A corrupção, muitas vezes enraizada em diver- sas esferas da sociedade, desempenha um papel significativo na alteração dos padrões de criminali- dade. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segu- rança Pública de 2024, houve um aumento de 8,2% nos crimes de estelio- nato, totalizando 1.965.353 registros desse delito so- mente no ano de 2023. A longo prazo, o crime de es- telionato teve crescimento de 360% de 2018 a 2023.
A redução nos crimes de rua pode ser obser-vada em seis diferentes moda- lidades de roubos, sendo aqueles que empre-gam violência ou ameaça: a estabelecimentos comer- ciais (18.8%); a residências (17,3%); a pedestres (13,8%); a de cargas (13,2%), de veículos (12,4%); e a de celulares (10,1%).
Esse fenômeno pode ser visto como uma res- posta direta às falhas cau- sadas pela corrupção, que desvia o foco e os recursos das autoridades. Para en- frentar esse desafio, é cru- cial que medidas de com- bate à corrupção sejam intensificadas, restaurando a eficácia das instituições e fortalecendo a con-fiança pública, o que, por sua vez, pode ajudar a reverter a tendência crescente dos crimes de estelionato.
Com o objetivo de combater a corrupção em todas as suas esferas, princi-
palmente em seu surgimen- to na corrupção primária durante o ensino infantil, a APP Brasil (Associação de Profissionais de Propagan- da), em parceria com o Projeto NaMoral do Mi- nistério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), lançou o Prêmio de Comunicação NaMoral – Jovens Talentos.
A premiação é destina- da à criação de peças para redes sociais e produtos com fins publicitários e pe- dagógicos, que promovam integridade, ética, cidadania e valores fundamentais para a prevenção primária à corrupção. Com o tema ‘Esperto mesmo é ser honesto’, o prêmio busca incentivar a produção de campanhas que enfatizem a intolerância à corrupção e à impunidade, destacando a integridade como uma necessidade primordial para a sociedade brasileira. Podem se inscrever jovens universitários regularmente matriculados em uma instituição de Ensino Su- perior e jovens formados entre 2022 e 2024.
Sobre o Na Moral
O Na Moral é um projeto nacional de educação para a integridade, criado pelo MPDFT para difundir o conceito de cidadania plena, o valor da integridade e colaborar na formação de cidadãos responsáveis. Por meio de metodologias ativas, participa da formação de crianças e jovens para a integridade, compreender destacando a importância de suas escolhas individuais e seu papel no bem estar social na construção de uma sociedade mais justa, equânime e solidária.
Sobre a APP Brasil?
Fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda e rebatizada como Associação de Profissionais de Propaganda em 1989. A APP Brasil ajuda a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso país, oferecendo preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.