terça-feira, maio 24, 2022
CasaGERALMensagens por SMS

Mensagens por SMS

‘Alerta Pri’ já está funcionando em todo o estado

O ‘Alerta Pri’ entrou em operação na noite da última quarta, 23. Para quem não sabe, é o primeiro sistema de alerta por telefone do país para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. Criado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Polícia Civil e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com base na Lei nº 9.182, o mecanismo com os primeiros disparos das mensagens já está sendo enviado aos usuários.
“Este é mais um grande avanço do setor da segurança pública fluminense. Com o ‘Alerta Pri’, nosso objetivo é aumentar o índice de solução de casos de desaparecidos de crianças e adolescentes. É um dos tipos de ocorrência mais cruéis, porque, além da vítima, a família dela também sofre. Fica uma ferida aberta na alma dos familiares. O Estado trabalha sempre para dar uma resposta ao cidadão”, disse o governador Cláudio Castro.
A ferramenta é disparada pela secretaria de Polícia Civil para os telefones de pessoas que se cadastrem para receber o serviço. A mensagem de urgência enviada pelo ‘Alerta Pri’ vai conter o nome, a idade, as características físicas, o local do desaparecimento e outras informações pertinentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros. O objetivo é agir rapidamente quando esse tipo de crime for registrado no sistema.
“Trata-se de mais um instrumento na investigação que visa a localização de crianças e adolescentes que desapareceram em todo o estado do Rio de Janeiro. Temos o objetivo de alcançar cerca de 3 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel. A sociedade civil pode nos ajudar neste trabalho a partir do cadastramento para que possam receber este alerta”, explicou a titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), delegada Elen Souto.
De acordo com a Polícia Civil, em todo o ano de 2021, foram registrados 371 casos de pessoas desaparecidas na faixa etária entre 0 e 17 anos. Destes, 324 foram localizados.
Como funciona
Toda vez que uma criança desaparecer no estado do Rio e o registro for feito em uma distrital ou especializada, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) emitirá um informe às operadoras de telefonia. Assim, o alerta será enviado para os números de celulares. Quem tiver interesse em receber o alerta terá que se cadastrar enviando um SMS para o número 55190 com o CEP de onde reside.

Artigo anteriorGrampos
Artigo seguinteMais fácil
ARTIGOS RELACIONADOS

Mudo e com a mão no bolso

Estado

LEIA MAIS

Lazer

Mudo e com a mão no bolso

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp