sexta-feira, março 29, 2024
CasaGERALNa ilha

Na ilha

A secretaria de Cultura promove amanhã, domingo, 13, na Ilha São João, o XXI Festival de Folia de Reis de Volta Redonda, com entrada franca. O evento está marcado para começar às 12 horas (horário ingrato, por sinal) e deverá contar com a participação de um total de 15 grupos, sendo que cada um deles terá 30 minutos, em média, para se exibir. O último grupo deverá se apresentar a partir das 21h20min.

 

Segundo Aline Ribeiro, secretária de Cultura, o evento faz parte do calendário oficial do município e é de grande importância. “Esta é uma das festas mais importantes da Cultura Popular, com um espaço para o resgate e consolidação da memória e reconstrução da identidade cultural dos grupos de jornadas. É uma manifestação religiosa que faz parte do nosso folclore. O edital especial de Cultura Popular Mestre Paulinho lançado em dezembro passado trouxe mais transparência ao festival com ampla participação dos grupos de Folia de Reis do município”, crê Aline.

 

O prefeito Samuca Silva entende que o apoio do poder público aos festivais de Folia de Reis incentiva o comparecimento das pessoas. “A Folia de Reis é uma festa popular brasileira, que conquistou a população nos vários cantos do país. Trata-se de uma das manifestações culturais mais marcante, excepcional pela sua representação, na renovação da fé, da esperança, por um mundo mais solidário. Todos devem participar desta festa bonita, de valorização das nossas tradições culturais. Mesmo nossa cidade sendo nova, existem grupos de folia tradicionais e que devem ser reconhecidos como patrimônio cultural de nossa cidade”, disse, anunciando que todos os grupos receberam subsídios da prefeitura para ajudar na confecção das roupas, manutenção de instrumentos e alimentação.

 

 A Folia de Reis recorda a visita dos Reis Magos (Melchior, Baltasar e Gaspar) ao menino Jesus logo após o nascimento, levando presentes e orientados pela Estrela de Belém que os guiou até o local do nascimento.

 

Confira a ordem e horário de apresentação das Folias na Ilha São João:

– Jornada Estrela Maior, 12 horas;

– Jornada Leão de Judah, 12 horas;

– Jornada Cristo Vive, 13h20min;

– Jornada Estrela Brilha da Juventude, 14 horas;

– Jornada Estrela Nova Geração, 15h20min;

– Jornada Jesus Menino, 15h20min;

– Jornada Jesus, José e Maria, 16 horas;

– Jornada Estrela Guia do Oriente, 16h40min;

– Jornada Lua Nova, 17h20min;

– Jornada Estrela Sagrada do Retiro, 18 horas;

– Jornada da Paz, 18h40min;

– Jornada Sagrada Estrela Divina do Oriente, 19h20min;

– Jornada da União, 20 horas;

– Jornada Estrela Sagrada

– Jornada Sagrada Família VR

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp