O governo Neto está ampliando a parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, costurada pelo deputado estadual Munir Neto. Vale lembrar que, recentemente, a entidade cedeu o espaço que possui no Retiro, onde funcionava uma subsede sindical, para a implantação do projeto ‘Laço Azul’, mantido pela Secretaria de Saúde e que oferece cuidado especializado a crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento.
E ainda cedeu o caminhão do sindicato para o projeto itinerante ‘Barbeiro e Cabeleireiro da Cidadania’, que faz corte de cabelo gratuito para a população, projeto da Secretaria de Assistência Social.
“Agradeço ao Munir por ter feito a interlocução com a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos para firmar essa parceria, que já é um sucesso, com o Poder Público Municipal. E o objetivo desse encontro é avançar cada vez mais, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, comemorou Neto.
Munir, por sua vez, contou que as novas parcerias passam pela ampliação das cirurgias de catarata pelo SUS para aposentados, trabalhadores e associados do sindicato; criação de cursos para mulheres jovens metalúrgicas; além de implantação de creche junto com a CSN. O sindicato também é parceiro na campanha de prevenção à saúde do homem.
“Tenho que agradecer ao Neto por ter atendido um pedido dos metalúrgicos que eu trouxe a ele. A pavimentação asfáltica em torno da Fábrica de CAL da CSN, nas proximidades do bairro Siderville, já em andamento, é uma reivindicação dos trabalhadores do local, que a prefeitura está atendendo”, contou Munir, acrescentando que Neto assumiu o compromisso de refazer a iluminação pública no acesso à fábrica de Cal, além de instalar uma câmera de segurança no trajeto para aumentar a segurança dos trabalhadores..
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Odair Mariano, justifica a parceria como uma ação para fortalecer as bases do sindicato. “Fortalecendo a comunidade, fortalecemos também o trabalhador. Queremos avançar cada vez mais na parceria com a prefeitura, porque todo mundo ganha. Os cursos de capacitação para mulheres e jovens metalúrgicos e a creche podem mudar vidas”, disse.
Odair aproveitou para anunciar que a parceria com o governo Neto será ampliada com a oferta de das cirurgias de catarata pelo SUS para aposentados, trabalhadores e associados do sindicato, e ainda com a criação de cursos para mulheres jovens metalúrgicas; além de implantação de creche junto com a CSN.
Destaque em olimpíadas
O Colégio José Botelho de Athayde continua se destacando no cenário nacional. Alunos e professores da unidade da rede municipal de ensino conquistaram medalhas nas últimas edições de duas importantes competições nacionais, focadas na educação financeira e eficiência energética – a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) e a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee).
Na Olitef, as alunas Sarah Eduarda Januária de Paula e Thaís Cotrim da Silva conquistaram medalha de prata, representando o colégio em uma disputa que envolve estudantes de todo o país e busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O resultado reforça o impacto positivo da disciplina de Educação Financeira, oferecida pela escola, que estimula o desenvolvimento de competências voltadas à gestão consciente do dinheiro e ao planejamento financeiro.
Já na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee), realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que mobiliza estudantes e professores do 8º e 9º anos do ensino fundamental – conscientizando sobre consumo consciente de energia, sustentabilidade e inovação -, o destaque foi o estudante Arthur Silva Ferreira Silva, que também recebeu a medalha de prata. Além dele, os alunos Davi Marques, Lara Otogalli, Peterson Rodrigues e Rafaela Oliveira receberam menção honrosa, reconhecendo seu desempenho na competição.
O professor Cláudio Rocha de Jesus foi homenageado como destaque da Onee, sendo reconhecido pelo seu trabalho de orientação e incentivo aos alunos durante o processo. Ele foi um dos selecionados e representou o colégio em evento, em Brasília.
Tecnologia assistiva
“Hoje eu posso ler um versículo da Bíblia, uma bula de remédio ou um boleto sem precisar pedir ajuda. Isso é mais que tecnologia, é dignidade.” O relato é de Reginaldo Pas, 52 anos, que mora em Pinheiral e faz parte do programa ‘Diploma Cidadão’, mantido pelo governo Neto. Ele é um dos beneficiados com os óculos inteligentes entregues pelo município – um dispositivo equipado com o sistema OrCam MyEye 2, capaz de reconhecer textos, rostos, objetos e cédulas de dinheiro, oferecendo autonomia e independência a pessoas com deficiência visual.
O aparelho foi adquirido pela prefeitura para beneficiar pessoas cegas e com baixa visão. Foram 20 dispositivos no total, ao custo de R$ 326,4 mil, sendo que os primeiros beneficiados foram quatro estudantes cegos do programa ‘Diploma Cidadão’, da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Os demais serão distribuídos entre a pasta e a Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha.
‘Cozinha Afetiva’
O Centro-Dia de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares Synval Santos vai ganhar uma ‘Cozinha Afetiva’. O espaço, que está sendo construído em terreno ao lado da unidade, no Jardim Paraíba, tem mais de 100 metros quadrados, e a inauguração está prevista para o início do ano que vem.
“Na memória afetiva dos nossos idosos, as cozinhas antigas sempre foram espaços de afeto, de trocas e de relações familiares. Muitos dos nossos idosos relatam que grandes momentos e sérias decisões, ao longo de suas vidas, foram vividos e tomados nas cozinhas. Logo, iremos criar um espaço que conjugue elementos dos anos 70, 80 e 90, trazendo essa afetividade para a atividade diária”, explicou a direção do Centro-Dia. Tem mais. A partir do segundo semestre de 2026, a ‘Cozinha Afetiva’ vai receber também o projeto ‘Café com Memória’, para promover iniciativas para levar a sociedade a conviver com a pessoa idosa com Alzheimer, convidando pessoas e segmentos que lidam com idosos com demência em seu dia a dia para experienciarem a relação viva e saudável com os usuários do Centro-Dia Synval Santos.

