Grampos Barra Mansa

 

História – A Fundação Cultura Barra Mansa recebeu na quarta, 24, a visita do secretário de Turismo, Cultura, Patrimônio Histórico e Eventos da prefeitura de Búzios, Romano Lorenzo, e da equipe do departamento da Memória Buziana. Todos vieram conhecer o Centro de Documentação e Memória Fazenda da Posse, onde fica o acervo do município, e aproveitaram para ver como é feita a conservação de objetos e documentos históricos, além de itens arqueológicos. “A equipe de Búzios veio conhecer as formas de condicionamento de itens arqueológicos que nós recebemos para salvaguarda para prospecções que são realizadas quando há empreendimentos que podem afetar questões ambientais ou que podem degradar o território onde estão. Além disso, também conheceram nossa reserva técnica, o acervo de obras raras e como a Fazenda da Posse utiliza e capta recursos por meio das atividades de patrimônio e para manutenção das unidades”, disse Romano. Atualmente, a unidade conta com 15 mil itens, a maioria datado do século XIX.

Melhoria (I) – A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa recebeu na quarta, 24, um aparelho – angiógrafo – que será utilizado na realização de cateterismo, cirurgias cardíacas percutâneas, troca de válvula, embolização de tumor primário e transplantes, como o de medula, rins e córnea. Poderá ainda fazer o mapeamento de veias e artérias dos pacientes, permitindo um diagnóstico preciso, de forma minimamente invasiva. Com a chegada do equipamento, serão abertos mais 10 leitos de CTI, já a partir do final de março.

Rotativo – Para regular o uso das vagas do estacionamento rotativo, principalmente na área central da cidade, a prefeitura de Barra Mansa, está desenvolvendo a campanha “Estacionamento Consciente”. A ideia é que os motoristas respeitem as vagas destinadas às pessoas idosas, deficientes e de carga/descarga. “Também estamos instruindo os motoristas de veículos grandes a não estacionarem em locais que obstruam a visão de outros condutores, situação que ocorre em esquinas e cruzamento de vias. Outra questão está relacionada à ocupação da vaga por longos períodos durante o dia”, comentou o responsável pela campanha, lembrando que Barra Mansa conta com 226 vagas de estacionamento rotativo.

Volta às aulas (I) – Para verificar se as escolas estão seguindo as regras de retorno às aulas presenciais, o prefeito Rodrigo Drable visitou na manhã de terça, 23, cinco unidades de ensino de Barra Mansa: Clécio Penedo, no Nova Esperança; Leonel Brizola, no Vista Alegre; CEI (Centro Educacional Integrado), no Centro; Escola Moacyr Chiesse, no Cotiara; e Escola Estadual Municipalizada de Rialto. Além da Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), no Centro.

Volta às aulas (II) – Rodrigo se mostrou animado com os resultados da fiscalização. “Visitar as escolas e ter a oportunidade de ver o trabalho da equipe é gratificante. Existe o receio de como será a volta às aulas nesse modelo, mas nós já percebemos que com o envolvimento de todos e com as ações adotadas, já temos a repercussão esperada”, disse ele. O retorno das atividades letivas está marcado para segunda, dia 1º de março.

Com os eleitores – Na segunda, 22, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro atendeu cerca de 50 pessoas que o procuraram para apresentar demandas de todo o tipo. Para Marcelo, essa é uma forma de garantir contato com as pessoas e colocar seu mandato sempre à disposição. “Todos têm facilidade para falar comigo. Muitas vezes não consigo atender pessoalmente por conta de outros compromissos na Alerj, mas meu gabinete na Rua Orlando Brandão, no Ano Bom, está sempre aberto. A ideia é continuar com esse atendimento presencial uma vez por mês”, ressaltou.

Deam (I) – Por falar em Marcelo Cabeleireiro, o parlamentar, acompanhado do deputado federal Antônio Furtado, se reuniu com o delegado titular da 90ª DP, Ronaldo Aparecido, para tratar da instalação da Deam em Barra Mansa. Por ele, a unidade poderá ser instalada no espaço onde ficava a antiga corregedoria da Polícia Civil, no centro da cidade. Para que o projeto saia do papel, a prefeitura de Barra Mansa vai auxiliar nas questões relacionadas à reforma e adequações necessárias no prédio, compromisso já assumido pelo prefeito Rodrigo Drable.

Deam (II) – Na quinta, 25, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do presidente da Câmara, Luiz Furlani, recebeu o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro para colocar em pauta assuntos de interesse do município, como infraestrutura, retomada de projetos antigos e, também, a concretização de novas propostas. Alguns dos assuntos analisados foram: a reforma da Ponte Vereadora Ruth Coutinho, que fica localizada na Rua Argemiro de Paula Coutinho, no Centro; a retomada dos projetos de algumas vias da cidade e da construção de calçadas; e a implementação da Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher).

Deixe uma resposta