Grampos Barra Mansa

Manto (I) – O prefeito Rodrigo Drable não é chegado a um terno. Gosta mesmo é de usar calças jeans e camisas tipo Lacoste. Às vezes, quebra o protocolo e usa a camisa do Flamengo, seu time do coração. Na segunda, 9, em live oficial, estava com o ‘manto’ do mengão, que no dia anterior tinha levado um sacode de 4 a 0 do Internacional, de Porto Alegre. O prefeito, é claro, iniciou a transmissão falando como um bom torcedor. “Boa noite, boa noite. Cheguei tarde, tive que tomar um banho para vestir o manto”, afirmou, sem medo de desagradar a tricolores, vascaínos, botafoguenses e barramansenses.

Manto (II) – Para aliviar, Rodrigo brincou com os torcedores adversários. “O Flamengo perdeu o último jogo, mas foi só uma cortesia que nós fizemos, um agrado para os adversários, que estavam cansados da derrota”. Menos, prefeito, menos…

Juntos – O prefeito Rodrigo Drable passou o final de semana visitando diversos pontos de Barra Mansa, sempre tendo ao lado alguns políticos, como o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, provando que já fez as pazes com o parlamentar. Os dois acompanharam, inclusive, na sexta, 6, a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa e foram até a sede do Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp), que passou a contar com o serviço do 190 da PM.

Visita (I) – No evento, Drable anunciou que a reforma incluiu as câmeras de vigilância usadas no monitoramento da cidade. “As nossas câmeras estão 100% funcionais”, disparou, aproveitando para acrescentar que fechou acordo com a tenente-coronel Andréia Campos, comandante do Batalhão do Aço, para a transferência do 190. “A coronel Andréia acordou de trazermos para cá o 190, o chamado de telefone para a polícia, que permitirá que nós tenhamos aqui no monitoramento policiais militares, para que ações pelo centro da cidade, inclusive nos bairros, sejam além de efetivas, mais rápidas e dinâmicas. Essa parceria é o que faz com que Barra Mansa possa continuar avançando”, ponderou.


Visita (II) – Ainda na sexta, 6, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, já sem a presença do amigo prefeito, esteve na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barra Mansa para levantar as demandas da entidade. Segundo a diretora, Jaquelina Modesto, hoje a maior pendência da instituição é com a folha de pagamento. “Tenho certeza que o governador Cláudio Castro vai olhar com muita atenção para esse pedido, porque certamente beneficiará muitas pessoas atendidas que dependem desse serviço”, disse o deputado.

Visita (III) – Já na manhã de segunda, 9, Marcelo Cabeleireiro visitou a Casa Azul de Barra Mansa, que está em construção na Colônia Santo Antônio. A sede contará com sala sensorial, banheiros adaptados, sala com revestimento acústico para amenizar o barulho em caso de chuva, além de espaço para recreação e varanda. “Tenho certeza que o prefeito (Drable) tem se empenhado para que as obras avancem o quanto antes, a fim de que em breve os autistas tenham um espaço maior e mais adequado para esse trabalho”, destacou Marcelo. De acordo com a diretora Maria de Lourdes, a Casa Azul já atua no município oferecendo atividades no contraturno escolar. “Hoje atendemos 60 autistas, mas com essa nova estrutura, teremos capacidade de atender um número muito maior. A demanda da nossa cidade é de pelo menos 169 autistas matriculados na rede municipal de ensino, incluindo creches e Ensino Fundamental I e II”, explicou. O trabalho desenvolvido pela Casa Azul é complementar, portanto, os alunos continuam estudando normalmente nas escolas, com auxílio dos monitores.

Sine – O prefeito Rodrigo Drable esteve recentemente com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Léo Vieira, e acertaram o retorno do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e a implementação da Casa do Trabalhador, importantes ferramentas que auxiliarão na capacitação de profissionais e geração de emprego em Barra Mansa. “A gente conseguiu fechar o retorno do Sine para a instalação da Casa do Trabalhador. São dois equipamentos que não estavam funcionando no município. O Sine parou de funcionar em 2015, no governo anterior ao meu. Já a Casa do Trabalhador é uma inovação da secretaria”, detalhou o prefeito.

Ciclismo – A subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer realizará amanhã, domingo, 15, a partir das 8h30min, em Rialto, o ‘Desafio Barra Mansa de Ciclismo’, cujas inscrições foram encerradas em tempo recorde, em menos de seis horas, e terá a participação de 250 inscritos de todos os gêneros. O percurso foi dividido em dois, sendo de 14 quilômetros para o grupo iniciante e de 42 quilômetros para o grupo avançado. Ambos sairão da Praça Frederi José Amante Filho de Rialto, na Rua Antônio Ferreira Pinto Júnior.

Emprego – A prefeitura de Barra Mansa convocou 416 aprovados no último concurso e os sortudos devem comparecer ao Parque de Saudade nas datas determinadas no telegrama enviado pelo poder público. A listagem com os nomes dos convocados pode ser consultada no Portal da Transparência (https://portaltransparencia.
barramansa.rj.gov.br).

Pássaros – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa conseguiu resgatar 37 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro e alçapões. Entre as espécies estavam azulões, canários da terra e pintassilgos. A operação ocorreu em vários pontos e as aves foram levadas para o Parque Natural Municipal de Saudade, onde foram avaliadas e entregues aos técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) para serem devolvidas à natureza.
A Guarda Ambiental realizou a operação mediante denúncias anônimas feitas pelos telefones (24) 21063408 e (24)3029-9010. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, as ações para coibir a criação de pássaros em cativeiro têm sido recorrentes. “Somente no primeiro semestre deste ano já conseguimos resgatar 120 pássaros e encaminhá-los para reabilitação para que possam ser devolvidos ao seu habitat natural, para que vivam com liberdade”, destacou.

Deixe um comentário