Trem de Natal leva a magia natalina pelos trilhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas GeraisTrem de Natal leva a magia natalina pelos trilhos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais O encantamento do Natal voltará a tomar conta dos trilhos em mais uma edição do Trem de Natal da MRS Logística. Entre os dias 3 e 12 de dezembro, o trem iluminado e especialmente decorado para a época mais mágica do ano percorrerá diversas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, levando luz, emoção e espírito natalino para as comunidades ao longo da ferrovia. Em 2025, a ação, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), promete repetir o sucesso das edições anteriores, com uma programação que celebra o Natal e reforça a conexão da MRS com as cidades por onde o trem passa. “O Trem de Natal é um projeto que nos enche de orgulho. Ele simboliza união, alegria e o compromisso da MRS em valorizar as comunidades que vivem próximas à ferrovia. A cada ano, buscamos renovar essa experiência, criando momentos inesquecíveis para as famílias e mantendo viva a magia do Natal sobre os trilhos”, destaca Carolina Nunes, gerente de Relacionamento com Comunidades da MRS. Os trens partem dos pontos de origem sempre às 18h45, percorrendo as cidades em um trajeto de brilho e encantamento. No link https://tremdenatal.mrs.com.br/, você poderá acompanhar, em tempo real, a partir do dia 3 de dezembro, por onde o trem passará nas cidades da sua região e, atenção sempre à sua segurança ao se aproximar do trem. Mantenha distância, especialmente, caso queira registrar imagens, tendo em vista que é comum perder a noção de espaço, durante as selfies, por exemplo. Confira as datas e os locais por onde o Trem de Natal MRS 2025 passará:
Caravana de Natal da Coca Cola Hoje, sábado, 29, a magia do Natal vai tomar conta de Volta Redonda, quando a tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola percorrerá, pelo terceiro ano consecutivo, diversos bairros da cidade do aço, levando luz, alegria e música para moradores do município. A saída está marcada para 19h30min, partindo da Praça Oscar Cardoso, no bairro Casa de Pedra, em mais um evento que conta com apoio do governo Neto. |
Inventário digital cresce quase 60% em Cartórios no RJ e retira mais de 92 mil de processos da Justiça
Divisão de bens
A realização de inventários digitais em Cartórios de Notas do Rio de Janeiro cresceu 58% entre 2020 e 2024, saltando de 11,2 mil para 17,7 mil escrituras no período. Desde que a plataforma e-Notariado passou a permitir a prática destes atos online, já foram feitos mais de 92 mil atos de divisão de bens em Tabelionatos, retirando processos que antes levariam anos na Justiça. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram 10,3 mil inventários, número que projeta novo recorde anual caso a média se mantenha no ano.
A agilização no procedimento de divisão de bens entre os herdeiros, tem ganhado ainda mais importância às vésperas da Reforma Tributária, que prevê aumento do imposto sobre heranças e doações (ITCMD), pago ao Estado. Na prática, transmissões patrimoniais de maior valor poderão ter alíquotas mais altas nos próximos anos. Embora a lei estabeleça prazo de até 60 dias após o falecimento para abertura do inventário, famílias que ainda não regularizaram a divisão dos bens podem enfrentar custos maiores.
Os inventários – procedimentos que tratam da divisão dos bens de uma pessoa falecida entre os herdeiros –, que chegavam a levar até quatro anos para ser concluído na Justiça, passaram a ser resolvidos em até 15 dias, de forma presencial ou digital nos Tabelionatos de Notas, desde que todos os herdeiros estejam de acordo com a divisão dos bens.
“Realizar a partilha de bens em Cartório de Notas garante agilidade, segurança jurídica e redução de custos. Em um cenário de digitalização crescente e de debates sobre maior carga tributária, antecipar a divisão patrimonial representa não só mais tranquilidade no futuro, mas também uma importante economia para as famílias”, destaca Edyanne Moura da Frota Cordeiro, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ).
Inventário facilitado
Uma série de mudanças introduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último ano tornou o procedimento ainda mais facilitado. A Resolução nº 571/24 possibilitou a realização de inventários em Cartórios de Notas mesmo diante da existência de herdeiro menor e/ou incapaz, assim como nos casos em que o autor da herança tenha deixado testamento. A medida também dispensou a prévia autorização judicial para venda de bens da herança, permitindo que as famílias viabilizem recursos para o pagamento dos impostos de transmissão.
Outra importante novidade foi a possibilidade de nomeação do inventariante – pessoa responsável por dar andamento ao inventário –, o que agilizou ainda mais o procedimento. Caberá a essa pessoa, nomeada pela família por escritura pública, reunir todas as informações necessárias para a partilha de bens, como levantar o valor disponível em conta corrente, utilizar esses valores para pagar impostos, reunir documentação e dar andamento ao procedimento junto ao tabelião. Desde a edição da norma, em 2022, o número saltou 87%, passando de 362 para 678. Somente no primeiro semestre de 2025 já foram 433 nomeações, número 65% maior que o do 1º semestre de 2024, quando foram realizados 262 atos.

