quinta-feira, novembro 25, 2021
HomeEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Exército – Tropas do Exército, que participam da Operação Membeca 2021, envolvendo 4.800 militares, entre homens e mulheres, estão alojadas no Parque da Cidade, antiga sede do 22 BIMTz, e irão oferecer atendimentos de saúde à população de Barra Mansa, além e promover atividades recreativas às crianças, das 9 às 17 horas deste sábado, 13. Entre as ações, atendimento médico (clínico geral) e odontológico básico, com aplicação de flúor.
Na segunda, 15, vão participar de uma Ação Cívico Social, com foco na recepção de crianças e jovens, com objetivo de apresentar o Exército e suas atividades.

Vacinas – Uma conquista a se comemorar, sem dúvidas. Barra Mansa ultrapassou na tarde de sexta, 9, a incrível marca de 100 mil pessoas vacinadas. Além disso, a cidade aplicou 10.353 doses de reforços. Ao todo, foram 247.728 doses administradas: 134.358 da D1, 99.058 da D2, 10.353 da D3 e ainda 3.959 da DU. “De acordo com dados do IBGE de 2020, a cidade possui 156.687 habitantes vacináveis – maiores de 12 anos. Destes, 103.017 já receberam a D2 (dose dois) ou a DU (dose única), sendo considerados imunizados contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde. Esses dados representam 65,7% desta população”, detalhou a gerente de Vigilância em Saúde da cidade, Juliana de Souza Machado Ferreira. Que continue assim!

In loco – Na manhã de sexta, 8, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro e de alguns integrantes da sua equipe, andou visitando alguns bairros de Barra Mansa. A comitiva iniciou as visitas pela Travessa Joaquim Venâncio de Miranda, na Água Comprida, e, de acordo com Drable, o local receberá várias mudanças. “Vamos providenciar a abertura do acesso e instalar quebra-molas, pois instalar uma calçada é muito complicado devido à falta de espaço. Vamos asfaltar toda a extensão da via e também nos atentar à drenagem”, disse.
UBSF – Rodrigo Drable e a vice-prefeita, Fátima Lima, entregaram na tarde de sexta, 5, as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Maria Verônica Silva, no São Francisco de Assis. Entre as melhorias realizadas estão a reforma da fachada, pintura interna, troca do piso de toda a unidade, climatização e muro de contenção. “Quando nos dedicamos a uma reforma ou construção de um novo posto, é por dois motivos: primeiro, para alcançarmos o objetivo de atender bem a população; segundo, para darmos estrutura para nossa equipe dar o melhor atendimento possível às pessoas. Se olharmos para um passado recente, falo de cinco anos atrás, quando assumi o governo, não tínhamos nenhum posto de saúde funcionando, as UPAs estavam fechadas, a Santa Casa estava com atendimento comprometido; e a Saúde não atendia 70% da necessidade da população. Hoje, alcançamos 100% de cobertura. Pela primeira vez, todas as unidades de saúde têm médicos. Isto é fantástico. Pouquíssimos municípios do país conseguiram alcançar esta marca”, disparou Drable.
O horário de funcionamento da unidade também foi ampliado para melhor atender a população: das 7 às 17 horas às segundas, quartas e sextas; e das 7 às 21 horas, terças e quintas.

On-line – A prefeitura de Barra Mansa anunciou uma forma diferente para o cidadão que deseja negociar sua dívida ativa. É que, a partir de agora, os contribuintes poderão usar uma ferramenta que possibilita o pagamento on-line do Refis, através do site https://www.barra
mansa.rj.gov.br/. Entre os benefícios para pagamento estão o desconto de 100% se o pagamento for à vista; 90% para quitação em até 12 parcelas; 80% em até 24 parcelas; 70% em 36 parcelas; 60% em 48 parcelas; e 50% em 60 parcelas. O valor de entrada para efetivação do pedido deve corresponder a, no mínimo, 5% do valor total do débito, devendo ser quitado até o último dia útil do mês de requerimento do Refis. Além disso, a parcela mínima para pessoa física deve ser de R$ 60,40 e para pessoa jurídica de R$ 302,00.
Para participar, é necessário estar isento de débito do ano corrente. O Refis só pode ser realizado uma vez, não podendo aderir novamente para o mesmo débito e será cancelado se o contribuinte entrar em dívida no ano corrente. Importante: o benefício deve ser solicitado até dia 17 de dezembro.

Sangue – Para reforçar a importância da prática e também celebrar o Dia Internacional do Doador de Sangue, a ser comemorado em 25 de novembro, o Hemonúcleo de Barra Mansa está preparando diversas ações para a semana nacional do Doador de Sangue, que acontecerá entre os dias 22 e 26 deste mês. “Sempre que possível, devemos expressar nossa gratidão aos doadores. Particularmente neste mês, quando damos uma visibilidade maior a quem sempre nos ajuda, estamos nos programando para fazer uma grande ação comemorativa na Semana do Doador de Sangue. Haverá um café da manhã especial para todos que comparecerem ao Hemonúcleo como voluntário. Também entregaremos uma camiseta de brinde para quem realizar a doação”, adiantou a coordenadora da unidade, Thais Mendes.
Aos que desejam fazer parte dessa corrente do bem, para ser um doador a pessoa tem que estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, se alimentado, evitado alimentos gordurosos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e portar um documento oficial com foto. O Hemonúcleo de Barra Mansa funciona anexo à Santa Casa, no Centro, de segunda à sexta de 7 às 11 horas.

Dança Néon – A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa vai realizar no próximo dia 28, mais um ‘Domingão de Compras’. Um dos destaques será o ‘Dança Néon’, que reunirá todos os polos de dança da cidade, que são oferecidos através da subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer. “Neste Domingão iremos abrir espaços para a dança”, explicou o coordenador da pasta, Elias da Corbama.
O ‘Dança Néon’ acontecerá a partir das 10h30min na Avenida Joaquim Leite e não precisará de inscrição, sendo aberto para o público de todas as idades. “Todos poderão participar, desde as crianças até a terceira idade. Além dos grupos de dança, fizemos o convite para os participantes de todas as atividades”, destacou.

‘Natal Luz e Magia’ – A prefeitura de Barra Mansa começou a preparar o ‘Natal Luz e Magia’ de 2021 e os pontos estratégicos da cidade já começaram a receber iluminação especial e adereços natalinos. “O projeto do Natal 2021 foi possível através de uma parceria entre a prefeitura, a Aciap, a CDL e o Sicomércio. A ideia é tornar ainda mais iluminado e atrativo o Natal em Barra Mansa, que este ano recebeu o nome ‘Natal Luz e Magia’”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello.
A decoração está sendo instalada nas Avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano; nas Ruas São Sebastião, Dr. Mário Ramos, Abdo Felipe e Dr. João Valiante; e nas praças da Matriz e Liberdade. O projeto conta com presépio em tamanho real, cenografia e iluminação de LED nos postes, árvore ‘sakura’ 3D, árvore luminosa de 09 metros de altura e outros.
Além da iluminação e decoração, o Natal em Barra Mansa contará com uma programação especial, que terá início com a inauguração, prevista para acontecer durante os domingos que antecedem o Natal. “Nossa previsão é de fazer a abertura do ‘Natal Luz e Magia’ no próximo dia 25 de novembro e nos três primeiros domingos de dezembro (5, 12 e 19) teremos programação especial com diversas atividades na Avenida Joaquim Leite e outras novidades que iremos divulgar assim que tivermos a programação fechada”, acrescentou Paciello.

ARTIGOS RELACIONADOS

‘Deu certo’

‘Sem despesas’

Grampos Barra Mansa

LEIA MAIS

COMENTÁRIOS RECENTES

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp