Laser e Luz Intensa Pulsada

Os tratamentos com fontes de luz estão sendo muito usados hoje em dia na medicina, principalmente na área de dermato-logia e estética. São inúmeros os tratamentos e indicações que podem ser feitos com diversos aparelhos.

A palavra laser vem de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, que significa que a luz é estimulada e amplificada para ser usada como energia. As características dessa luz são únicas e as diferenciam de outras fontes luminosas. Ela tem uma única cor e segue o mesmo caminho, tendo sempre o mesmo comprimento de onda. Isso faz com que cada tipo de laser tenha especificidade para interagir com determinada estrutura do organismo com afinidade maior a determinada célula ou pigmento.

A Luz Intensa Pulsada (LIP) já é uma tecnologia que emite luz com diferentes comprimentos de onda, que não seguem apenas uma direção e, assim, não tem especificidade para determinada estrutura do organismo.

Tanto o laser quanto a LIP agem basicamente em três componentes: melanina (pigmento da pele), hemoglobina (pigmento dos vasos) e água. Avaliando em qual desses três ocorre o efeito do tratamento é que vamos poder indicar o que tratar com eles.

As principais indicações para realizar tratamentos com essas luzes são:
· Rugas e envelhecimento da pele
· Poros dilatados
· Vasos faciais
· Rosácea
· Manchas
. Olheiras
· Poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento da região do pescoço)
· Depilação
· Problemas vasculares
· Remoção de tatuagens
· Cicatrizes e estrias

A luz pulsada terá, então, uma ação mais difusa e menos seletiva que os Lasers, que concentram muito mais energia em um único disparo. Nenhum dos dois tratamentos é completamente indolor, mas anestésicos tópicos podem ser usados se necessário.
Antes de realizar o procedimento procure sempre o médico especialista para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento, dando-lhe todas as orientações do antes, durante e depois para evitar complicações. Muito importante é avaliar se você não tem nenhuma contraindicação para esses tipos de tratamentos.

maite_cor
Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0
Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088, no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098 e também na Clínica Dermatológica de Volta Redonda – Telefone: (24)3348-1410

Deixe uma resposta