Grampos Barra Mansa

Casas – Na terça, 1, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, entregou o Termo Provisório de Ocupação de Imóvel Público aos proprietários das 17 casas criadas no Campo do Ferroviário, na Estamparia. O documento garante os direitos das novas casas aos inquilinos que tiveram suas residências desapropriadas para que o Pátio de Manobras de Barra Mansa pudesse dar andamento. De posse do documento, os moradores poderão se mudar para as casas assim que a instalação de água e luz estiverem concluídas. “Eu acompanhei a obra durante a execução toda e tive a preocupação de vistoriar cada detalhe, como se fosse a minha própria casa. Vamos colocar um parquinho com gramado para as crianças. É uma conquista não só para os moradores das casas, mas para a comunidade, que nunca teve uma área de lazer”, prometeu Drable, anunciando ainda que duas lojas serão inauguradas para beneficiar a população do local.

Meio ambiente – Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa programou uma série de atividades. Em uma delas, o titular da pasta, Vinicius Azevedo, participou de uma reunião on-line com representantes do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH), onde foi aprovado um recurso que será usado no tratamento de esgoto no distrito de Floriano, da ordem R$ 1.542.862,83 do Protatar (Programa de Tratamento de Águas Residuárias).
O projeto, que evitará o lançamento de efluentes in natura no Rio Paraíba, já foi licitado, sendo que R$ 597.537,00 serão destinados ao Saae-BM. “Estamos trabalhando em conjunto com o Saae com o intuito de avançar no percentual de esgoto sanitário tratado em nosso município. Retornar o esgoto tratado ao Rio Paraíba é um dos nossos objetivos na agenda ambiental e de saneamento proposta nessa parceria”, comentou Vinicius.

Igreja Matriz (I) – A Guarda Municipal de Barra Mansa conseguiu prender o rapaz de 26 anos, cujo nome não foi revelado, que foi flagrado por populares realizando um ato de vandalismo contra a Igreja Matriz de São Sebastião no Centro, na noite de quinta, 28. No vídeo, postado com exclusividade pelo aQui, ele aparece tentando invadir o templo católico utilizando o pedaço de uma cruz que já tinha destruído e que estava fixada em frente à entrada principal da igreja. Após a prisão, ele foi encaminhado para a Santa Casa de Misericórdia. Em um vídeo que está circulando pela Internet, o padre Renê de Oliveira informou que a cruz estava no local desde o início deste ano e era um símbolo em memória aos mortos pela Covid-19 em Barra Mansa.

Igreja Matriz (II) – No dia seguinte, ao ser procurado pelo aQui, o prefeito Rodrigo Drable soltou cobras e lagartos. “Ele é usuário de drogas, e estava completamente transtornado. Eu assumi o compromisso de que nós resolveríamos isso, e fizemos. Eu conto agora com o retorno do Capitão Videira a Barra Mansa para continuar nos ajudando no combate ao crime, que a cada dia tem aumentado; e nós sentimos falta do Capitão Videira aqui. O meu respeito à Polícia Militar”, disse, referindo-se ao antigo comandante da Cia de Barra Mansa, que foi afastado do cargo, segundo Drable, por ciúmes do comando do Batalhão do Aço, sediado em Volta Redonda. Até o fechamento desta edição, não se tinha notícias sobre a reivindicação do prefeito Rodrigo Drable.

Prevfogo – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa realizou na quarta, 2, uma reunião on-line com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama para propor uma parceria de combate a incêndios florestais no município, fortalecendo o programa municipal da brigada voluntária, com ações de educação ambiental em bairros com maior índice de queimadas e na capacitação dos brigadistas da cidade. “O Ibama Prevfogo tem conhecimento e experiência em combate e controle de incêndios florestais. Esse apoio institucional tem um grande valor para o fortalecimento do nosso programa municipal de brigada voluntária”, justificou o titular da pasta, Vinicius Azevedo

Turismo rural – Representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Rural, estiveram na segunda, 31, com membros da secretaria estadual de Turismo (Setur), da TurisRio e ainda do Instituto de Geografia da Uerj, para desenvolverem o programa Turismo Rural RJ, um mapeamento de pontos turísticos da região do Vale do Café.
Diretor de Marketing da TurisRio, Pablo Kling disse que o grupo está mapeando locais que podem ser explorados dentro da ruralidade no interior do estado, citando exemplos.
“Uma fazenda onde se cria búfalos e faz leite de búfalos, uma horta onde o produtor planta e vive daquilo, e está aberta para receber visitantes para vivenciar essa experiência. O turismo rural é a experiência, então nós queremos mostrar toda essa potencialidade e o que já existe. A primeira região a ser contemplada é a região do Vale do Café”, completou.

Deixe uma resposta