quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALNada a comemorar

Nada a comemorar

Volta Redonda tem perdido sete postos de trabalho por dia

A festa do 1o de maio na cidade do aço foi bonita. Os saudosistas reviveram até os melhores dias, quando Volta Redonda recebia ex-presidentes da República para comemorar o Dia do Trabalhador. Foi assim com Getúlio Vargas, por exemplo, que desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade. Hoje, décadas depois, a festa foi na Ilha São João e, segundo a prefeitura de Volta Redonda, atraiu dez mil pessoas. Curtiram a praça da alimentação, a feira de artesanato, se divertiram em um bingo com direito a prêmios e foram ao delírio com um showzaço da famosa banda ‘Paralamas do Sucesso’.
O ‘xis’ da questão é que na data do Trabalhador não havia muito a ser celebrado. Pelo menos é o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Eles mostram uma retração no mercado de trabalho em Volta Redonda. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram fechados 615 postos de trabalho: quase sete vagas de emprego encerradas por dia. Ao todo, foram 7.681 admissões e 8.296 demissões até agora. Somente em março o saldo negativo foi de 178 vagas. O setor que mais fechou postos foi o comércio, com 308 vagas negativas, seguido de serviços (171) e construção (152).
Tem mais. As mulheres continuam perdendo mais do que os homens: entre admissões e demissões, elas apresentam saldo negativo de 374 postos de trabalho. Os homens, por sua vez, perderam 241 vagas. Sobre o grau de escolaridade, quem tem ensino médio incompleto teve retração de 145 vagas, seguidos daqueles que concluíram o ensino médio, com diminuição de 115 vagas.

Saldo negativo também em BM
Em Barra Mansa também houve queda na geração de emprego. Bem menor do que na cidade do aço, vale frisar. Foram fechados 15 postos de trabalho, sendo registradas 2.935 admissões e 2.950 demissões. O setor que também mais fechou postos foi o do comércio, com 85 vagas a menos. Já o que teve maior aumento foi o de serviços, com 105 postos abertos. No ano, em Barra Mansa os homens perderam 32 vagas e as mulheres registraram um pequeno aumento de 17. Vale destacar que, em questão de grau de instrução, o de quem tem superior completo foi o que mais teve aumento de oportuni- dades: 68 postos de trabalho. O que mais fechou vagas, por sua vez, foi o de quem tem fundamental completo: 40.

Quase mil
A 1a Semana Municipal da Juventude Empreendedora de Volta Redonda, realizada pela coordenadoria da Juventude (CoordJuv) e pela CDL Jovem, atendeu 861 jovens, entre os dias 24 e 29 de abril. Estavam procurando respostas diante de um futuro incerto, onde emprego anda escasso e boas ideias não são suficientes para garantir o sustento de ninguém. Apesar de tudo, Larissa Garcez, titular da pasta, estava satisfeita. “Muito
mais que números, estamos felizes pelo impacto que causamos na vida dos jovens. Foram mais de 800 atendidos com oficinas nas escolas; todas extremamente elogiadas. A gente teve aí um retorno dos jovens das escolas, que no dia seguinte às oficinas foram visitar as empresas dos oficineiros. Então, olha que legal: fazer essa conexão entre o empresário e o jovem, que está ali na ponta, que está na escola”, afirmou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp