quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Manto (I) – O prefeito Rodrigo Drable não é chegado a um terno. Gosta mesmo é de usar calças jeans e camisas tipo Lacoste. Às vezes, quebra o protocolo e usa a camisa do Flamengo, seu time do coração. Na segunda, 9, em live oficial, estava com o ‘manto’ do mengão, que no dia anterior tinha levado um sacode de 4 a 0 do Internacional, de Porto Alegre. O prefeito, é claro, iniciou a transmissão falando como um bom torcedor. “Boa noite, boa noite. Cheguei tarde, tive que tomar um banho para vestir o manto”, afirmou, sem medo de desagradar a tricolores, vascaínos, botafoguenses e barramansenses.

Manto (II) – Para aliviar, Rodrigo brincou com os torcedores adversários. “O Flamengo perdeu o último jogo, mas foi só uma cortesia que nós fizemos, um agrado para os adversários, que estavam cansados da derrota”. Menos, prefeito, menos…

Juntos – O prefeito Rodrigo Drable passou o final de semana visitando diversos pontos de Barra Mansa, sempre tendo ao lado alguns políticos, como o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, provando que já fez as pazes com o parlamentar. Os dois acompanharam, inclusive, na sexta, 6, a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa e foram até a sede do Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp), que passou a contar com o serviço do 190 da PM.

Visita (I) – No evento, Drable anunciou que a reforma incluiu as câmeras de vigilância usadas no monitoramento da cidade. “As nossas câmeras estão 100% funcionais”, disparou, aproveitando para acrescentar que fechou acordo com a tenente-coronel Andréia Campos, comandante do Batalhão do Aço, para a transferência do 190. “A coronel Andréia acordou de trazermos para cá o 190, o chamado de telefone para a polícia, que permitirá que nós tenhamos aqui no monitoramento policiais militares, para que ações pelo centro da cidade, inclusive nos bairros, sejam além de efetivas, mais rápidas e dinâmicas. Essa parceria é o que faz com que Barra Mansa possa continuar avançando”, ponderou.


Visita (II) – Ainda na sexta, 6, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, já sem a presença do amigo prefeito, esteve na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barra Mansa para levantar as demandas da entidade. Segundo a diretora, Jaquelina Modesto, hoje a maior pendência da instituição é com a folha de pagamento. “Tenho certeza que o governador Cláudio Castro vai olhar com muita atenção para esse pedido, porque certamente beneficiará muitas pessoas atendidas que dependem desse serviço”, disse o deputado.

Visita (III) – Já na manhã de segunda, 9, Marcelo Cabeleireiro visitou a Casa Azul de Barra Mansa, que está em construção na Colônia Santo Antônio. A sede contará com sala sensorial, banheiros adaptados, sala com revestimento acústico para amenizar o barulho em caso de chuva, além de espaço para recreação e varanda. “Tenho certeza que o prefeito (Drable) tem se empenhado para que as obras avancem o quanto antes, a fim de que em breve os autistas tenham um espaço maior e mais adequado para esse trabalho”, destacou Marcelo. De acordo com a diretora Maria de Lourdes, a Casa Azul já atua no município oferecendo atividades no contraturno escolar. “Hoje atendemos 60 autistas, mas com essa nova estrutura, teremos capacidade de atender um número muito maior. A demanda da nossa cidade é de pelo menos 169 autistas matriculados na rede municipal de ensino, incluindo creches e Ensino Fundamental I e II”, explicou. O trabalho desenvolvido pela Casa Azul é complementar, portanto, os alunos continuam estudando normalmente nas escolas, com auxílio dos monitores.

Sine – O prefeito Rodrigo Drable esteve recentemente com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Léo Vieira, e acertaram o retorno do Sine (Sistema Nacional de Empregos) e a implementação da Casa do Trabalhador, importantes ferramentas que auxiliarão na capacitação de profissionais e geração de emprego em Barra Mansa. “A gente conseguiu fechar o retorno do Sine para a instalação da Casa do Trabalhador. São dois equipamentos que não estavam funcionando no município. O Sine parou de funcionar em 2015, no governo anterior ao meu. Já a Casa do Trabalhador é uma inovação da secretaria”, detalhou o prefeito.

Ciclismo – A subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer realizará amanhã, domingo, 15, a partir das 8h30min, em Rialto, o ‘Desafio Barra Mansa de Ciclismo’, cujas inscrições foram encerradas em tempo recorde, em menos de seis horas, e terá a participação de 250 inscritos de todos os gêneros. O percurso foi dividido em dois, sendo de 14 quilômetros para o grupo iniciante e de 42 quilômetros para o grupo avançado. Ambos sairão da Praça Frederi José Amante Filho de Rialto, na Rua Antônio Ferreira Pinto Júnior.

Emprego – A prefeitura de Barra Mansa convocou 416 aprovados no último concurso e os sortudos devem comparecer ao Parque de Saudade nas datas determinadas no telegrama enviado pelo poder público. A listagem com os nomes dos convocados pode ser consultada no Portal da Transparência (https://portaltransparencia.
barramansa.rj.gov.br).

Pássaros – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa conseguiu resgatar 37 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro e alçapões. Entre as espécies estavam azulões, canários da terra e pintassilgos. A operação ocorreu em vários pontos e as aves foram levadas para o Parque Natural Municipal de Saudade, onde foram avaliadas e entregues aos técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) para serem devolvidas à natureza.
A Guarda Ambiental realizou a operação mediante denúncias anônimas feitas pelos telefones (24) 21063408 e (24)3029-9010. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, as ações para coibir a criação de pássaros em cativeiro têm sido recorrentes. “Somente no primeiro semestre deste ano já conseguimos resgatar 120 pássaros e encaminhá-los para reabilitação para que possam ser devolvidos ao seu habitat natural, para que vivam com liberdade”, destacou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp