masculino para adultos, refeitório e área para banho. No primeiro pavimento ficam o berçário e a área para banho em bebês.
O local tem toda estrutura necessária para o funcionamento de uma unidade escolar: secretaria; sala dos professores, da direção, da orientação pedagógica e orientação educacional; sala de audiovisual; arquivo; dispensa; recepção; cozinha; além de solário e pátios cobertos e descobertos. A inauguração está confirmada para a segunda quinzena de fevereiro, em dia ainda a ser definido.